Qual é o Melhor Horário Para Fazer Exercício? Descubra Agora!

Descobertas científicas que podem te ajudar a ser ainda mais fitness

Todo mundo sabe que fazer exercícios é essencial para manter a saúde do corpo e da mente. Porém, fica uma dúvida no ar: qual o melhor horário para fazer exercício?

Neste artigo vamos te mostrar o que a ciência diz a respeito!

Ficou curioso(a) para saber como melhorar a qualidade dos seus exercícios diários? Então, confira este artigo e saiba qual o melhor horário para fazer exercício.

Veja também: Queime Calorias Mais Rápido: Conheça Os 4 Exercícios Que Mais Emagrecem!

Existe um horário mais eficaz para fazer exercício?

Se você frequenta academia, já deve ter percebido que elas estão cheias durante o dia todo.

Isso porque, é claro, cada pessoa decide qual o melhor horário para se exercitar de acordo com sua rotina.

O que não está errado, já que o ideal é que você realize atividades físicas durante o dia, não importa o horário.

Porém, em relação ao turno ideal do dia, a verdade é que há prós e contras que devem ser considerados a respeito de cada período.

Portanto, confira a seguir!

Fazer Exercício Físico Pela Manhã?

Qual é o melhor horário para fazer exercício. Benefícios de se exercitar pela manhã.

Bem, aqui a grande vantagem é que você já vai começar o dia cheio(a) de endorfina e se sentindo bem por honrar com esse compromisso com você mesmo(a). O que te dará uma boa dose de auto-estima para o resto do dia!

Sem contar que encerrar com esse compromisso no início do dia te fará ficar livre mais tarde para aquele jantar ou para aquela saidinha.

Além disso, há diversos estudos que apoiam a prática de exercício físico neste horário.

Por exemplo, alguns concluíram que quem se exercita pela manhã aumenta o seu metabolismo ao longo do dia, além de reduzir os desejos por alimentos com calorias vazias.

Ainda, visto que a atividade física noturna pode prejudicar o sono, essa seria outra vantagem de se exercitar pela manhã.

Sem contar que a prática de atividade física logo pela manhã também foi associada a uma maior atividade da pessoa ao longo do dia, o que significa maior gasto calórico.

Por fim, a prática de exercício físico pela manhã pode aumentar a sua queima de gordura em até 20% que o normal.

Então, motivos para se exercitar pela manhã não faltam, né?

Mas, nem todo mundo tem essa disposição. E, se você acorda sem disposição, o seu desempenho no treino matinal pode ser reduzido. Portanto, neste caso, não será muito vantajoso a prática de atividade física neste horário.

LEIA MAIS: Quanto De Proteína Ingerir Por Dia Para Hipertrofia? Confira!

Fazer atividade física mais tarde?

Qual é o melhor horário para fazer exercício. Benefícios de se exercitar à tarde.

Porém, ao mesmo tempo, alguns pesquisadores descobriram que realmente existe um horário do dia mais adequado para fazer esportes, frequentar academias e se exercitar de modo geral.

De acordo uma pesquisa da Universidade Católica Austrália, o corpo humano apresenta melhores resultados após exercícios realizados no final de tarde.

Esse estudo trabalhou com 24 homens obesos e focou em dois principais índices da saúde humana: o colesterol e a glicemia.

Para investigar se existia de fato um horário melhor para fazer atividades físicas, esses homens receberam dietas ricas em gordura e foram divididos em 2 grupos.

O primeiro grupo fazia caminhadas em esteiras e outras atividades leves pela manhã, e o segundo fazia a mesma coisa, só que à tarde.

Então, o resultado foi que o grupo que praticava atividades durante a tarde conseguiu diminuir os impactos negativos da dieta rica em gordura com mais eficiência.

Leia também: Xô, Preguiça! Veja Agora Como Montar Uma Academia Em Casa!

Pico de eficácia à tarde

Há também estudos mostrando que o nosso corpo se encontra no seu pico de desempenho à tarde. Principalmente até cerca das seis da tarde. Pois é quando a nossa temperatura corporal está mais alta. Resultando em uma melhor força muscular e otimizando o desempenho.

Além disso, o uso de oxigênio muscular, além da resposta do seu corpo ao exercício, estarão no seu auge. Sem contar que o seu corpo já vai estar aquecido!

Porém, em alguns casos, pode ser que haja uma piora da sua qualidade do sono.

LEIA MAIS: Bombe Seus Resultados: 7 Dicas De Como Tomar Whey!

Então, qual o melhor horário para fazer exercício?

Qual é o melhor horário para fazer exercício.

Depende da sua rotina e das suas escolhas.

Pois, por mais que haja estudos indicando os benefícios potencializados ao se realizar atividade física à tarde, de nada adianta se isso não se encaixar na sua rotina.

Por exemplo, se você trabalhar o dia inteiro e chegar exausto em casa, provavelmente não terá energia suficiente para dar o seu máximo neste horário.

E quanto às refeições? Existe horário certo?

Bom, essa é uma questão que causa várias discussões entre nutricionistas e nutrólogos.

Ainda não existe um consenso sobre horários ideais para se alimentar. Pois, alguns especialistas acreditam que você deva seguir uma rotina alimentar para não perder massa muscular.

Enquanto outros acreditam que se deva comer apenas quando sentir fome.

Contudo, se você está tentando perder peso, pode se beneficiar do uso das fibras antes de fazer exercícios.

Confira abaixo!

Lembre-se de adicionar fibras às refeições

Muita gente não sabe, mas as fibras são muito importantes para quem está fazendo dieta ou tentando ter um estilo de vida mais saudável.

Além de acrescentar legumes e folhas verdes para acompanhar as suas refeições, procure ingerir bastante água durante o dia, para que a digestão funcione corretamente.

Assim, um bom funcionamento gástrico atrelado a atividades físicas ao final da tarde, podem te ajudar a perder peso mais rápido.

Gostou dessas dicas? Pois em nosso site você encontra mais artigos como esse. Clique aqui e confira!

LEIA MAIS: Não Sabe Qual Esporte Fazer? 5 Dicas Para Saber Qual É O Ideal Para Você!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais