Xô, preguiça! Veja agora como montar uma academia em casa! 

Itens indispensáveis de como treinar no conforto da sua casa

Confira aqui como montar uma academia em casa!

Todo mundo sabe que praticar exercícios físicos é primordial para a saúde. Mas, desculpas para escapar deles não faltam!

“Ah, não gosto de academia”, “está chovendo para a caminhada”, “acho hidroginástica desanimada”, e assim vai.  Porém, está na hora de enxotar essa preguiça com essas dicas de como montar uma academia em casa. 

De fato, nem sempre é a preguiça que nos impede de ir a uma academia. Mas a própria rotina mesmo.

Porém, não podemos nos descuidar da saúde e a boa notícia é que dá para treinar no conforto da sua casa. Mais ainda, no ritmo e horário que melhor se encaixar na sua rotina. 

LEIA MAIS: Não Sabe Qual Esporte Fazer? 5 Dicas Para Saber Qual É O Ideal Para Você!

É caro montar uma academia em casa?

Antes de tudo, a resposta para essa pergunta é… depende!

Pois, como você verá a seguir, montar a academia em casa depende do espaço que você tem, do tipo de exercício e, claro, do quanto pode investir.

Por exemplo, alguns aparelhos são realmente mais caros. Porém, condensam diferentes tipos de exercícios, economizando em dinheiro e espaço. 

LEIA MAIS: Quanto De Proteína Ingerir Por Dia Para Hipertrofia? Confira!

Como montar uma academia em casa? 

Como montar uma academia em casa.

Antes de partir para os aparelhos, é interessante avaliar alguns pontos ao planejar como montar uma academia em casa. Portanto, veja a seguir. 

Tenha acompanhamento especializado 

Primeiramente, não é porque você vai malhar em casa que precisa fazer tudo sem acompanhamento!

Então, primeiro, faça um check-up e confira se está tudo bem com sua saúde. Depois, avalie, com o profissional, qual é a sua meta: emagrecimento, ganho de massa muscular, hipertrofia? A partir daí, seu treino será melhor orientado. 

Inclusive, o profissional orientará quanto à compra dos equipamentos ideais. Por exemplo, iniciantes podem investir em acessórios simples que realizem mais de uma função. 

LEIA MAIS: Bombe Seus Resultados: 7 Dicas De Como Tomar Whey!

Cuide da alimentação 

Além disso, uma consequência da dica acima é cuidar da alimentação. Tanto para não dar aquela “branqueira” em cima da esteira quanto para surtir o efeito desejado. Portanto, um acompanhamento nutricional é fundamental para a prática de exercícios, mesmo em casa.  

Cuide da rotina 

Disciplina é tudo para manter o seu treino, mesmo longe da academia. Portanto, estabeleça horários para começar e terminar seu treino, dias da semana e até sua alimentação antes e pós-exercícios.  

LEIA MAIS: Queime Calorias Mais Rápido: Conheça Os 4 Exercícios Que Mais Emagrecem!  

Separe um cantinho da sua casa 

Além disso, não dá para montar sua academia em casa em qualquer lugar, não é? Então, separe um espaço, ainda que um canto da sala ou um cômodo, se puder. Por exemplo, caso tenha um quarto, você pode montar um pequeno fitness room. Se morar em casa, que tal organizar seus equipamentos ao ar livre?

Sabe o que também ajuda a manter seus equipamentos organizadinhos? Montar um armário ou prateleiras para guardá-los! Em casa divisória, você coloca halteres, colchonetes e até toalhinhas. Ainda, vale também dar uma personalizada, dando cara de academia mesmo ao seu espaço. Por exemplo, com espelhos, carpete e até uma musiquinha para animar.  

LEIA MAIS: Como Desinchar O Corpo De Forma Eficaz? Veja 3 Dicas E Alimentos!

Busque equipamentos de qualidade 

Desde bolas para pilates até estações, o que vale é investir em equipamentos de qualidade. Inclusive, isso diz respeito à sua própria segurança! Pois, um equipamento ruim pode simplesmente desmontar durante o uso.

Além disso, a depender do seu orçamento e espaço, não é preciso adquirir equipamentos gigantescos ou em grande quantidade.

Aqui, cabe a avaliação também do profissional que vai te orientar. Por exemplo, se gosta de se movimentar, invista em equipamentos aeróbicos. Ainda, se não quer “puxar ferro”, dê uma olhada em aparelhos funcionais, como esteiras e bicicletas. Por fim, não quer malhar, mas sim trabalhar mente e flexibilidade? Vá atrás de itens para ioga e pilates, por exemplo. 

LEIA MAIS: Musculação: Quantas Vezes Por Semana É O Ideal? Confira!

Dicas de itens e aparelhos para sua academia 

Como montar uma academia em casa.

  • Colchonete: básico, dá conforto na hora de fazer abdominais, apoio e outros exercícios, evitando lesões 
  • Kit de halteres: mais um item básico, o kit vem com halteres de diferentes pesos para acompanhar sua evolução
  • Extensor com peças de elástico: serve para praticar desde exercícios funcionais até yoga 
  • Barra: não, você não precisa instalar uma barra lá no meio da sala! Existem modelos anatômicos que podem ser instalados até no vão da porta. Depois, é só tirar após finalizar os exercícios
  • Roda larga para abdominais: viabiliza exercícios funcionais de alta performance, além de trabalhar cinco grupos musculares 
  • Bicicleta e esteira: indicados para a perda de peso e fortalecimento dos músculos
  • Cama elástica: super acessível, é excelente para a perda de peso, por isso, é adorada pelos praticantes de jump 

Outros itens 

  • anilhas vazadas de ferro fundido 
  • kit de barras para halteres
  • banco regulável
  • gaiola de musculação 
  • leg press 
  • cadeira extensora 
  • estação de musculação (treina costas, bíceps e peito) 
  • transport elíptico 
  • caneleiras

Sim, a lista de equipamentos é extensa. Mas, caso o orçamento esteja apertado, vale começar pelos itens mais básicos. Por exemplo, quando planejar e pesquisar como montar uma academia em casa, mulheres podem começar pelo par de caneleiras, kit de halteres, colchonetes e minbands. Por outro lado, homens podem investir nos halteres e caneleiras. 

Então, agora que você já sabe como montar uma academia em casa, não dá para arranjar desculpas para não mexer esse corpo, né? 

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais