Será que você deveria guardar alimentos no papel alumínio? Há algo para saber!

Você costuma usar o papel alumínio para guardar o resto de comida? Entenda o porquê essa prática não é legal.

Quando é preparada uma grande quantidade de comida, é comum a maioria das pessoas recorrer a formas de armazenamento do alimento. Uma dos atos mais comuns para essa finalidade é a utilização de papel alumínio. Ao usá-lo, as pessoas acreditam fielmente que estão protegendo muito bem o alimento. Mas, especialistas dizem que há motivos para não utilizar o papel alumínio para armazenar comidas. Entenda melhor abaixo.

Papel alumínio x armazenamento de alimentos

É comum, após as refeições, nos depararmos com aquele restinho de alimento que pode ser consumido mais tarde. Então, para não descartá-lo, a maioria das pessoas utiliza do papel alumínio como forma de armazenamento. No entanto, especialistas dizem que esse hábito não é o mais indicado.

Afinal, por que não devemos envolver o resto de alimentos em folhas de alumínio?

1. Contaminação

Por não se tratar de um material que é 100% hermético, é possível que bactérias entrem em contato com o alimento. Por isso, o risco de contaminação aumenta de maneira significativa. Devido ao fato do alumínio ser um material reativo, ele poderá entrar em uma reação química quando estiver em contato com alimentos ácidos ou salgados.

2. Passagem de partículas de alumínio

Esse risco é visível, afinal o alumínio está envolvendo todo o alimento. Estudos dizem que a grande ingestão de alumínio poderá resultar em alguns problemas de saúde, principalmente àquelas relacionadas a distúrbios neurológicos.

LEIA MAIS: Por que as pessoas estão colocando suco de laranja no café? Isso funciona?

3. Implicação no ambiente

O material do papel alumínio não é biodegradável, assim, ele afeta diretamente a poluição de degradação ambiental. Opções reutilizáveis, como frascos de vidros ou plásticos com tampa, é a melhor alternativa.

Maneiras corretas de armazenamento

Primeiro, espere que o alimento fique em temperatura ambiente e use recipientes de vidro ou plástico com tampas herméticas. Caso ele fique na parte de refrigeração da geladeira, tente consumir entre 3 a 4 dias. Já no congelador, ele poderá ficar por períodos mais longos.

Gostou de conhecer os motivos para não utilizar o papel alumínio? Para saber mais sobre conservação de alimentos, confira outros artigos no portal Brazil Greece.

você pode gostar também