Café Descafeinado Faz Mal? Descubra Se Você Deveria Tomar!

Descubra agora se o café descafeinado faz mal ou é melhor que o convencional 

Ainda que muita gente se pergunte qual a graça do café sem cafeína, os motivos para tomar café descafeinado são muitos! Porém, como acontece com qualquer alimento, sempre existem os mitos e verdades sobre o café descafeinado. Aqui, vamos descobrir se o café descafeinado é mais saudável ou se faz mal. 

O café descafeinado vem mesmo sem cafeína?

Não! Assim como o café comum, os níveis da substância no descafeinado variam, mas ainda existem, uma vez que a cafeína só é retirada até certo ponto. Normalmente, a concentração vai de três a quatro miligramas por xícara, ou seja, o processo retira 97% da cafeína, segundo a Academia de Nutrição e Estética. 

Por isso, o processo de confecção do café descafeinado tem mais etapas do que a produção do café comum. Além da torra e moagem dos grãos, é necessário passar pela descafeinação. Para isso, há três formas diferentes: 

  • uso do filtro de carvão 
  • o uso do cloreto de metila 
  • e o uso de acetato de etila 

O café descafeinado é mais saudável?

Tanto o café descafeinado quanto o comum contêm polifenóis, antioxidantes com propriedades anti inflamatórias que podem prevenir doenças, como câncer e diabetes tipo 2.

Ainda, são bons para o funcionamento intestinal e há relatos de auxílio na redução dos riscos de Alzheimer e Parkinson. Então, estes benefícios continuam no café, mesmo que ele seja descafeinado. 

Porém, afirmar que o café descafeinado é melhor do que o comum é bastante relativo. Isso porque a cafeína normalmente é contraindicada para gestantes, lactantes ou pessoas cujas condições de saúde não permitem o consumo da substância, como problemas estomacais. 

Além disso, há também o fato de que, como o café descafeinado passa por uma série de procedimentos para que parte da cafeína seja removida, acaba tendo mais substâncias e aditivos que podem ser prejudiciais. Portanto, moderação é a chave!

LEIA MAIS: Aprenda A Fazer Um Delicioso Café Árabe: Receita Fácil De Um Barista!

Quando o café descafeinado faz mal?

Ainda que o café com cafeína tenha maior propensão para provocar acidez estomacal, o café descafeinado também pode trazer problemas para quem tem refluxo gástrico, úlcera e gastrite.

Também deve ser consumido com moderação por gestantes, uma vez que ainda mantém substâncias que podem ser prejudiciais, como o acetato de etilo. 

LEIA MAIS: Como Fazer 7 Drinks Deliciosos Com Café!

Experimente novas formas de tomar café 

Se você tem o hábito de tomar uma ou duas xícaras de café por dia, e não faz mal, não tem por que parar, certo? Basta priorizar cafés de boa qualidade e evitar adição de cremes, açúcar e xaropes.

Além disso, caso você não consiga tomar o café puro, uma dica é adicionar canela, o que traz dulçor sem calorias vazias. 

Outro cuidado, caso tenha tendência para a insônia, é evitar tomar café após às 15h, ao menos, o café com cafeína. 

Por fim, o fato é que o café descafeinado é relativamente saudável, assim como o comum, desde que consumido sem excessos.

Afinal, nem sempre é o alimento que faz mal, mas a forma como o consumimos, certo?

LEIA MAIS: Receita Deliciosa De Cappuccino Caseiro Grego: Fácil E Muito Cremoso!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais