Brazil Greece

»

»

O mito trágico de Narciso que te ensinará muitas coisas, um grego conta

| Em 23/07/2024 às 15:42

O mito de Narciso é um dos mais conhecidos da mitologia grega. Embora existam vários mitos sobre o bonito moço, o mais conhecido e difundido é o seguinte, devido ao antigo escritor romano Ovídio em sua obra “Metamorfoses”.

Narciso era filho do rio Cefiso e da ninfa Liríope. Depois que a ninfa Liríope deu à luz, ela foi imediatamente ao adivinho Tirésias para obter uma profecia sobre o futuro de seu filho. A previsão de Tirésias dizia que Narciso viveria até a velhice, desde que uma coisa não acontecesse: que Narciso nunca conhecesse a si mesmo. Quando ele cresceu, tornou-se um jovem muito bonito, e assim muitas garotas se apaixonaram por ele. Entre elas estava a ninfa Eco, que se apaixonou perdidamente por ele.

No entanto, Narciso permanecia indiferente e insensível ao amor da ninfa. Eco, desesperada com a rejeição do belo jovem, escondeu-se nas florestas e nas montanhas, enfraquecendo cada vez mais devido à depressão, até que acabou desaparecendo completamente, restando apenas sua voz. É por isso que ouvimos Eco, mas ninguém pode vê-la.

Leia mais: Descubra qual é a sua figura mitológica de acordo o seu signo

A punição de Narciso

As outras ninfas pediram ajuda aos deuses para punir Narciso. Assim aconteceu. Um dia, Narciso estava sentado à beira de um lago e, vendo seu reflexo na água, apaixonou-se por si mesmo. O jovem sofreu com seu amor não correspondido por sua própria imagem, até que finalmente morreu de depressão e desgosto.

Os deuses, porém, ficaram com pena do trágico destino do jovem e decidiram transformá-lo em uma bela flor, que recebeu seu nome e que brota todas as primaveras às margens dos rios e fontes. Esta flor tornou-se quase sinônimo da Primavera, simbolizando renascimento e novos começos.

A flor Narciso

A flor Narciso

Leia mais: Cosméticos, moda e estilo: veja os segredos de beleza da Grécia antiga

Interpretação e simbolismo do mito

Como todos os mitos da antiguidade, este também carrega significados profundos, inspirando muitos pintores, poetas e escritores contemporâneos, além de ter sido objeto de discussões filosóficas.

Narciso apaixonou-se por sua própria imagem, seu reflexo, mas não conseguiu amar verdadeiramente a si mesmo. Em sua tentativa de se unir à sua bela imagem, ele abandonou completamente a si mesmo e seu mundo interior, conduzindo-se gradualmente à depressão e melancolia.

Este jovem sofreu emocionalmente. Embora buscasse amor, admiração e interesse dos outros, ele foi incapaz de corresponder a esses sentimentos. O narcisismo e o forte egoísmo de Narciso o levaram a se afastar da sociedade e de si mesmo.

Leia mais: 40 citações para mudar radicalmente sua vida mesmo que tenha falhado

Como usamos a palavra narcismo hoje?

Hoje, usamos esse termo principalmente em dois contextos distintos: botânico e psicológico.

Botânico

No contexto botânico, “narciso” refere-se a uma planta com flores conhecidas por sua beleza. O narciso (Narcissus) é uma planta bulbosa pertencente à família Amaryllidaceae, com flores geralmente amarelas ou brancas e um perfume agradável. É uma planta popular em jardins e usada frequentemente em arranjos florais.

Psicológico

No contexto psicológico, “narciso” derivou-se para o termo “narcisismo”, que descreve um comportamento ou traço de personalidade caracterizado por uma excessiva admiração por si mesmo, uma necessidade constante de atenção e validação e uma falta de empatia pelos outros. O termo vem do mito de Narciso, que se apaixonou por sua própria imagem refletida na água.

Qual é o significado do Narcisista?

Uma pessoa que exibe características de narcisismo, como egocentrismo, vaidade excessiva e uma falta de consideração pelos sentimentos dos outros. Por exemplo, “Ele é tão narcisista, só pensa em si mesmo.”

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest