Brazil Greece

»

»

5 falas impactantes no documentário de Einstein na Netflix

| Em 16/03/2024 às 12:42
Fonte: Netflix.

“Einstein e a bomba”, novo documentário da Netflix, em parceria com a BBC, foi lançado recentemente, e já está dando o que falar.

Na trama, Albert Einstein (1879-1955) é interpretado por Aidan McArdle, e boa parte do enredo é ocupado por momentos dramáticos.

Além de insights em relação à militância, paz e a Segunda Guerra Mundial que estava a emergir, com a perseguição da Alemanha aos judeus.

Assim, a obra de Philip Ralph fez questão de trazer falas marcantes ditas por Einstein em suas cartas, entrevistas e discursos. Portanto, separamos aqui cinco delas.

Einstein e a Grécia

Antes de mais nada, é importante saber que a filosofia grega antiga teve um impacto significativo no pensamento de Einstein. Por exemplo, ele era particularmente fascinado pelas ideias de Platão e Aristóteles, que buscavam entender a natureza do universo e a existência da matéria. Assim, essas ideias filosóficas fundamentais influenciaram a abordagem de Einstein em relação à física teórica.

Ademais, Einstein também teve uma conexão com a Grécia moderna. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele se envolveu em questões políticas e humanitárias e expressou seu apoio à resistência grega contra a ocupação nazista. Sua solidariedade com o povo grego foi evidente em sua correspondência e declarações públicas.

Além disso, a Grécia reconheceu a importância de Einstein e sua contribuição para a ciência. Em 1953, ele foi convidado a visitar Atenas, onde recebeu uma calorosa recepção e foi homenageado pela Academia de Atenas.

Leia mais: Novas descobertas na Casa de Golias podem te surpreender, em Israel

Einstein e a Bomba: 5 frases que marcaram o documentário

1 – “Não sou apenas um pacifista, mas um pacifista militante.”

Einstein dizia que era contra a guerra. No entanto, ao ver o que estava acontecendo na Alemanha, ele pensava que a única maneira de combater o fascismo alemão era com uma força igualmente organizada.

Leia mais: O que aconteceu com Aquiles depois da Ilíada? Um grego conta

2 – “Se eu estivesse errado, a opinião de um professor seria o bastante.” É outra frase que marcou Einstein e a Bomba

Ademais, essa fala é uma resposta à crítica da Alemanha nazista aos estudos de Einstein. Quando ele soube que 100 professores nazistas rejeitaram a sua teoria, Einstein disse que se estivesse errado, apenas um professor seria suficiente para contestá-lo.

Dessa forma, ele questionou a opinião daqueles que duvidavam da sua pesquisa mais por discordarem dos seus valores do que pelos resultados que ele havia alcançado.

3 – “Não consigo entender a resposta passiva de todo o mundo civilizado a essa barbárie moderna.”

Na visão de Einstein, em situações de crise ética e mortal, a solução seria uma estruturação capaz de enfrentar essa realidade. Para ele, a busca pela paz não era apenas uma ideia, mas sim uma missão concreta.

4 – “O atual estado da Alemanha é um estado de perturbação psíquica das massas. Hitler pegou páreas humanos nas ruas e nas tavernas e os organizou em torno de si mesmo.”

Nessa frase de Einsten e a bomba, ele pondera sobre os eventos em sua terra natal com o surgimento de Hitler, e os perigos que isso acarretava para a liberdade e a segurança das pessoas.

Leia mais: Percy Jackson: 5 deuses gregos que roubaram a cena até agora

5 – “Eu cometi um grande erro na vida. Se eu soubesse que os alemães não conseguiriam produzir uma bomba atômica, eu não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora”

Por fim, a frase aparece nos primeiros momentos do documentário e exerce um papel importante para o desenvolvimento futuro da narrativa.

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!

  • Rachel Luz

    Sou uma redatora apaixonada e dedicada, especializada em criar conteúdos envolventes para blogs de diversos nichos. Com uma formação em Comunicação Social, tenho um talento especial para contar histórias que capturam a atenção do leitor. Eu acredito firmemente no poder das palavras para informar, inspirar e provocar mudanças. Ao longo de minha carreira, colaborei com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação. No meu tempo livre, gosto de explorar novos hobbies e de me manter atualizada sobre as últimas tendências do mundo digital.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest