Como ser feliz consigo mesmo? 10 dicas simples para mudar sua vida!

Formas de mudar sua concepção acerca de si mesmo e dos outros 

Você é feliz consigo mesmo? A gente raramente pensa sobre isso, já percebeu? Mesmo porque há tantas variáveis ​​envolvidas nisso que nosso nível de felicidade muda de dia para dia. Ainda que sejamos diferentes uns dos outros, algumas fórmulas são comuns para ajudar em como ser feliz consigo mesmo.

Ainda que a eterna busca pela felicidade não deva se tornar uma obsessão, é importante mudar nossa concepção acerca de nós mesmos, assim como dos outros. Consequentemente, seremos mais felizes, fazendo disso um processo contínuo. 

Então, trouxemos, a seguir, algumas dicas para ajudar na caminhada de como ser feliz consigo mesmo. Você verá que, ainda que tenhamos que melhorar em vários aspectos, é mais fácil do que imaginamos! 

LEIA MAIS: Xô, Tristeza! 9 Alimentos Que Irão Turbinar O Seu Humor!

10 dicas para ajudar a ser feliz consigo mesmo 

Abrace novas experiências 

Buscar novas experiências, como férias diferentes, passeios divertidos no parque, ir a shows únicos ajudam a enxergar o mundo em ângulos diversos. Isso pode ser feito sozinho ou com amigos.

Também é válido tentar atividades que te façam sentir completamente “absorvido”. Isso funciona devido ao estado mental conhecido como “fluxo”. São dicas de atividades como cozinhar, escrever, tocar, tricotar, pescar e velejar.

LEIA MAIS: Como Diminuir A Ansiedade De Forma Natural? 5 Dicas Simples Para Começar Hoje!

Medite 

A meditação reduz a ansiedade e a depressão, além de trazer benefícios para a saúde. Apenas dez minutos ajudam a aliviar a pressão arterial e os níveis de dor.

LEIA MAIS: 7 Alimentos Gostosos E Que Reduzem A Ansiedade! Confira!

Cultive uma rede de apoio 

Já viu como é bom ficar perto de pessoas às quais temos uma forte conexão? Por isso, sempre reserve um tempo para passar com a família e amigos, gente que, de fato, sempre irá te apoiar. Dá até para planejar uma viagem de final de semana!  

LEIA MAIS: Você É Feliz? Confira 4 Formas De Trazer A Felicidade Para O Seu Dia A Dia!

Ajude os outros 

Aquela premissa de que todo bem feito volta em dobro para nós é muito verdadeira! Quando sentimos empatia e ajudamos os outros, o efeito é imediato! Por isso, seja voluntário em alguma causa social ou até no apoio a uma pessoa próxima! Assim, você acaba tirando o foco de si mesmo e transfere para o mundo exterior.  

LEIA MAIS: Compulsão Por Doces: Confira 3 Mitos E Verdades E Se Livre Dela De Vez!

Evite julgar as pessoas 

Ninguém é perfeito, nem você!

E, caso não saiba, a felicidade está ligada à liberação de dopamina, substância que transporta sinais entre as células cerebrais.

O que isso tem a ver com julgamento? A crítica faz com que o sistema fornecedor de dopamina seja literalmente desligado e, consequentemente, nos tornamos mais infelizes e insatisfeitos. 

Pratique exercícios físicos regularmente 

Praticar exercícios físicos, principalmente ao ar livre, é excelente para a produção de endorfina, neuro-hormônio que reduz o estresse. Consequentemente, é ligada à felicidade. Além disso, a atividade física melhora o humor, a ansiedade e a qualidade do sono.

LEIA MAIS: 7 Alimentos Gostosos E Que Reduzem A Ansiedade! Confira!

Encontre prazer no seu trabalho 

Esqueça aquele ditado popular: “o trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar”.

Pode ser difícil, mas se você tem o privilégio de poder escolher, priorize uma carreira que realmente goste e trabalhe seus pontos fortes. 

Durma bem! 

Durma pelo menos sete horas, todas as noites. Isso fará uma grande diferença em sua energia, entusiasmo e felicidade geral ao longo do dia.

Além disso, para ajudar a pegar no sono, leia um livro, tome um banho quente ou beba uma xícara de chá quente antes de ir para a cama. 

LEIA MAIS: Qual É O Melhor Horário Para Fazer Exercício? Descubra Agora!

Aprenda a ser feliz consigo mesmo sem fazer nada

A verdade é que, mesmo que isso ajude a fazer mudanças tangíveis em sua vida, você não deveria ter que fazer nada para ser feliz consigo mesmo. Isso ocorreria naturalmente se percebesse seu próprio valor. 

Perceba que o que admite como falha, na verdade, é fruto de uma visão subjetiva, na maior parte das vezes, comparada a um padrão. Você se sente melhor consigo mesmo porque faz mudanças positivas e na sua própria autopercepção. 

LEIA MAIS: Alimentos Que Dão Acne: Veja 3 Alimentos Para Evitar E Não Sofrer Mais!

Resiliência 

Tenha a humildade de começar seu processo de onde está, e não de onde gostaria de começar. Assim, poderá um dia olhar para cima e ver que toda a sua vida mudou. Você ficará feliz consigo mesmo quando não atingir a perfeição, mas quando perceber que as coisas começaram a andar. 

A ideia de como ser feliz consigo mesmo é uma prática de evolução contínua. Não faça disso uma obsessão, mas com resiliência, conseguirá a sensação de felicidade, ainda que dia a dia.  

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais