5 animais fofos que vieram dos Dinossauros! Você não vai acreditar

Veja só que incríveis

Os dinossauros são criaturas fascinantes que dominaram a Terra por milhões de anos. O Tyrannosaurus rex era o mais assustador de todos eles. Hoje em dia, está extinto, assim como os outros dinossauros, mas ainda existem alguns animais perambulando pela Terra que estão relacionados aos dinossauros. E você não vai acreditar quais animais hoje têm parentesco com os dinossauros.

5 animais fofos que surgiram dos Dinossauros! Você não vai acreditar

1. Galinhas

As aves, incluindo as galinhas, descendem de um grupo de dinossauros bípedes conhecidos como terópodes, que incluem o poderoso predador Tyrannosaurus rex e os menores Velociraptores.

Agora, espere aí, o T-rex foi uma das maiores e mais temíveis criaturas que já existiram, então todos os seus parentes devem ser enormes e aterrorizantes também, certo? Não exatamente!

Estudos fósseis descobriram que o poderoso T-rex, na verdade, compartilha uma quantidade considerável de DNA com as galinhas modernas e, por extensão, com todas as aves. Agora você nunca mais verá um pombo comum da mesma forma!

2. Tartarugas

Estudos recentes mostraram que as tartarugas pertencem ao grupo Archelosauria, juntamente com parentes como aves, crocodilos e – você adivinhou – dinossauros.

As tartarugas evoluíram ao lado dos dinossauros, e as tartarugas marinhas surgiram como um tipo distinto há cerca de 110 milhões de anos. Todas as espécies vivas de tartarugas marinhas têm origens que remontam a tempos antigos; cerca de 80 milhões de anos atrás, um gênero de tartarugas marinhas extintas chamado Archelon nadava pelos oceanos.

Cada um desses animais tinha mais de quatro metros de comprimento e cerca de cinco metros de largura de nadadeira a nadadeira – isso é impressionante!

LEIA MAIS: 6 raças de cachorro perfeitas para quem ama viajar

3. Avestruzes

As avestruzes são criaturas de aparência excêntrica, no mínimo, mas você sabia que elas estão intimamente relacionadas a uma espécie de dinossauro que existiu no final do período Cretáceo? E quando você pensa sobre isso, faz sentido, porque as avestruzes realmente têm uma aparência de dinossauro.

O tamanho e a forma delas são bastante semelhantes aos de algumas espécies de dinossauros, incluindo o notório velociraptor; até mesmo suas garras se assemelham às garras de dinossauro. Essa incrível ave, atualmente nativa das planícies da África, tem sobrevivido a uma série de eventos de extinção, tendo caminhado sobre a Terra por mais de 66 milhões de anos.

4. Ornitorrinco

Não é difícil imaginar que os ornitorrincos tenham existido durante a era dos dinossauros. Essas criaturas de aparência estranha, nativas do leste da Austrália, são animais verdadeiramente únicos, cujas únicas outras espécies relacionadas são aquelas encontradas em restos fossilizados que datam de milhões de anos.

Não temos certeza de como os ornitorrincos sobreviveram à extinção em massa que dizimou seus antecessores, mas estamos muito felizes em tê-los por perto. Essas criaturas únicas são inegavelmente fofas, mas infelizmente seus números estão em declínio, com um status de “Quase Ameaçado” no Índice de Conservação.

5. Crustáceos

Crustáceos, como caranguejos e lagostas, têm demonstrado uma grande capacidade de sobrevivência ao longo dos séculos, com várias espécies conhecidas por existirem desde a época dos dinossauros. De fato, muitas espécies de lagosta antecedem os dinossauros em centenas de milhões de anos, e elas estão entre as primeiras espécies conhecidas de filtradores registradas.

E assim como os tubarões, sabemos que os crustáceos modernos são muito menores do que seus antepassados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.