Dia dos Namorados: origem grega e seu segredo na Grécia Antiga

Um grego te conta!

O Dia dos Namorados é uma data especial celebrada em todo o mundo, mas você sabia que sua origem remonta à Grécia Antiga? Embora a versão moderna da comemoração se associe a São Valentim, um santo cristão, a verdadeira origem está na antiga Grécia. E, para você que ainda não sabe, a data da celebração é no dia 14 de fevereiro. Então, agora já tem uma desculpa para mais uma comemoração, além do dia 12 de junho.

A origem do Dia dos Namorados na Grécia Antiga

Na Grécia antiga, havia uma festividade chamada “Anthesteria”, que era celebrada no mês de fevereiro. Assim, durante essa festa, os gregos homenageavam Dionísio, o deus do vinho e da fertilidade. Além disso, acredita-se que durante o “Anthesteria”, jovens solteiros se reuniam para participar de um sorteio que determinava seus parceiros românticos para o ano seguinte.

Essa tradição era chamada de “loteria do amor” e era uma forma de encorajar a união e a procriação. Então, os casais formados durante o sorteio eram considerados abençoados pelos deuses e acreditava-se que teriam um relacionamento feliz e próspero.

Assim, com o passar do tempo, essa tradição se espalhou para outras culturas e a adaptaram de diferentes maneiras. No século V, a Igreja Católica tentou substituir a festa pagã do “Anthesteria” pelo Dia de São Valentim. Essa era uma homenagem a um santo martirizado por casar casais em segredo.

Apesar da tentativa da Igreja Católica de cristianizar a celebração, muitos elementos da tradição grega permaneceram. A ideia de escolher um parceiro romântico por meio de um sorteio ainda é uma prática comum em muitos países durante o Dia dos Namorados.

Leia mais: Qual é a relação do Cupido da mitologia grega com o Dia de São Valentim?

A história de Eros e Psiquê

Além disso, a Grécia também é conhecida por sua história de amor lendária, como a história de Eros e Psiquê. Eros, o deus do amor, se apaixonou por uma mortal chamada Psiquê. Sua história de amor é um dos contos de amor mais belos da mitologia grega.

Hoje em dia, comemora-se o Dia dos Namorados de diferentes maneiras em todo o mundo. Por exemplo, na Grécia, as pessoas trocam presentes, flores e cartões românticos. Além disso, restaurantes e hotéis oferecem pacotes especiais para casais e há festas e eventos temáticos por toda parte.

Embora a origem grega do Dia dos Namorados possa ter se transformado ao longo dos séculos, a essência de celebrar o amor e a união continua sendo o cerne dessa data especial. Independentemente de como você escolha celebrar o Dia dos Namorados, lembre-se de que o amor é uma força poderosa que é capaz de vencer tudo.

você pode gostar também