Os quatro maiores segredos de Petra são revelados e você vai querer saber

Explore curiosidades e mistérios por trás deste nome enigmático

Arqueólogos e pesquisadores de várias disciplinas trabalham até hoje para desvendar os segredos da antiga cidade de pedra, Petra, localizada na Jordânia, que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Embora amplamente conhecida, há ainda muitos mistérios a serem descobertos nesta cidade incrível. Abaixo estão cinco curiosidades sobre Petra.

Petra era verde

O sistema engenhoso desenvolvido em Petra, embora a cidade estivesse localizada no meio do deserto em seus tempos áureos (aproximadamente de 200 a.C. a 100 d.C.), permitiu que ela fosse descrita em fontes antigas como verde e sem escassez de água. Assim, com apenas poucas reservas de água disponíveis, a cidade de cerca de 260 quilômetros quadrados era abastecida graças a esse sistema.

Arqueólogos e pesquisadores de recursos hídricos estudam esse sistema para entender como ele pode conter conhecimentos importantes para os dias atuais, já que muitas regiões do mundo enfrentam atualmente seca e escassez de água.

LEIA MAIS: 6 descobertas recentes sobre o Egito que irão te deixar de cabelo em pé

Petra é mais do que um mausoléu esculpido na rocha

Petra não era apenas um mausoléu famoso pelas suas fachadas esculpidas em rocha, mas também uma importante cidade comercial localizada num cruzamento de rotas de caravanas que ligavam a Síria e o sul da Arábia ao Mar Mediterrâneo.

O povo nabateu, anteriormente nômade, se estabeleceu na região da cidade no século III a.C. Desde 1985, a UNESCO classifica Petra como Patrimônio Cultural da Humanidade.

LEIA MAIS: 4 melhores lugares para se aposentar com uma ótima qualidade de vida

O europeu que voltou a colocar Petra no mapa

Em 1812, Johann Ludwig Burckhardt, um viajante suíço, descobriu as ruínas da lendária cidade oásis de Petra, que havia sido perdida por mais de 1.200 anos.

A Associação Africana Britânica publicou seus relatos de viagem em inglês entre 1819 e 1831. Em Os Sete Pilares da Sabedoria, Thomas Edward Lawrence, mais conhecido como Lawrence da Arábia, descreveu Petra como “o lugar mais magnífico do mundo” mais de 100 anos depois.

A exploração arqueológica das ruínas começou na década de 1920 e continua até hoje.

Mais maldição do que bênção?

Embora o turismo tenha tornado Petra famosa em todo o mundo, ele tem sido tanto uma bênção quanto uma maldição. Com quase um milhão de visitantes por ano, o sítio corre o risco de ser prejudicado pela pressão turística.

De fato, Petra está atualmente na lista de patrimônios mundiais em perigo da World Monument Fund (WMF). WMF é uma organização que se dedica a preservar sítios e monumentos culturais importantes.

Você gostou de conhecer essas curiosidades sobre Petra? Explore mais artigos aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também