Como ser feliz com o que tem? 13 Dicas para ser feliz agora mesmo – Confira!

Parece clichê, mas o segredo da felicidade nada tem a ver com posses 

Você já parou para pensar que nunca estamos satisfeitos com nada? Isso acontece porque, na maior parte do tempo, condicionamos nossa própria felicidade a realizações ou aquisições. Por exemplo, perder peso, viajar ou conseguir aquela promoção no trabalho. Pois saiba que é possível e necessário saber como ser feliz com o que tem. 

Obviamente, estabelecer metas alcançáveis ​​e lutar por uma vida melhor não é pecado algum. Pelo contrário, são objetivos admiráveis. No entanto, colocar sua felicidade em espera até alcançar o que deseja pode levar a um ciclo interminável de insatisfação. Sempre haverá outro marco após superar o atual e nada será suficiente. 

Ou seja, embora não haja nada de errado em desejar mais da vida, é possível ser feliz com o que você tem atualmente. Sim, é algo desafiador, mas perfeitamente possível. 

Por que não somos felizes com o que temos?

A gente realmente precisa de mais para ser feliz? A primeira resposta tem a ver com as necessidades fisiológicas que, sim, devem ser satisfeitas para promover felicidade. Afinal, ninguém exposto a restrições é plenamente feliz, concorda? Isso significa que, antes de perseguir necessidades mais elevadas, as básicas devem ser satisfeitas.

Por outro lado, há pessoas que encontram maneiras de serem felizes, mesmo que suas necessidades básicas sejam atendidas apenas parcialmente. Isso mostra que realmente é possível ser feliz com menos (ainda que não justifique fechar os olhos para a desigualdade social e a miséria dos outros). 

A complexidade relacionada à felicidade vai além. Ao mesmo tempo em que é possível ser feliz com menos, o consumismo está ligado ao menor bem-estar. Porém, existe uma tendência humana em se adaptar aos altos e baixos da vida. Trata-se de um conceito conhecido como adaptação hedônica ou “a esteira hedônica”. 

Em 1971, os psicólogos Philip Brickman e Donald T. Campbell estudaram dois grupos: ganhadores de loteria e vítimas de acidentes paralisados. Com as pesquisas, descobriram que a euforia inicial experimentada pelos ganhadores da loteria não durou muito. Ou seja, o dinheiro não os fez mais felizes do que as vítimas paralisadas a longo prazo.

A explicação científica do efeito passageiro das experiências positivas é a esteira hedônica. É aquela sensação de esperar por algo, sentir-se em êxtase quando finalmente alcança e, depois, a felicidade se dissipa. O problema de precisar de mais para ser feliz é que fontes externas de felicidade não são solução permanente. 

Claro, a súbita onda de alegria é incrível no começo, mas como vimos, desaparece. Essa transitoriedade acaba se transformando no ciclo interminável de querer cada vez mais e manter o mesmo nível de satisfação. Isso não é apenas exaustivo, mas até insalubre.  

13 Dicas de como ser feliz com o que tem

Mas, e aí, se dinheiro, fama e sucesso não são garantia de felicidade, como ser feliz com o que tem? Quer ver como é simples?

Invista em seus relacionamentos

Uma das dicas de como ser feliz com o que tem é trabalhar na qualidade dos relacionamentos. Esteja realmente presente com seus entes queridos enquanto passa tempo com eles, deixando o telefone de lado para, de fato, curtir o momento. Fortaleça as conexões, prestando atenção ao que o outro fala, interagindo e demonstrando interesse. 

LEIA MAIS: Como Ser Um Casal Feliz? Veja 5 Atitudes Que Todo Casal Feliz Tem!

Seja grato

Quando falamos em felicidade, dificilmente escapamos dos clichês e praticar a gratidão é um deles. Afinal, esta é a maneira mais fácil e imediata de ser feliz com o que tem. Coisas boas acontecem todos os dias, só não prestamos atenção. Reconhecer tudo de bom que há em sua vida é benéfico para a saúde e resulta em maior felicidade.

Agradeça o fato de ter um emprego, a oportunidade de estudar, morar perto de sua família e amigos, ter filhos ou um pet e, mais ainda, de ser saudável! Pode ser um desafio, mas dá para começar por alguns hábitos simples: 

  • Anote tudo pelo que é grato antes de ir dormir, como se fosse em um diário de gratidão. 
  • Sempre que alguma coisa boa lhe acontecer, expresse sua gratidão, seja em voz alta ou apenas para você.
  • Diga a quem você ama as qualidades que mais aprecia na pessoa. 
  • Celebre cada vitória, por menor que ela seja. 
  • Agradeça a todos que lhe mostrem bondade.

Com pequenas ações, é possível absorver a gratidão simplesmente por existirmos. 

Cerque-se daquilo que te faz feliz

Além de praticar a gratidão, cerque-se de coisas que te fazem feliz. Gosta de flores? Plante ou compre as suas favoritas para colocar em casa. Passe um tempo com seu pet, curta seus hobbies, ligue para seus amigos…

LEIA MAIS: Como Ser Feliz Mesmo Com Problemas? Veja 6 Atitudes Para Uma Vida Plena!

Pare de se comparar com os outros

Todo mundo sabe que se comparar aos outros faz mal, mas não paramos de fazer isso, já percebeu? A coisa ficou ainda pior com as mídias sociais, lugar de felicidade plena – mas irreal. Lembre-se de que as pessoas normalmente compartilham apenas o que é bom, então, não tire postagens no Instagram como base para sua felicidade. 

Tente ser o mais minimalista possível

Para sermos felizes com menos, precisamos nos acostumar a ter menos. A verdade é que raramente precisamos de tudo aquilo que temos em casa. Então, que tal praticar o desapego e se desfazer daquilo que não usa? Não é apenas jogar fora, mas também doar a quem realmente precisa. 

Outra dica interessante é aderir ao consumo consciente, aproveitando melhor roupas e calçados em vez de simplesmente sair comprando.  

LEIA MAIS: Você Mais Feliz: 12 Hábitos Que Ajudam Na Saúde Mental Para Adotar Já!

Aceite que nada dura para sempre

Aceite que nada dura para sempre. Isso vai ajudar a não se apegar a tudo e a ser menos resistente às mudanças. Fazer as pazes com a impermanência também reduz o desejo pelos objetos materiais e, assim, sermos felizes com o que temos. Mais ainda, aprendemos a apreciar nossa vida, valorizar quem amamos e saborear cada pedacinho de felicidade.

Não se apegue ao passado

Como uma sequência da dica anterior, deixe o passado de lado, pois não é possível mudá-lo. Esqueça o que passou, como certas coisas poderiam ter sido diferentes e concentre-se no presente, naquilo que você ainda pode mudar. Aquele namoro não deu certo porque, literalmente, não era para ser! 

Os erros cometidos na carreira vieram para que você pudesse aprender com eles – e não repeti-los. Aventuras que não teve podem ser realizadas agora ou no futuro. As situações embaraçosas nas quais se envolveu podem render até boas risadas!

Conhece-te a ti mesmo

Como bem afirmou Sócrates, o autoconhecimento é a base para todos os conhecimentos acerca do mundo. Se você não se conhece, não é familiarizado consigo mesmo, realmente vai ser difícil ser feliz com sua vida como ela é. Para conhecer a verdadeira felicidade, você deve primeiro conhecer a si mesmo. 

Também funciona aproveitar sua própria companhia, sem depender dos outros. 

  • Vá ao seu restaurante favorito, visite aquela exposição que acabou de estrear ou simplesmente leia seu livro num lugar sossegado.
  • Escreva seus pensamentos e sentimentos para desenvolver a autoconsciência. Quanto mais autoconsciente você for, mais fácil será ser feliz com o que você tem.
  • Jogue! Pode ser as palavras-cruzadas do jornal, paciência, quebra-cabeças…

Aproveitar sua própria companhia te ajuda a se conhecer melhor. Ah, e vale até descobrir o seu cantinho da felicidade, aquele em que você se sente bem. 

LEIA MAIS: 

Explore atividades ao ar livre

Sempre que possível, faça atividades ao ar livre em vez de apenas ficar em casa. Dê uma volta no parque, marque um piquenique com um amigo, ande de bicicleta, vá às feiras da sua cidade. Você logo vai perceber seu humor melhorar. 

Resista às felicidades momentâneas

Aprender a querer menos é, de certa forma, aprender a resistir à gratificação instantânea, aquela que vem quando conseguimos o que queremos. Lembra da esteira hedônica? Pense bem, há vinte anos, comprar uma simples camiseta requeria um pouco mais de esforço – por vezes, o suficiente até para refletir se aquela peça era realmente necessária. 

Hoje, com o advento das compras online, sua fatura vem gigante, ao mesmo tempo em que sua felicidade rapidamente termina. Aprenda a resistir às pequenas tentações e se concentrar naquilo que realmente importa na sua vida. 

Foque no que importa

Aprendeu a resistir às tentações? Outra dica valiosa para aprender a ser feliz com o que tem é focar no que importa. Para isso, faça algumas perguntas simples: 

  • Quais são seus valores e prioridades?
  • Quais são seus grandes sonhos?
  • O que faz você se sentir vivo?

Pense nas respostas a essas perguntas sempre que sentir o desejo de “mais” e veja como isso muda sua perspectiva.

Seja otimista!

Mais um clichê que funciona! O otimismo é, em parte, genético e, também, aprendido. Não se trata de ignorar a realidade ou que coisas horríveis tenham acontecido, como perder um emprego. Mas, não se entregue ao sentimento de que nunca vai se recuperar daquilo. Pelo contrário, reconheça a oportunidade de superar esses desafios. 

Também ajuda cercar-se de pessoas otimistas e se afastar daqueles que só trazem sentimentos tóxicos. 

Aprenda a lidar com sentimentos negativos

Ok, a gente recomenda ser otimista, mas não dá para ser assim sempre! As emoções negativas aparecem e a gente precisa aprender a lidar com elas! Enfrente as emoções dolorosas, afinal, elas fazem parte do dia a dia – você só não pode nutri-las. Perceba que isso vai te ajudar a lidar com os problemas. 

LEIA MAIS:

É possível ser feliz com o que tem? Sim, o que não significa abandonar o desejo de ter mais na vida! Apenas não deposite sua felicidade nisso, pois posses, sucesso, riqueza ou fama não são tudo na vida. É fato que a felicidade requer prática, mas adotando pequenos hábitos, certamente ela virá. 

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais