A couve-flor é um dos vegetais mais adorados pelos amantes da vida saudável, mas também pode agradar aqueles que comem vegetais apenas algumas vezes na semana. Por ser muito versátil e possuir sabor neutro, é possível combinar este vegetal com diversos tipos de pratos. No entanto, é comum, principalmente para quem não come todo dia, que a couve-flor apresente alguns pontinhos escuros, entenda mais sobre eles.
Pontinhos pretos na couve-flor
Você já reparou em pontos escuros na couve-flor? Não é tão incomum de perceber, já que o vegetal possui cor mais clara do que outros mais escuros. Isso é um fenômeno recorrente, já que os floretes, parte mais externa do alimento, são bastante sensíveis e podem alterar sua formação com mais rapidez do que outros vegetais.
LEIA MAIS: O Que São Os Pontinhos Do Morango? NÃO É O Que Você Sempre Pensou…
Os pontinhos pretos na couve-flor fazem mal?
Apesar de ser algo comum, é preciso ter atenção quando observar qualquer diferença. A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, afirmou que isso é um indício de apodrecimento. Dessa forma, não é indicado que se coma a couve-flor quando estiver apresentando essa alteração de coloração.
Em uma receita, podemos utilizar a abobrinha, por exemplo, para substituir a couve-flor. Ela possui ainda menos carboidratos e é uma ótima fonte de vitamina C e outros nutrientes, podendo combinar com vários tipos de pratos.
LEIA MAIS: 4 formas inusitadas e incríveis para reaproveitar a semente da melancia
É possível cortar a parte preta?
Mas então, o que fazer quando a couve-flor apresentar pontinhos pretos? Infelizmente, o correto é não consumir o alimento. Para não perdê-lo totalmente, ainda é possível direcionar para um sistema de adubo orgânico.
Isso é necessário, pois a contaminação ocorre muito rapidamente. Dessa forma, após apresentar o menor indício de apodrecimento, é importante que seja descartado para que isso não faça mal ao organismo após a ingestão indevida.
Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários