Brazil Greece

»

»

Checklist de viagem: dicas infalíveis para montar o seu e não faltar nada

| Em 02/06/2023 às 14:30

Como é bom viajar, não é mesmo? Mas, convenhamos, a gente sempre passa por um perrengue (chique, tudo bem, mas um perrengue mesmo assim) com medo de deixar algo para trás. Por isso, é sempre muito válido fazer um checklist de viagem e não faltar nada. E, para te ajudar, trouxemos dicas infalíveis, seja qual for o seu destino.

Não sei fazer um checklist de viagem. E agora?

Em primeiro lugar, um checklist de viagem, assim como qualquer planejamento, requer uma certa estratégia. Começando pelo destino escolhido, assim como clima, quantidade de dias e quem vai com você (amigos? família? viagem solo?).
Por exemplo, um roteiro de uma semana em resort all inclusive em pleno verão demanda uma bagagem totalmente diferente para o mesmo período em uma estação de ski. Da mesma forma, você tem que levar documentos específicos, principalmente se a viagem for para outro país (certificado de vacinação, visto, passaporte, etc).

Por fim, o próprio roteiro da sua viagem ajuda a definir o que não pode ficar de fora. Tipo de calçado, roupas apropriadas, entre outros detalhes. Vem ver isso de forma mais detalhada:

O que o destino tem a ver com o checklist de viagem?

Tudo! Principalmente no que você deve levar! Cada destino demanda um tipo de roupa, calçado, documentação e até vacina. Só para ilustrar, caso queira ir para a Costa Rica, é obrigatório apresentar comprovante de vacina contra a febre amarela. E, mais ainda, o certificado internacional de vacinação.
Falando em documentação, se for um destino internacional, certamente demandará passaporte com validade mínima de seis meses. Além disso, a necessidade de visto para entrada.

LEIA MAIS: Aqui se vive em paz! Veja 4 cidades brasileiras para viver tranquilo e feliz

Por que devo considerar a duração da viagem?

Sem dúvidas, a quantidade de dias também tem tudo a ver com seu checklist de viagem. Quanto maior o período da viagem, mais roupas você precisa levar (embora você também possa combinar peças para reduzir a bagagem – afinal, tem franquia, né).
Ademais, a duração das férias impacta o próprio orçamento, pois é preciso projetar os gastos por dia ao longo do passeio. Nisso, você deve incluir atrações, transporte, alimentação, hospedagem e bilhetes aéreos. E, por fim, deixar um valor extra para os imprevistos, pois eles acontecem.

Como deve ser o checklist de uma viagem nacional?

A princípio, os preparativos de uma viagem nacional são mais simples do que para o exterior. Mas, ainda assim, exigem atenção. Primeiramente, documentos válidos e, também, vacinas exigidas. Ainda:

  • o que levar na mala de mão: documentos, medicamentos, kit de higiene básica, peças de roupa para emergências, eletrônicos e acessórios. Atente-se, apenas, às restrições da companhia e ao peso.
  • mala de porão: roupas e calçados para a viagem, toalha de banho, adaptadores, acessórios e itens de cuidado pessoal.

Lembre-se sempre de deixar as duas malas identificadas para evitar extravios. E, por fim, a bagagem despachada deve ser lacrada, ok?

E a viagem internacional?

Os preparativos para uma viagem internacional, inegavelmente, são mais detalhados, sobretudo por envolverem documentação. Além disso, você vai adentrar em costumes e culturas diferentes, logo, precisa se informar inclusive sobre leis e idiomas. No seu checklist de viagem internacional, considere:

  • franquia de bagagem (de mão e despachada)
  • vacinas exigidas
  • reservas (hotéis, passeios, transfers, restaurantes)
  • visto (se necessário)
  • passaporte válido

O ideal é que você comece a checar a documentação antes mesmo de fechar a viagem. Além disso, leve sempre a moeda do seu destino e, também, documentos digitalizados para não perder o passaporte durante os passeios (exceto quando for exigido).

Anotou tudo o que precisa colocar no seu checklist de viagem? Para conteúdos semelhantes, continue seguindo o site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Sabe qual é o masculino de ‘fada’? Você nem imagina

Sabe qual é o masculino de ‘fada’? Você nem imagina

Quem já assistiu a desenhos como Os Padrinhos Mágicos pode ter se perguntado: se a personagem feminina é chamada de fada, como devemos chamar o personagem masculino, como o Cosmo? A questão vai além da curiosidade infantil e toca em um ponto interessante da língua...

Por que Sócrates foi considerado perigoso para Atenas?

Por que Sócrates foi considerado perigoso para Atenas?

Em 399 a.C., a cidade de Atenas levou a julgamento um homem de 70 anos, acusado de impiedade e de corromper os jovens. Esse homem era Sócrates, um pensador que não escreveu nenhum livro, mas cujas ideias atravessaram séculos. A decisão de condená-lo à morte segue...

Um punhado de arroz cru pode transformar o seu setembro

Um punhado de arroz cru pode transformar o seu setembro

Com a chegada de setembro, muitas pessoas aproveitam esse momento para reorganizar a vida, rever metas e preparar o ambiente para novos ciclos. Entre as práticas tradicionais que ganham destaque nesse período está um ritual simples, inspirado nos princípios do Feng...

A lição que os espartanos nos deram sobre casamento e a paternidade

A lição que os espartanos nos deram sobre casamento e a paternidade

Como já se sabe, os gregos sempre sentiram orgulho pela pátria. O que muitos, porém, não sabem é o fato de que os gregos acreditavam profundamente em um lema que hoje se tornou sinônimo de nacionalistas: Pátria, família, religião. Por essa razão, ter filhos era a...

0 comentários