Must see! 9 capitais europeias que você precisa visitar!

De tesouros escondidos a famosas atrações turísticas, capitais que não devem ficar fora da sua wish list

Fato! Cada uma das capitais europeias é um universo único, repleto de história, cultura e beleza. De Roma, com seus monumentos eternos, a joias que aguardam ser descobertas, essas cidades oferecem experiências que, certamente, ficarão gravadas na memória para sempre. Mas, como temos um continente inteiro, facilitamos sua vida trazendo, ao menos, 9 daquelas que devem fazer parte da sua wish list.

Imagine-se passeando pelas ruas de paralelepípedos, admirando a arquitetura que resistiu ao tempo. Enquanto isso, degusta a gastronomia local e imerge na arte e na história que moldaram o mundo moderno. Essas capitais não são apenas destinos, mas portais para outras eras. Então, já confere o passaporte e prepare as malas para sua próxima viagem!

Estocolmo

Estocolmo.
Estocolmo. Freepik.

Apesar de ser a maior cidade escandinava, a capital sueca se distribui por 14 ilhas e tem muita natureza por todos os lados. Na mais antiga, Gamla Stan, o centro histórico guarda os edifícios mais antigos e importantes. Como fica no hub ferroviário do país, fica muito fácil viajar para outras cidades próximas. Por exemplo, Helsinque, Copenhague e Hamburgo.

Aproveite a visita para passear no Museu Vasa. Entre os itens do acervo, está o navio homônimo da era viking, além de muitos outros objetos históricos.

Leia mais: Tesouro esquecido fica bem no coração do Brasil e você não sabia

Reykjavik é uma das capitais europeias que você conhecer

Reykjavik
Reykjavik. Freepik.

Ao contrário de Estocolmo, Reykjavik é uma das capitais menos povoadas. Mesmo assim, é cheia de charme, sobretudo por provar que o lado urbano e a natureza mais surpreendente podem coexistir harmoniosamente.

Aliás, a Islândia é um dos melhores locais para observar auroras boreais. O melhor lugar para vê-las é perto do mar em Seltjarnarnes, longe da poluição luminosa da capital. Além disso, a cultura islandesa é muito marcante, com pratos tradicionais e muita arte.

Budapeste

Budapeste
Budapeste. Freepik.

Chegamos a uma das capitais europeias mais incríveis. Dividida por uma ponte que cruza o rio Danúbio, tem dois lados: Buda e Pest, os bairros históricos que dão nome à cidade. No século XIX, competia em pé de igualdade com Paris ou Viena com suas avenidas, cafés literários e teatros.

Seu patrimônio e oferta cultural foram renovados a tal ponto que agora vive seu melhor momento novamente. Alguns dos monumentos mais notáveis da bela cidade são:

  • Basílica de Santo Estêvão
  • Parlamento de Budapeste
  • Ponte das Correntes
  • Ópera Nacional
  • Mercado Central

Leia mais: Ilha grega do deus Apolo que você nunca ouviu falar, mas deveria

Roma

Roma.
Roma. Freepik.

Impossível listar cidades na Europa que merecem uma visita sem incluir a capital italiana! A Cidade Eterna mantém o encanto de 3.000 anos, como seu nome indica. Com monumentos tão antigos quanto importantes, a exemplo do Coliseu, Fóruns Imperiais, Panteão ou Fontana di Trevi, Roma é, inegavelmente, uma visita essencial.

É verdade que grande parte de seu atrativo reside no antigo império. Mas também há uma grande variedade de atividades modernas, como as relacionadas à moda ou à gastronomia.

Zagreb merecidamente ocupa seu lugar entre as capitais europeias a visitar

Zagreb
Zagreb. Freepik.

Embora a Croácia tenha spots mais turísticos, como Dubrovnik, a capital não fica para trás, além de ser mais econômica. Principalmente por ser uma cidade cheia de história, com locais únicos como:

  • Túnel Grič: refúgio durante a Segunda Guerra Mundial
  • Museu Nikola Tesla
  • Torre Lotrščak

O funicular conecta a Cidade Alta com a Baixa, embora também seja possível subir e descer a pé pela Strossmayer Promenade.

Leia mais: Destinos liberados! 9 países para os quais brasileiro pode viajar sem passaporte

Atenas

Atenas.
Atenas. Freepik.

Aqui, temos o berço da civilização e da democracia. Nesta cidade, pode-se observar claramente a mistura de culturas que deixaram sua marca. O mais notável, claro, são as ruínas arqueológicas da Acrópole, destacand-se o Partenon, o templo de Atena Nike ou o Ágora.

Entretanto, a Atenas moderna merece uma visita incluindo os bairros de Plaka, Monastiraki, Thissio ou Anafiotika. Uma das atividades mais curiosas a fazer é assistir à troca de guarda no Túmulo do Soldado Desconhecido. Esta é uma homenagem aos soldados gregos.

Viena

Viena.
Viena. Freepik.

A capital austríaca não só tem um dos mercados de Natal mais bonitos da Europa, como abriga atrativos incríveis. Primeiramente, foi uma importante cidade durante a época do Império Austro-Húngaro. Algo que se evidencia pelos imponentes monumentos e palácios que se erguem por toda a cidade.

Também foi o berço de importantes músicos como Johann Strauss ou Franz Schubert. Por isso, ocupou o posto de capital musical da Europa por vários séculos. Por fim, o centro é também Patrimônio Mundial da UNESCO.

Leia mais: 6 países em que você pode viver bem mesmo tendo só R$ 5mil ao mês

Berna é, inegavelmente, uma das capitais europeias imperdíveis

Berna.
Berna. Freepik.

Esta é provavelmente uma das capitais mais interessantes do mundo. Principalmente por possuir o único centro histórico cuja perda a UNESCO consideraria irreparável. Afinal, é a cidade europeia que melhor conseguiu preservar suas características históricas.

A capital suíça também serviu de refúgio para diversas personalidades como Paul Klee ou Albert Einstein. Inclusive, têm seus próprios museus por lá.

Ademais, o rio Aare é super próprio para um banho com vista para o impressionante Bundeshaus (o parlamento). Por fim, Berna é a porta de entrada para os Alpes e o centro neurálgico da Suíça, de onde se pode visitar outras localidades do país.

Edimburgo

Edimburgo.
Edimburgo. Freepik.

Por fim, a impressionante cidade medieval é a Cidade da Literatura da UNESCO, além de Patrimônio da Humanidade. Seus edifícios transportam para tempos passados. Ou filmes que te levam a Hogwarts e séries como Game of Thrones e Outlander.

Edimburgo é, ainda, cheia de castelos, casas de pedra e, no verão, presenteia com atividades ao ar livre. Mas, mesmo quando o tempo está ruim, vale visitar as livrarias, catedrais, igrejas e museus. Tudo o que faz da cidade escocesa uma das capitais europeias mais especiais.

Agora, conte para a gente: qual é sua capital europeia preferida?

você pode gostar também