DicasReceitas

Este é o segredo dos restaurantes para uma batata frita deliciosa e crocante

Este é o segredo dos restaurantes para uma batata frita deliciosa e crocante
By     -   On

A batata frita é um acompanhamento popular que todos adoram. Seja como petisco ou para acompanhar uma refeição, a batata frita crocante é uma delícia.

No entanto, para conseguir essa textura perfeita e um sabor inigualável, é preciso seguir algumas dicas de como fazer batata frita.

Segredos para uma batata frita perfeita

Escolha a batata certa para fritar

Os tipos de batata Baraka ou Batata Rosada, também conhecida como Asterix ou Portuguesa, são as melhores opções para fritar. Elas têm pouca umidade e um interior mais seco e cheio de amido, resultando em uma batata frita mais crocante.

O formato e espessura ideal

A batata frita é uma delícia que agrada a muitos paladares, e para que ela fique perfeita, é importante escolher o formato certo.

O ideal é cortá-la em formato de palito, com uma espessura de cerca de 1 centímetro. Dessa forma, a batata frita fica crocante e dourada por igual, sem deixar o interior cru.

Essa espessura é apropriada, pois permite que o calor do óleo seja distribuído de maneira uniforme em toda a superfície da batata. Isso faz com que a batata fique dourada e crocante por fora, enquanto o interior fica macio e saboroso.

Preparo da batata antes de fritar

Se você é fã de batatas crocantes, é importante saber que retirar o excesso de amido é um passo crucial. O amido, uma substância presente nas batatas, é responsável por deixá-las molengas e pouco crocantes. Para as suas batatas ficarem perfeitas, é necessário eliminar esse excesso.

Uma maneira simples de fazer isso é deixando as batatas de molho na água por cerca de 5 minutos ou mais. Durante esse processo, o amido presente nas batatas se solta e é eliminado com a água.

É importante lembrar de trocar a água três vezes durante o processo para se livrar do amido que fica decantado no fundo da vasilha.

Após deixar as batatas de molho, é hora de secá-las. Utilize um pano limpo para retirar toda a umidade das batatas e garantir que elas fiquem crocantes.

Esse processo simples pode fazer toda a diferença no resultado final das suas batatas, deixando-as crocantes e deliciosas. Agora você está pronto para preparar as suas batatas perfeitas!

LEIA MAIS: 4 truques para acabar com o cheiro de fritura na sua cozinha receitas caseiras!

A temperatura ideal do óleo

O óleo precisa estar quente o suficiente para fritar a batata adequadamente, a uma temperatura de aproximadamente 180 °C.

Para verificar se está pronto, jogue um palito de batata no óleo e observe se muitas bolhas se formam rapidamente ao redor da batata. Caso ocorra, pode-se adicionar mais batatas para fritar.

O processo de fritura

Mexa a batata apenas duas vezes durante todo o processo de fritura. Mexer a batata constantemente fará com que ela fique molenga e encharcada.

Quando as batatas estiverem douradas, escorra o óleo em uma peneira ou cesto de fritura por cerca de um minuto e despeje-as sobre papel absorvente e polvilhe sal.

Seguindo essas dicas simples, é possível obter a batata frita perfeita.

Lembre-se de servir as batatas ainda quentes e desfrute de um acompanhamento delicioso para suas refeições.

Você gostou dessas dicas? Explore mais artigos aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.