5 curiosidades incríveis sobre o vinho que você ainda não conhecia

Muitas pessoas têm o vinho como bebida preferida. Mas, para além do sabor único, ela também é cheia de curiosidades.

O vinho é uma bebida que remonta a milhares de anos de história e tradição, sendo apreciado em diversas culturas ao redor do mundo. Mas, além disso, há uma história rica e cheia de fatos interessantes sobre o vinho que tornam essa experiência de degustação ainda mais especial. Por isso, listamos algumas coisas que talvez você queira descobrir.

Curiosidades sobre o vinho que você ainda não conhecia

1. Origens do nome

Você já se perguntou como o vinho recebe seu nome? Bem, dependendo de onde é produzido, pode ser nomeado conforme a variedade de uva ou a região em que é feito.

LEIA MAIS: 5 Melhores Vinhos Barricados Cabernet Sauvignon que valem cada centavo

2. Os recipientes

As garrafas modernas, tão comuns hoje em dia, foram inventadas por Sir Kenelm Digby por volta de 1600. Antes disso, o vinho era armazenado em sacos de animais, como pele de cabra, o que era menos eficiente. Elas tornaram possível envelhecer a bebida e impulsionaram o comércio internacional.

3. Diversidade de uvas

No mundo todo, existem cerca de 10.000 variedades de uvas usadas para fazer vinho. Algumas são bem conhecidas, como Chardonnay.

Além disso, ao contrário de outras bebidas alcoólicas, elas podem se transformar no vinho por si mesmas. Devido à sua composição química natural, não é necessário adicionar açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes ao processo de fermentação.

4. Várias cores

A mais famosa, claro, é a vermelha. Porém, o vinho é uma bebida que possui diversos tipos de cores. Existem rosés e até mesmo laranjas.

Se você é um entusiasta e gosta de se aventurar nesse mundo, vale muito a pena fazer uma viagem para alguma vinícola específica e aprender mais sobre o processo. Além de, claro, participar de uma boa degustação.

LEIA MAIS: Rolha difícil de tirar? Veja a forma mais fácil de abrir o vinho sem quebrar a rolha

5. A arte de degustar

O olfato é um sentido fundamental ao apreciá-lo. Na degustação, rodopiar e cheirar o vinho é uma prática comum, pois o aroma desempenha um papel essencial no sabor da bebida.

você pode gostar também