Como cuidar do pet no calor? Melhores dicas para proteger o seu amigo

As altas temperaturas previstas para os próximos dias requerem cuidados redobrados com a saúde do pet

Uma onda de calor está prevista para chegar ao Brasil nos próximos dias, segundo meteorologistas. E a gente sabe que, nesse período, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. O que vale, também, para os animais de estimação, sabia? Eles correm sérios riscos nas altas temperaturas! Por isso, é bom conferir estas dicas importantes de como cuidar do pet no calor.

Como assim? Meu pet pode ficar doente com o calor? Sem dúvidas! Tanto cães quanto gatos sofrem com a hipotermia, nome da condição do aumento de temperatura corporal. Entre as consequências, estão principalmente convulsões, desmaios e, em casos mais graves, morte.

Inicialmente, eles próprios tentam regular a temperatura com a respiração. Por isso, ficam mais ofegantes em dias mais quentes, já reparou? No entanto, como o ar está naturalmente mais quente, este mecanismo acaba afetado. Porém, este não é o único problema que os animais enfrentam neste período. Veja como protegê-los no calor, a seguir.

Hidratação é fundamental ao cuidar do pet no calor

Assim como seres humanos, os animais também precisam se hidratar, especialmente no calor. Por isso, deixe água limpa e abundante à disposição pela casa.

Não deixe o pet no carro sozinho

Jamais, nunca mesmo deixe seu cão ou gato no carro nos dias de calor! Principalmente, sozinhos e com os vidros fechados. O veículo exposto ao sol adquire temperatura interna alarmante, quase como uma sauna. O risco de morte é grande, acredite.

Cuidar do pet no calor significa não deixá-lo muito tempo sozinho em casa

Da mesma forma que não se deve deixar o animal no caro, não o esqueça em casa sozinho por muito tempo. Ok, você precisa estudar ou trabalhar. Então, antes de sair, deixe água e comidinha suficientes para o tempo que ficar fora. Além disso, preste atenção em deixar a casa arejada.

Leia mais:Nomes incríveis e divertidos para cachorros que irão te inspirar

Mantenha o pet abrigado do sol

Se você mora em casa e o cão ou gato ficam no quintal, cuide para haver abrigo do sol. Ficar muito tempo exposto, além da insolação, provoca queimações na pele. Esta é uma das principais formas de cuidar do pet no calor.

Passeios somente em horários seguros para cuidar do pet no calor

Outra maneira de cuidar do pet no calor é passear nos horários em que o sol estiver “mais frio”. O ideal é antes das 11h ou após às 16h. Isso é fundamental para evitar queimaduras nas patinhas.

Ofereça picolés de sachê

O que te alivia em um dia de calor? Um belo sorvete ou picolé, não é verdade? Então, por que não oferecer o mesmo para o seu cão ou gato? É claro que você não vai dar o seu, mas o próprio para pets. Ou seja, um delicioso picolé de sachê nas horas mais quentes do dia.

Leia mais: 3 dicas fáceis para remover os pelos de gatos das suas roupas

Cuidado com vermes e parasitas

Pensa que cuidar do pet no calor se restringe à hidratação e temperatura? Pelo contrário! Esta é uma época propícia para a proliferação de vermes e demais parasitas.

Deste modo, mantenha a vermifugação em dia e, sob recomendação veterinária, use medicamentos apropriados para evitá-los, se necessário.

Então, anotou todas as dicas de como cuidar do pet no calor? Assim, você protege seu melhor amigo neste período do ano!

Gostou de descobrir mais cuidados com seu animal de estimação? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

você pode gostar também