Ainda que muita gente se pergunte qual a graça do café sem cafeína, os motivos para tomar café descafeinado são muitos! Porém, como acontece com qualquer alimento, sempre existem os mitos e verdades sobre o café descafeinado. Aqui, vamos descobrir se o café descafeinado é mais saudável ou se faz mal.
O café descafeinado vem mesmo sem cafeína?
Não! Assim como o café comum, os níveis da substância no descafeinado variam, mas ainda existem, uma vez que a cafeína só é retirada até certo ponto. Normalmente, a concentração vai de três a quatro miligramas por xícara, ou seja, o processo retira 97% da cafeína, segundo a Academia de Nutrição e Estética.
Por isso, o processo de confecção do café descafeinado tem mais etapas do que a produção do café comum. Além da torra e moagem dos grãos, é necessário passar pela descafeinação. Para isso, há três formas diferentes:
- uso do filtro de carvão
- o uso do cloreto de metila
- e o uso de acetato de etila
O café descafeinado é mais saudável?
Tanto o café descafeinado quanto o comum contêm polifenóis, antioxidantes com propriedades anti inflamatórias que podem prevenir doenças, como câncer e diabetes tipo 2.
Ainda, são bons para o funcionamento intestinal e há relatos de auxílio na redução dos riscos de Alzheimer e Parkinson. Então, estes benefícios continuam no café, mesmo que ele seja descafeinado.
Porém, afirmar que o café descafeinado é melhor do que o comum é bastante relativo. Isso porque a cafeína normalmente é contraindicada para gestantes, lactantes ou pessoas cujas condições de saúde não permitem o consumo da substância, como problemas estomacais.
Além disso, há também o fato de que, como o café descafeinado passa por uma série de procedimentos para que parte da cafeína seja removida, acaba tendo mais substâncias e aditivos que podem ser prejudiciais. Portanto, moderação é a chave!
LEIA MAIS: Aprenda A Fazer Um Delicioso Café Árabe: Receita Fácil De Um Barista!
Quando o café descafeinado faz mal?
Ainda que o café com cafeína tenha maior propensão para provocar acidez estomacal, o café descafeinado também pode trazer problemas para quem tem refluxo gástrico, úlcera e gastrite.
Também deve ser consumido com moderação por gestantes, uma vez que ainda mantém substâncias que podem ser prejudiciais, como o acetato de etilo.
LEIA MAIS: Como Fazer 7 Drinks Deliciosos Com Café!
Experimente novas formas de tomar café
Se você tem o hábito de tomar uma ou duas xícaras de café por dia, e não faz mal, não tem por que parar, certo? Basta priorizar cafés de boa qualidade e evitar adição de cremes, açúcar e xaropes.
Além disso, caso você não consiga tomar o café puro, uma dica é adicionar canela, o que traz dulçor sem calorias vazias.
Outro cuidado, caso tenha tendência para a insônia, é evitar tomar café após às 15h, ao menos, o café com cafeína.
Por fim, o fato é que o café descafeinado é relativamente saudável, assim como o comum, desde que consumido sem excessos.
Afinal, nem sempre é o alimento que faz mal, mas a forma como o consumimos, certo?
LEIA MAIS: Receita Deliciosa De Cappuccino Caseiro Grego: Fácil E Muito Cremoso!
0 comentários