Brazil Greece

»

»

Dieta mediterrânea na sua mesa: veja como adaptá-la ao cardápio brasileiro

| Em 22/09/2023 às 12:00

A dieta mediterrânea é amplamente reconhecida como uma das melhores opções para promover a saúde em todo o mundo, sendo especialmente benéfica para o coração.

Ela se baseia nas práticas alimentares tradicionais dos países que circundam o Mar Mediterrâneo e é caracterizada pela ênfase em alimentos naturais e minimamente processados.

No entanto, como podemos adaptar essa dieta rica em nutrientes e sabor à realidade do cardápio brasileiro?

Adapte a dieta mediterrânea ao cardápio brasileiro

Adaptar a dieta mediterrânea ao cardápio brasileiro não apenas pode melhorar sua saúde, mas também pode proporcionar uma experiência culinária deliciosa.

Lembre-se de que a chave está em equilibrar os grupos de alimentos e fazer escolhas conscientes para criar um estilo de vida mais saudável e saboroso.

Enfatize o azeite extravirgem

O azeite de oliva extravirgem é uma pedra angular da dieta. O segredo é que ele possui muitos ácidos graxos monoinsaturados. Portanto, é ótimo para a saúde do coração. Ao substituir outras gorduras menos saudáveis na culinária brasileira pelo azeite de oliva extravirgem, você estará incorporando um elemento chave dessa dieta.

Leia mais: 4 alimentos ricos em carboidratos, mas cheios de benefícios para o seu corpo

Aumente o consumo de frutas e vegetais

Na dieta mediterrânea, o consumo de frutas e vegetais é alto. No Brasil, temos uma abundância de frutas tropicais e vegetais frescos. Aproveite essa vantagem e inclua uma variedade de frutas e vegetais coloridos em suas refeições diárias.

Priorize os cereais integrais

Assim como na dieta mediterrânea, os cereais integrais são uma excelente escolha no cardápio brasileiro. Troque o arroz branco por arroz integral, escolha massas integrais e pães de grãos inteiros para colher os benefícios nutricionais desses alimentos.

Reduza os produtos industrializados

Um dos princípios-chave da dieta mediterrânea é evitar produtos industrializados. Isso significa reduzir o consumo de comida congelada, enlatados, biscoitos, guloseimas e outros alimentos processados. Opte por refeições caseiras e evite o excesso de aditivos e conservantes.

Leia mais: 5 melhores dicas do mediterrâneo para você viver bem mais

A dieta adaptada para o Brasil

Pesquisadores brasileiros têm trabalhado na adaptação da dieta mediterrânea para a realidade local, tornando-a mais acessível e atrativa aos paladares brasileiros. Eles dividiram os alimentos nas três cores da bandeira do Brasil:

Verde (Alimentos Básicos): Inclui legumes, verduras, frutas, grãos integrais e azeite de oliva.

Amarelo (Alimentos de Consumo Moderado): Contempla proteínas magras como peixes e frango, laticínios com baixo teor de gordura, nozes e sementes.

Azul (Alimentos de Consumo Ocasional): Engloba doces, carnes vermelhas e produtos industrializados. Faça o consumo desses itens com moderação.

Chegamos ao fim deste artigo! Confira várias outras notícias semelhantes a esta aqui no Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest