Você pode ter direito à aposentadoria proporcional e ainda não sabe
Quer saber se vale a pena esse benefício? Venha ver
De modo geral, a aposentadoria proporcional deixou de existir com a Reforma Previdenciária de 2019. Contudo, muitos colaboradores desconhecem que ainda sim é possível pedi-la em alguns casos.
Dessa forma, aqueles que atendem os requisitos estabelecidos pela Previdência Social, podem se beneficiar dessa questão e se aposentar sem muitos problemas.
Então, se você não estava por dentro dessa grande oportunidade, não deixe de ler este texto. Confira a seguir!
Como funciona a aposentadoria proporcional?
Basicamente, cabe salientar que esta modalidade corresponde a um benefício previdenciário que dá aos trabalhadores a chance de se aposentar antes do tempo estimado. Contudo, é essencial entender que a remuneração é menor.
Diante disso, a aposentadoria proporcional é uma alternativa para aquelas pessoas que contribuíram por um certo período. Então, o cálculo da quantia desta questão, leva em consideração o prazo de contribuição do colaborador em relação ao tempo total preciso para a aposentadoria comum.
No entanto, com o surgimento da reforma da previdência, essa modalidade foi deixada de lado. Por esse motivo, inúmeros brasileiros imaginam que ainda não conseguem o benefício, mas isto é verdadeiro um equívoco.
LEIA MAIS: 9 franquias baratas a partir de R$ 4.000 para você ter sucesso ainda em 2023
Direito a essa modalidade
Bom, depois de entender do que se trata essa aposentadoria e o seu funcionamento, confira as informações a seguir.
Para solicitá-la, as pessoas terão que ter cumprido todos os requisitos até o dia 13 de novembro de 2019, isto é, o dia em que começou a Reforma da Previdência. Além disso, as especificações para homens e mulheres são distintas, observe:
- Homens: 30 anos de contribuição e 53 de idade;
- Mulheres: 25 anos de contribuição e 48 de idade.
Contudo, outro caminho para se aposentar é solicitar a aposentadoria este ano. A idade mínima para homens é de 65 anos e mulheres 62. Ademais, a categoria requer que o profissional tenha, ao menos, 15 anos de contribuição.
Gostou de saber um pouco mais sobre os requisitos estabelecidos pela Previdência Social? Confira outras novidades semelhantes a esta aqui no Brazil Greece!
Comentários estão fechados.