Você empreendedor(a)! Como ter seu negócio pagando menos impostos?

Veja como ser um MEI

Certamente, você já ouviu falar sobre a oportunidade de ser um MEI. Mas, será que você sabe o que realmente isso significa e o que pode ganhar com isso? Será que vale a pena ser MEI? Bem, este artigo é justamente para esclarecer as principais dúvidas sobre o MEI, entre elas: como ser e quem pode usufruir dessa modalidade empresarial.

Portanto, se você tem interesse sobre o tema, ou ficou curioso(a) sobre o assunto, não deixe de conferir o texto na íntegra!

O que é e para que serve?

A sigla em questão significa Microempreendedor Individual e essa modalidade é direcionada para pessoas com pouco capital que desejam iniciar um negócio.

Além disso, o Mei serve como uma ferramenta para facilitar as transações e diminuir as burocracias relacionadas ao comércio e pequenos negócios. Ter um MEI é uma forma mais rápida e barata de entrar no mercado. Porém, é importante lembrar que o MEI possui um teto de arrecadação anual. Ou seja, existe uma regulação para que outros empreendedores não tentem se aproveitar dos benefícios do MEI.

LEIA MAIS: Limite De Faturamento Do MEI Irá Mudar Em 2023? Veja As Alterações Previstas!

Quem pode ser MEI?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o MEI, pode estar se perguntando quem pode ter acesso a esse benefício. Bom, para isso é preciso seguir alguns requisitos, como:

  • Não ser funcionário público federal;
  • Caso seja funcionário público estadual, ou municipal, deverá verificar o regimento estatutário específico;
  • Não ter posse ou sociedade outra empresa;
  • Não ter nem abrir filial
  • Pode contratar no máximo um funcionário que receba até o piso mínimo da categoria ou 1 salário mínimo;
  • Faturar no máximo R$81 mil (em 2022).

Além disso, há alguns benefícios que são cancelados quando você vira MEI, para mais informações, você pode conferir no Portal Oficial.

Como abrir um MEI?

Para abrir, é preciso que a pessoa interessada e responsável siga este passo a passo:

  • Entre no site oficial Gov.br;
  • Faça o login com o seu CPF e senha, caso não tenha, basta fazer o cadastro;
  • Na página Portal do Empreendedor encontre a ficha de castro e complete-a;
  • Pronto! Agora você só precisa esperar a sua solicitação ser aceita para possuir seu cadastro.

Ao fazer o MEI, é preciso se atentar às taxas cobradas mensal e anualmente para não correr o risco de perder o benefício.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais