Brazil Greece

»

»

9 cidades da Europa para você andar de bicicleta e se deslumbrar

| Em 02/03/2024 às 19:31
Fonte: Brazil Greece.

Com a chegada do novo ano, um dos propósitos que mais pessoas se preocupam em cumprir é, sem dúvidas, praticar mais esportes. E se a isso se soma a consciência ecológica. Assim, é fundamental conhecer os lugares mais amigáveis ​​para o viajante na hora de andar de transportes mais alternativos. Se, neste 2024, você pensa em descobrir cantinhos europeus de bicicleta, trouxemos 9 cidades da Europa para andar de bicicleta.

Amsterdã, inegavelmente, uma das melhores cidades da Europa para andar de bicicleta

9 cidades da Europa para andar de bicicleta

Freepik.

Os mais de 400 quilômetros de ciclovias que cortam a cidade de Amsterdã refletem a importância desse meio de transporte na cidade. De fato, há quatro vezes mais bicicletas que carros e quase 60% dos moradores usam a bicicleta todos os dias.

Utrecht

Utrecht.

Freepik.

Segundo o estudo Global Bicycle Cities Index de 2022, a melhor cidade da Europa para andar de bicicleta é Utrecht. Também na Holanda, o ciclista é quem manda e os carros ficam em segundo plano.

Só para exemplificar, muitas ruas têm grandes vasos de plantas que impedem a passagem de veículos, mas são facilmente acessíveis de bicicleta.

Verona

Verona.

Freepik.

A segunda cidade italiana merece estar nessa lista. Muitos moradores deixaram o carro de lado e passaram a se deslocar de bicicleta.

A cidade também conta com alguns quilômetros de ciclovias que facilitam o acesso a pontos turísticos. Por exemplo, a Arena de Verona, o Castelvecchio e a Casa di Giulietta.

Turim

Turim.

Freepik.

Embora os países do norte concentrem boa parte das melhores cidades da Europa para andar de bicicleta, a Itália não deixa nada a desejar. Além de Verona, Turim, tem 70 quilômetros de ciclovias.

Com elas, é possível explorar monumentos importantes como o Palácio Carignano, a Porta Palatina e a bela Piazza San Carlo.

Berlim, uma das melhores cidades da Europa para andar de bicicleta

Berlim.

Freepik.

Berlim é uma das cidades europeias onde os ciclistas são mais respeitados. Só para ilustrar, a maioria das ruas principais tem ciclovias. Mas mesmo sem elas, é possível pedalar com tranquilidade.

Leia mais: A cidade que se alinha com o sol no dia que Alexandre, o Grande nasceu

Sevilla

Sevilha.

Freepik.

No ranking das melhores cidades europeias para pedalar, também há espaço para uma espanhola. A vencedora é… Sevilla! Primeiramente, a cidade é plana e ensolarada.

Além disso, conta com quilômetros de ciclovias que facilitam a mobilidade tanto para os moradores quanto para os turistas. Assim, dá para conhecer a cidade de uma nova perspectiva.

Malmö

Malmo, Suécia.

Freepik.

Malmö, a terceira maior cidade da Suécia, é um paraíso para os amantes da bicicleta. Com mais de 430 quilômetros de ciclovias espalhadas por toda parte, garante que um terço dos deslocamentos seja por bike.

Leia mais: Quanto custa um champanhe da 1ª classe da Qatar Airways?

Amberes

Melhores lugares da Europa para andar de bicicleta.

Freepik.

Amberes é uma daquelas cidades em que a vida é impensável sem a bicicleta. Por ser completamente plana, este é, aliás, um dos meios de transporte preferidos pelos belgas.

Além disso, conta com uma ampla rede de ciclovias, sinalização excelente e muitos estacionamentos próprio. Por fim, quem não tem a sua, pode alugar uma “magrela” facilmente.

Münster, mais uma alemã entre as melhores cidades da Europa para andar de bicicleta

Munster na Alemanha.

Freepik.

Saindo da Bélgica, vamos até a Alemanha. Mais especificamente para a cidade conhecida como “O ouro alemão das bicicletas”: Münster. Nesse paraíso para os amantes do cicloturismo, há meio milhão de bicicletas para uma população de 300.000 habitantes.

Sendo assim, basta fazer as contas para entender a importância desse meio de transporte.

Leia mais: Portugal facilita cidadania portuguesa para brasileiros: veja como funciona

Dicas para andar de bicicleta em cidades europeias

Além de saber quais as melhores cidades da Europa para andar de bicicleta, vale apostar em algumas dicas.

Em primeiro lugar, se estiver viajando pela primeira vez, é importante se informar sobre as regras de trânsito locais. Em algumas cidades, por exemplo, os ciclistas devem respeitar os semáforos e as faixas de pedestres.

Ademais, se você estiver com bagagem, verifique se a sua bike tem suporte para malas. E, sobretudo, use roupas e acessórios confortáveis, bem como apropriados para o clima. Por fim, leve água e um lanche para se hidratar e se alimentar durante o trajeto.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários