Brazil Greece

»

»

Dieta atlântica ou mediterrânea: afinal, qual é a melhor para você?

| Em 18/03/2024 às 16:50

Muito se fala sobre a dieta mediterrânea. Mas, você já ouviu falar sobre a dieta atlântica?

A dieta atlântica, uma abordagem tradicional de alimentação em algumas regiões da Espanha e Portugal, tem ganhado atenção por suas qualidades nutricionais e benefícios à saúde. Inclusive, semelhante à famosa dieta mediterrânea, ela enfatiza o consumo de verduras, frutas, cereais integrais, legumes, e azeite de oliva. Além disso, prioriza peixes e mariscos, pão, batatas, leite e queijo. Enquanto restringe a ingestão de carne e vinho.

Quais são os benefícios da dieta atlântica?

Dentre seus principais benefícios, destaca-se o aporte equilibrado de proteínas, uma melhor distribuição das gorduras com ênfase nos ácidos graxos ômega-3, contribuindo para um estado de homeostase no organismo. Esse equilíbrio pode ser benéfico para a saúde e recuperação em atividades físicas.

Além disso, a dieta atlântica pode ser superior à mediterrânea devido à ausência de tóxicos, como o álcool presente no vinho, e pelo uso de métodos de cozimento que preservam os nutrientes dos alimentos, evitando a formação de compostos nocivos como a acrilamida, que é gerada ao submeter carboidratos a altas temperaturas.

Ademais, os métodos de cozimento preferidos nesta dieta incluem grelhar, assar, cozinhar em água e cozinhar no vapor, buscando preservar a integridade nutricional dos alimentos. É importante evitar frituras e rebozados para otimizar a composição corporal e reduzir o risco de doenças crônicas.

Ademais, em termos de diferenças fundamentais entre a dieta atlântica e a mediterrânea, uma delas é a fonte de carboidratos. Enquanto a dieta mediterrânea prioriza o consumo de macarrão, a atlântica enfatiza o consumo de batatas como alimento básico.

No entanto, ambas as dietas são ricas em frutas, verduras e fitoquímicos, aproveitando os produtos de temporada, o que é benéfico tanto nutricionalmente quanto ecologicamente.

Leia mais: 7 coisas chocantes que aconteciam na Grécia Antiga

Qual é a melhor?

Antes de mais nada, ambas as dietas têm benefícios para a saúde e são sustentáveis a longo prazo. Portanto, a escolha entre a Dieta Atlântica e a Dieta Mediterrânea depende das preferências individuais e da disponibilidade de alimentos em cada região. Na verdade, o mais importante é adotar uma alimentação equilibrada. Ou seja, uma que seja rica em alimentos frescos e minimamente processados, independentemente da dieta que escolher.

Além disso, recomenda-se sempre consultar um profissional de saúde ou nutricionista antes de iniciar qualquer dieta, para garantir que ela atenda às suas necessidades individuais. Lembre-se de que a adesão a uma dieta saudável deve ser acompanhada por um estilo de vida ativo e equilibrado.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários