Como é viver em Cuba? Veja como foi visitar a ilha e vivenciar o Furacão Ian!

Cuba é um país, uma ilha do complexo do Caribe, a poucos quilômetros da costa dos EUA e, em particular, da famosa Miami!

Antigamente, Cuba era um dos destinos turísticos mais populares do mundo, principalmente entre pessoas ricas e famosas.

Na década de 1950, muitas das estrelas de Hollywood visitaram o famoso Hotel Nacional em Havana, e Cuba era cheia de paparazzi que espreitavam as suas vidas pessoais.

Até Al Capone, o famoso chefe da Máfia, tinha uma enorme vila em Varadero, onde organizava festas luxuosas!

Um pouco da história de Cuba

Mas as coisas mudaram completamente quando a notória revolução cubana contra a ditadura começou.

Cuba era algo como uma bola entre a Rússia e os EUA durante a Guerra Fria. Em outubro de 1962, houve tensão entre os EUA e Cuba, que culminou na crise dos mísseis nucleares que levaram o mundo à beira de uma guerra nuclear.

Isso resultou na votação em 7 de fevereiro de 1962, um embargo total contra Cuba pelos EUA. Como tal, Cuba foi isolada de todo o mundo e hoje lembra um país que permaneceu nos anos 50.

Como são as construções de Havana?

As estradas em Havana, capital de Cuba, estão cheias de edifícios históricos coloridos abandonados deixados para trás pelos colonos espanhóis, bem como por magníficos hotéis históricos construídos principalmente por empresários americanos.

Esses edifícios, combinados com belas antiguidades americanas e históricas soviéticas, criam uma bela atmosfera que o levará de volta muitos anos de volta ao passado.

Como é a vida em Cuba?

Mas o que você não sabe é o fato de que a maioria dos carros pertence ao governo de Cuba, que acumulou quase toda a riqueza da ilha.

Pelo menos isso foi informado pela maioria dos motoristas de táxi que trabalham para o governo. Além disso, alguns cubanos nos revelaram que é quase impossível abrir um negócio em Cuba.

Em geral, existe uma situação difícil, pois o país está passando por uma grande crise financeira. A maioria dos jovens quer sair para encontrar um futuro melhor. Conversamos com muitos jovens, que nos disseram que o salário mensal varia de 2.000 a 5.000 pesos cubanos, no momento igual a 20 a 40 euros por mês!

Como foi visitar Cuba com o Furacão Ian?

Em Cuba, e especialmente em Havana, encontramos uma situação sem precedentes, sem água e eletricidade, sem Internet. No entanto, devemos admitir que a culpa desse fato se deve ao furacão Ian, que atravessou a ilha para a vizinha da Flórida.

As notícias eram de que em Cuba o furacão chegaria apenas tocando a ilha e atingiria apenas a categoria I, ou seja, não muito forte. Porém, o que aconteceu foi bem diferente.

Quando as notícias anunciaram que o furacão se aproximava, os estabelecimentos se fecharam e era difícil até mesmo conseguir comida. Andamos pelas ruas por horas, sem encontrar o que comer. E, quando finalmente encontramos um supermercado, nos permitiram comprar apenas água, pois a comida só poderia ser entregue para cidadãos de Cuba.

A ida para Varadero

No mesmo dia, decidimos sair para Varadero, um dos lugares turísticos lindos que existem. Por uma distância de duas horas e alguns minutos de Havana, pagamos 80 euros para ir e conseguimos retornar por 60 euros. Falamos os valores em euros por essa ser a melhor moeda para levar para Cuba.

Por fim, em meio à ventania e à tempestade, conseguimos ainda assim ir a Varadero. Porém, mesmo esse lugar paradisíaco também havia sido afetado pelo furacão. Resultado: a ilha ficou sem luz, sem água e sem internet por cerca de 2 dias.

O transporte em Cuba

Como foi visitar cuba com furacão ian?

Infelizmente, uma das maiores dificuldades do país é o transporte. Obviamente, os preços são diferentes para os turistas, pois os motoristas do governo são obrigados a parar se algum cubano solicitar carona

Também existem ônibus, no entanto, é aconselhável evitá -los, pois são lotados e os próprios moradores informaram que não funciona muito bem. Há uma fila enorme nas paradas que dificultarão que você pegue o ônibus.

No entanto, existem agências turísticas como o Viazul que possui ônibus modernos e opera de cidade para cidade. As passagens têm preços razoáveis, ​​a partir de 9 euros, mas às vezes é impossível reservar, pois a Internet em Cuba é limitada. Então, a compra muitas vezes tem que ser feita de forma presencial.

A internet em Cuba

Outro enorme problema enfrentado pelos moradores do país, pois a Internet é controlada e não há muitas instalações. De fato, é proibido o acesso a muitas páginas no exterior.

No entanto, o acesso é possível pela ETECSA, que é uma empresa móvel do governo. De fato, alguns cubanos usam a VPN até ter acesso a aplicativos como Facebook, Instagram e a outros sites dos EUA.

Para alguém que odeia o celular, Cuba é o paraíso absoluto. Mas para alguém que não pode viver sem ele ou sem a tecnologia, o melhor a se fazer é escolher outro destino.

Outras dificuldades em Cuba

Infelizmente, há também uma restrição a alimentos e medicamentos, o que pode dificultar a sua viagem a Cuba.

Além disso, a vida por lá não é fácil e os cubanos fazem filas enormes para conseguir um pedaço de pão. Então, caso esteja em viagem para cuba, é aconselhável levar alguns medicamentos básicos com você.

Obviamente, aqueles que têm dinheiro não têm problemas, pois o país também é famoso pelo mercado negro, com o qual as pessoas estão tentando sobreviver, vendendo seus produtos.

LEIA MAIS:

Fique atento(a) nas ruas

Aqui está uma dica importante: se você viajar para Cuba, lembre-se de que existem pessoas que tentarão conseguir dinheiro de várias maneiras. Então, caso alguém te aborde nas ruas prometendo um negócio que parece perfeito, apenas ignore.

Por exemplo, fomos abordados a respeito de um “Festival do Charuto”, no qual teoricamente os charutos da fábrica seriam vendidos por até metade do preço.

Então, quando chegamos à suposta localização do festival, na verdade, se travada de uma sala escura às escondidas. Obviamente nos recusamos a entrar e, mais tarde, quando perguntamos à polícia a respeito, ela nos informou que não existia nenhum “Festival do Charuto”, que, na verdade, essa era é uma forma de tentar pegar dinheiro de turista, vendendo cigarros e charutos de péssima qualidade.

Vale a pena visitar Cuba?

No entanto, se você tiver cuidado, não terá nenhum problema, mesmo com esses pequenos detalhes, comuns principalmente em Havana.

Lembre -se de que Cuba é um país seguro, portanto, você não terá problemas.

Não importa o quão estranho isso pareça para você, em um país onde prevalecem as leis militares, há grande segurança, pois os cidadãos têm medo do governo.

Mas, apesar de tudo isso, os cubanos são um povo excelente. Por exemplo, os jovens, apesar das restrições, são bastante abertos, educados e amigáveis.

Nos hotéis nos quais ficamos, tivemos a sorte de conhecer muitos jovens que estavam trabalhando lá e até se tornaram nossos amigos.

Certamente, o nome “Cuba Libre” não combina tanto com a realidade do país, devido às inúmeras restrições. Porém, podemos dizer que a viagem a Cuba foi uma nova experiência e, ao mesmo tempo, uma jornada de vida!

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também