Quantos km ainda é possível rodar quando o carro atinge a reservar?

Quanto ainda podemos dirigir quanto o carro atinge a reserva?

Em meio à agitação do cotidiano, é comum nos distrairmos e, de repente, nos deparamos com a luz de alerta de combustível acesa no painel do carro. Isso nos leva a questionar: até que ponto podemos continuar dirigindo com pouco combustível?

Exploraremos essa questão de maneira abrangente e descobriremos como preservar o bom funcionamento de seu veículo.

O indicador de combustível e a autonomia restante

Não existe uma resposta única para essa pergunta, uma vez que diversos fatores estão envolvidos, incluindo a marca e modelo do veículo, sua eficiência em relação ao consumo de combustível, a velocidade de deslocamento e outras variáveis.

Em termos gerais, a luz de alerta de combustível se acende quando resta aproximadamente de 10% a 15% da capacidade do tanque. Isso pode se traduzir em um percurso que varia de um a quatro galões de gasolina, equivalendo a cerca de 32 km a 80 km, dependendo das especificações de seu carro.

Aqueles que adotam uma condução mais moderada conseguem otimizar os últimos litros de combustível, evitando o uso de acessórios, como o ar-condicionado, que tendem a aumentar o consumo.

Leia mais: Para que servem os pontinhos pretos no para-brisa do carro?

Riscos associados à condução com pouco combustível

Embora a margem de quilômetros mencionada pareça razoável, não é recomendável negligenciar o alerta de baixo combustível no painel. Rodar com pouco combustível pode sobrecarregar a bomba de abastecimento, obrigando-a a operar em condições de menor quantidade de gasolina disponível.

Adicionalmente, um tanque quase vazio pode levar partículas indesejáveis a se deslocarem para o filtro de combustível, aumentando o risco de danos ao motor do veículo.

Além disso, vale a pena ressaltar que dirigir com o tanque quase vazio pode resultar em uma situação conhecida como “pane seca”, acarretando multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Leia mais: Mais de 13 km/litro na cidade! 5 carros populares muito econômicos

E se o carro ficar parado por um tempo?

Mesmo que você planeje deixar seu veículo parado por várias semanas, não é aconselhável ignorar o indicador de combustível baixo. Isso pode contribuir para a formação de umidade no tanque, o que, por sua vez, pode prejudicar o sistema de injeção de combustível do automóvel.

Manter o tanque com um nível adequado também ajuda a reduzir a evaporação da gasolina e a formação de depósitos indesejáveis.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

você pode gostar também