Brazil Greece

»

»

Conheça os seis melhores destinos do mundo para veganos e vegetarianos!

| Em 06/01/2023 às 18:15

Os movimentos relacionados ao fim do consumo de carne ou a qualquer alimento de origem animal crescem por todo o mundo. Seja por questões ambientais, de saúde ou, principalmente, respeito à vida animal, a filosofia encontra cada vez mais adeptos. Se é um deles, saiba quais são os melhores destinos para quem é vegano ou vegetariano. 

Antes de mais nada, é preciso esclarecer os dois conceitos. Vegetarianismo é a filosofia de não comer carne de qualquer tipo, seja bovina, aves, peixes ou frutos do mar. O veganismo, por sua vez, exclui qualquer produto de origem animal, seja comida, higiene, limpeza e roupas. 

A estimativa é de que haja, pelo menos, 79 milhões de veganos em todo o mundo. Uma tendência que acompanha o vegetarianismo. E, para atender a todas essas pessoas, é preciso haver destinos que sejam perfeitamente adaptados ao seu modo de vida. 

6 melhores destinos para quem é vegano ou vegetariano

Um dos maiores desafios de vegetarianos e veganos é encontrar locais com opções sem carne ou produtos que não sejam de origem animal. Pela falta, muitas vezes apelam para um prato bem mais simples. Mas, há destinos ideais para este público. Veja: 

Paris

Sim, no geral, os franceses adoram carne, mas a capital, Paris, conta com bom número de restaurantes vegetarianos e veganos. Embora não estejam nas rotas turísticas mais tradicionais, com breves pesquisas encontra-se verdadeiras joias da culinária. Mais ainda, situadas em bairros que merecem uma visita demorada.  

Leeds

O Reino Unido, em si, está gradualmente aderindo ao veganismo ou vegetarianismo. Principalmente entre os mais jovens, na faixa etária dos 16 a 24 anos. Em Leeds, por exemplo, uma cidade universitária, há excelentes opções de restaurantes com cardápios bem variados. 

Doha

O país da Copa de 2022, Qatar, é um dos melhores destinos para vegetarianos e veganos. Muito disso vem da influência asiática, indiana e as restrições religiosas. Só para ilustrar, o homus e falafel são alimentos básicos, junto ao arroz e curry vegetariano. 

Doha, por exemplo, absorveu o vegetarianismo e, com isso, tem excelentes opções de cafés e restaurantes sem carne no cardápio. 

LEIA MAIS: Nada Nutritivos! Descubra Quais São Os Países Que Possuem As PIORES Dietas!

Bali

A ilha indonésia é majoritariamente budista e adota uma filosofia de paz e serenidade. Por isso, é natural que o vegetarianismo seja tão praticado por lá, um destino conhecido pelos retiros espirituais. 

Além disso, a culinária indonésia tem vertentes mais saudáveis, tanto nos restaurantes quanto em comida de rua. Sendo assim, é um dos melhores destinos para quem é vegetariano ou vegano. 

Melbourne

Como assim, uma cidade australiana entre os melhores destinos para vegetarianos e veganos? Apesar de verdadeiros amantes da carne, os australianos também vêm aderindo ao vegetarianismo e veganismo. Tanto que já restaurantes fast-food totalmente veganos em Melbourne. Cosmopolita, a cidade tem ótimos restaurantes asiáticos e massas italianas. 

LEIA MAIS: Em Quais Países Eu Posso Tomar Água Da Torneira? Veja Aqui As Proibições!

Delhi

O fato é que a Índia tem quase metade da população seguindo uma dieta sem carne. Embora seja um pouco mais difícil encontrar cozinhas veganas, o país é provavelmente um dos mais vegetarian friendly da lista. 

Em Delhi, a capital, há mais opções de comida de rua, cafés ou restaurantes elegantes, com itens deliciosos no cardápio, como curry vegetariano. 

Outros países para vegetarianos e veganos

Ainda que não sejam nações que aboliram, por completo, alimentos feitos com carne ou produtos sem origem animal, podemos citar alguns destinos em que esse tipo de refeição seja mais fácil. Veja: 

  • Espanha, cuja população vem reduzindo drasticamente o consumo de carne 
  • Suécia, com 10% da população autodeclarada vegana ou vegetariana 
  • Israel, com estimativa de 300 mil pessoas veganas 
  • Alemanha, país com sete milhões de vegetarianos e uma cadeia de restaurantes, a Veganz
  • Estados Unidos, com 36% da população reduzindo o consumo de carne 
  • Nova Zelândia, país que vê o consumo de carne cair por questões ambientais, de saúde e redução do sofrimento animal   

No Brasil, embora não haja dados oficiais, estima-se que quase 10% da população tenha aderido ao vegetarianismo e veganismo. São Paulo, por exemplo, tem excelentes opções com cardápios para este público.    

E você, conhece algum dos destinos para quem é vegano ou vegetariano? Pretende visitar algum deles, graças ao respeito ao modo de vida desta parcela considerável da população?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest