A coxinha é um lanche que conquistou o coração dos brasileiros, sendo o preferido de muitos e possuindo nota 4.6/5.0 segundo a pesquisa gastronômica do TasteAtlas.
No entanto, será que realmente conhecemos essa comida de rua? Por isso, hoje, falaremos sobre qual a origem da coxinha.
A popularidade da coxinha
A coxinha é um quitute muito popular devido à sua variedade de recheios e possibilidades, além de ser uma fritura apreciada por muitos.
Ela oferece um sabor rico a um preço acessível, o que a torna uma opção irresistível para os brasileiros.
Além disso, os estrangeiros que chegam no nosso país também amam o seu sabor. Por isso, desde o século passado ela vem esbanjando popularidade e sabor.
LEIA MAIS: Será que você deveria guardar alimentos no papel alumínio? Há algo para saber!
A origem da coxinha
Apesar de ser algo muito comum, nós vemos poucas pessoas se perguntando da onde a coxinha surgiu e como foi esse processo de “construção” para que ela chegue no formato e sabor que conhecemos hoje.
No entanto, isso não é uma informação difícil de se conseguir, já que a plataforma cujo quitute ganhou como um dos melhores do mundo segundo o ranking global afirmou que ela teve origem na Grande São Paulo no início do século XX.
Provavelmente, isso ocorreu na época da industrialização paulistana, descrito atualmente, de forma mais formal, como “croquete crocante recheado com frango e cream cheese habilmente moldado em uma coxa de frango, sendo depois empanado e frito”.
Com o passar do tempo, em meados de 1950, ela foi sendo espalhada para o Rio de Janeiro e Paraná. O seu objetivo inicial foi atuar como substituto dos cortes de frango tradicionais, já que a camada de massa frita deixaria o produto mais durável.
A lenda contada em Limeira (SP)
Apesar da história acima, reza a lenda que a cozinheira da princesa Isabel, filha mais velha do imperador Pedro II, teria improvisado um prato para o príncipe Pedro de Alcântara.
Nesse momento, ela elaborou utilizando frango desfiado e batata amassada. O menino adorou e todos, inclusive a sua avó, a imperatriz Tereza Cristina, foi até Limeira para provar a receita.
Gostou da curiosidade? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!
0 comentários