Dicas

Como escolher o restaurante perfeito para comer? 8 dicas para não errar

Como escolher o restaurante perfeito para comer? 8 dicas para não errar
By     -   On

Sente aquela necessidade de escolher o restaurante perfeito para uma ocasião especial ou simplesmente para experimentar algo novo? Não se preocupe, existem algumas dicas infalíveis que podem ajudá-lo(a) a fazer a escolha certa.

Além do tipo de culinária e ambiente, é crucial considerar a qualidade da comida, o atendimento, a experiência e outras características intangíveis que podem tornar sua refeição ainda mais especial.

Abaixo, apresentamos os fatores que influenciam na escolha do restaurante perfeito. Depois, basta compartilhar sua experiência gastronômica conosco!

8 dicas para escolher o restaurante perfeito

Avaliações da internet

Graças a redes sociais e ao próprio Google, é possível saber em qual restaurante é interessante comer, ou não. Clientes costumam colocar avaliações sobre pratos, serviço, atendimento e até localização. Embora isso seja bastante subjetivo, é interessante para ter, ao menos, uma ideia de como é o estabelecimento.   

LEIA MAIS: Dica de Chef: 4 pratos que você JAMAIS deveria pedir em um restaurante

Qualidade da comida

Sem dúvidas, o cardápio é essencial no processo de como escolher o restaurante perfeito para comer. Por exemplo, se quer experimentar culinária japonesa, busque um restaurante especializado. Da mesma forma, outros tipos de cozinha internacional e até regional.  

Localização é importante ao escolher o restaurante perfeito para comer

De nada adiante encontrar um restaurante incrível, mas que seja quase impossível chegar. Exceto quando sua viagem é realizada, justamente para este tipo de experiência, certifique-se de que o estabelecimento escolhido é de fácil alcance.  

Ao escolher o restaurante perfeito para comer, prefira locais próximos ou, pelo menos, percorridos a curtas distâncias de carro. Certifique-se de que a localização do restaurante está ao seu alcance.   

Procure também, se possível, restaurantes com uma vista pitoresca, perto de um lago, montanha ou oceano, por exemplo. Ou, mesmo, um rooftop com uma vista incrível dos arranha-céus.  

Tempo de espera

Existe uma premissa de que, se há uma fila grande na porta, o lugar é bom. Mas, convenhamos, por melhor que seja o estabelecimento, ficar horas esperando para ser atendido faz perder até a fome!  

Por isso, ao escolher o restaurante perfeito para comer, verifique também sobre o tempo de espera. Uma dica para conseguir lugar sem ficar esperando tanto é fazer uma reserva prévia, principalmente quando for um estabelecimento muito disputado. 

Higiene é essencial ao escolher o restaurante perfeito

Restaurantes que tenham uma fama ruim quanto a higiene e, principalmente, até já foram multados por isso, devem ser evitados.

Afinal, você quer comer, e não adquirir um problema de saúde ou infecção alimentar. O mesmo cuidado deve ser dispensado ao próprio ambiente, bem como conforto.  

LEIA MAIS: 3 taxas que você NÃO é obrigado a pagar em bares e restaurantes

Acessibilidade

Outro fator ao escolher o restaurante perfeito para comer é a acessibilidade. Rampas, calçadas táteis e espaço suficiente para passagem de uma cadeira de rodas, por exemplo, são itens a serem observados.  

Atendimento ao Cliente: imprescindível ao escolher o restaurante

Há algum tempo, o site Reclame Aqui fez uma campanha comercial para chamar atenção de gestores de empresas com altos registros de reclamações sobre o mau atendimento.

No vídeo, os profissionais e suas famílias eram convidados para jantar em um novo restaurante e lá, recebiam toda a ordem de desrespeito.  

Embora tenha fins específicos, dá para sentir o quão ruim é a experiência de ser mal atendido em um restaurante. A atitude e o comportamento da equipe podem determinar se você vai se divertir ou não. Por isso, ao escolher o restaurante, procure um que tenha boa reputação no quesito atendimento.  

Área de estacionamento

Por fim, ao escolher o restaurante, verifique se há estacionamento ou, pelo menos, manobrista. Sem dúvidas, isso vai melhorar a sua experiência e poupar tempo na busca por vaga.  

Então, nossas dicas ajudaram na saga para escolher o restaurante perfeito para sua ocasião? Aproveite e veja quais taxas você não vai precisar pagar em um estabelecimento assim ou pratos que nunca deve pedir em um restaurante.  

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.