Perder peso depois dos 40 anos pode ser um desafio para muitas mulheres. À medida que envelhecemos, nosso metabolismo tende a desacelerar e a composição corporal pode mudar devido a fatores hormonais e outras mudanças físicas.
Além disso, é muito provável que sua rotina mude e você acabe realizando menos atividades físicas e ficando um pouco mais estressada, por isso, é necessário englobar muitos hábitos específicos do seu contexto na hora de te ajudar nesse caminho. Por isso, listamos algumas dicas que podem te ajudar.
4 melhores dicas para perder peso após os 40
1. Realize exames e mantenha uma rotina saudável
Consultar um médico regularmente permite identificar possíveis problemas de saúde e receber orientações personalizadas. Exames de sangue, como perfil lipídico e glicemia, são importantes para avaliar os níveis de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue, que podem estar relacionados ao ganho de peso.
Juntamente com os exames, manter uma rotina saudável é fundamental. Isso envolve adotar uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e com calorias adequadas às necessidades individuais. Além da alimentação, é essencial manter-se ativa.
LEIA MAIS: 10 dicas infalíveis para ser feliz durante a semana de trabalho
2. Não fique muito tempo sem comer
À medida que envelhecemos, nosso metabolismo tende a desacelerar, tornando ainda mais importante garantir um aporte regular de nutrientes ao longo do dia. Ficar longos períodos sem comer pode levar a uma série de consequências indesejadas.
Em primeiro lugar, o corpo pode entrar em modo de conservação de energia, reduzindo o ritmo metabólico como uma resposta à falta de alimentos, tornando a perda de peso mais difícil.
Além disso, longos períodos de jejum podem levar a picos e quedas extremas nos níveis de açúcar no sangue, resultando em fadiga, irritabilidade e até mesmo compulsão alimentar posteriormente.
3. Entenda o momento que você está vivendo
A menopausa é uma fase natural da vida das mulheres que geralmente ocorre após os 40 anos. É um período marcado por mudanças hormonais significativas, em que os níveis de estrogênio diminuem gradualmente, resultando em uma série de repercussões no corpo e na saúde.
LEIA MAIS: 4 hábitos que engordam: qual deles você tem?
4. Gerencie o estresse
Quando estamos estressados, o corpo libera hormônios como o cortisol, que podem levar ao aumento do apetite, especialmente por alimentos ricos em açúcar e gordura. Além disso, pode levar a hábitos alimentares emocionais, como comer em excesso ou fazer escolhas menos saudáveis.
0 comentários