Que gosto tem a jaca? Veja os seus benefícios e quem NÃO pode comer!

Hoje vamos falar sobre uma das frutas tropicais mais especiais do mundo chamada jaca!

O que é jaca?

O pé de jaca, chamado de Jaqueira, também é conhecido como pelo científico (Artocarpus heterophyllus), é uma árvore frutífera tropical da família Moraceae que é parente de amoreira e da figueira-comum.

Este fruto antigo se origina da Ásia e, em particular, no sul da Índia, Bangladesh, Sri Lanka, bem como das florestas tropicais das Filipinas, Indonésia e Malásia.

É a maior fruta de todas as árvores do mundo, atingindo 55 kg, 90 cm de comprimento e 50 cm de diâmetro.

Uma árvore de jaca madura produz cerca de 200 frutos por ano, com as árvores maiores produzindo até 500 frutas por ano.

Debaixo da casca grossa e irregular, há a carne da fruta, que você pode comer cru ou cozida em vários pratos. No Brasil em que moro, existem muitos alimentos salgados e doces feitos com jaca.

Na Europa, é muito difícil encontrar esta fruta. No entanto, existem algumas lojas de alimentos saudáveis ​​que vendem porções descascadas e cortadas na jaca em saquinhos ou caixas, prontas para cozinhar ou consumo.

Jaca é um substituto para a carne

Essa fruta antiga e exótica é um substituto popular da carne e até se tornou na moda nos EUA entre os veganos. No entanto, não deve estar muito madura para ter esse gosto mais salgado.

LEIA MAIS:

Qual é o gosto da jaca?

O jaca mole, ou madura, tem exatamente o mesmo sabor que o chiclete famoso que mascamos muito quando éramos pequenos, o Bubbaloo. Porém, a jaca que ainda não amadureceu tem um sabor mais salgado.

Qual é o valor nutricional da jaca?

A jaca contém fibra para digestão saudável e muito pouca gordura. Uma porção de 100 gramas de jaca tem:

  • 95 calorias
  • 2 gramas de proteína
  • 0,6 gramas de gordura
  • 3 gramas de fibra

Ela também contém vitaminas e minerais que têm benefícios à saúde:

  • Vitamina C
  • Piridoxina (vitamina B6)
  • Niacina (vitamina B3)
  • Riboflavina (vitamina B2)
  • Ácido fólico (vitamina B9)
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Potássio
  • Fósforo

Quais são os benefícios da jaca?

Segundo alguns cardiologistas, a combinação de potássio, fibras e antioxidantes pode beneficiar a saúde do coração. A jaca também contém compostos de ervas que podem ajudar a combater a inflamação.

Ela tem propriedades terapêuticas?

No entanto, os benefícios da jaca para a saúde não são uma nova descoberta. Segundo especialistas, o povo antigo usava jaca como remédio. No passado, as pessoas o usaram para suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas. No entanto, nenhum estudo importante provou ter propriedades terapêuticas; portanto, não o use para tratar doenças de saúde.

LEIA MAIS:

Quem deve evitar comer jaca?

A jaca não é segura para ser consumida por todas as pessoas. Segundo os médicos, se alguém tem alergia ao pólen de látex ou bétula, eles devem evitar essa fruta.

Além disso, ela também tem muito potássio, o que pode ser prejudicial para pessoas com doença renal crônica ou insuficiência renal aguda.

Pessoas com essas situações podem desenvolver hipercalemia se comerem grandes quantidades de potássio. A hipercalemia é um acúmulo de potássio no sangue que pode causar fraqueza, paralisia e ataque cardíaco.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais