Brazil Greece

»

»

Como não cair na malha fina do IR 2024? Veja as dicas!

| Em 04/03/2024 às 17:59
Freepik.

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 começa no próximo dia 15. E, se você não percebeu, até bancos e outras instituições financeiras iniciaram o envio dos informes de rendimento. Como tantos impostos e compromissos, sobretudo, no primeiro trimestre do ano, a pergunta que não quer calar é: como não cair na malha fina do IR?

Antes de tudo, o que é, exatamente, a malha fina? De modo geral, trata-se da análise mais detalhada que a Receita Federal faz dos dados da pessoa contribuinte. E acredite, todo ano, pelo menos 5% das pessoas caem nesse sistema quando o órgão detecta algum problema.

Mas, o que acontece se cair na malha fina? E como fazer para evitar que isso aconteça? É o que você vai descobrir, agora!

E se a Receita pegar o contribuinte na malha fina?

A princípio, a maioria das pessoas cai no pente fino da Receita por erros na declaração. Normalmente, isso se dá por omissão de dados ou envio incorreto. Por exemplo:

  • Declaração de valores ilegítimos
  • Omissão de rendimentos
  • Inclusão irregular de dependentes
  • Fraude de documentos enviados ao órgão
  • Preenchimento incorreto
  • Despesas médicas incorretas
  • Informações da fonte pagadora declaradas de forma inconsistente

Portanto, nem adianta tentar enganar a Receita porque, a cada ano, aprimora seu sistema justamente para flagrar esse tipo de situação. Mas, como a pessoa sabe se caiu na malha fina?

Primeiramente, saiba que a Receita não manda e-mail avisando. Sendo assim, o ideal é acompanhar o extrato da declaração pelo Centro Virtual de Atendimento (portal e-CAC).

Outra forma de saber é caso não receba a restituição do IR. E aí, o que fazer? Inicialmente, uma dica é enviar uma declaração retificadora ou, ainda, apresentar documentos que regularizem a situação.

Do contrário, o órgão aponta o valor da multa a ser paga que, geralmente, é bem pesada: vai de 150% a 225% sobre o imposto devido.

Leia mais: Declaração MEI 2024: os prazos, como fazer e quem deve enviar

Como não cair na malha fina do IR?

Bom, já viu que a multa pode ser bem pesada, caso não consiga regularizar sua situação junto à Receita, né? Por isso, o ideal é mesmo prevenir que o sistema lhe pegue.

Quando uma declaração cai na malha fina, significa que a Receita Federal encontrou alguma inconsistência nos dados, como erro no preenchimento, suspeita de fraude ou rendimento incompatível com a movimentação financeira. Para evitar contratempos, siga estas dicas:

  • Declare com atenção: preencha a declaração com cuidado, evitando erros de digitação e inserindo os valores exatos de itens como rendimentos, saldo em conta e valor de bens. Se der, tenha todas essas informações separadas ao preencher o documento.
  • Não omita informações: mesmo os rendimentos isentos de tributação (como poupanças, prêmios de seguro ou doações) precisam ser declarados.
  • Utilize a declaração pré-preenchida: esse modelo traz campos prontos com informações de fontes pagadoras, médicos, imobiliárias, entre outros. Assim, fica mais fácil não cair em erros.
  • Guarde comprovantes: tenha todos os comprovantes de receitas e despesas, caso precise comprovar alguma informação que foi declarada.
  • Antes de declarar o imposto, verifique quais são as deduções possíveis. Isso inclui gastos com saúde, educação, pensão alimentícia, entre outros.

Por fim, caso tenha alguma dificuldade no preenchimento, contrate um profissional para te ajudar. Certamente, fica bem mais barato do que pagar o imposto da malha fina, né?

Leia mais: Idosos agora podem viajar de ônibus de graça: veja como aproveitar

Atenção aos prazos!

Além de evitar cair na malha fina do IR, vale atentar-se ao prazo para não ficar sem declarar! A Declaração do Imposto de Renda 2024 deve ser entregue entre 15 de março e 31 de maio.

Veja, aqui, quem deve declarar e mais informações para não ter problemas futuros!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários