Brazil Greece

»

»

Dieta mediterrânea na sua mesa: veja como adaptá-la ao cardápio brasileiro

| Em 22/09/2023 às 12:00

A dieta mediterrânea é amplamente reconhecida como uma das melhores opções para promover a saúde em todo o mundo, sendo especialmente benéfica para o coração.

Ela se baseia nas práticas alimentares tradicionais dos países que circundam o Mar Mediterrâneo e é caracterizada pela ênfase em alimentos naturais e minimamente processados.

No entanto, como podemos adaptar essa dieta rica em nutrientes e sabor à realidade do cardápio brasileiro?

Adapte a dieta mediterrânea ao cardápio brasileiro

Adaptar a dieta mediterrânea ao cardápio brasileiro não apenas pode melhorar sua saúde, mas também pode proporcionar uma experiência culinária deliciosa.

Lembre-se de que a chave está em equilibrar os grupos de alimentos e fazer escolhas conscientes para criar um estilo de vida mais saudável e saboroso.

Enfatize o azeite extravirgem

O azeite de oliva extravirgem é uma pedra angular da dieta. O segredo é que ele possui muitos ácidos graxos monoinsaturados. Portanto, é ótimo para a saúde do coração. Ao substituir outras gorduras menos saudáveis na culinária brasileira pelo azeite de oliva extravirgem, você estará incorporando um elemento chave dessa dieta.

Leia mais: 4 alimentos ricos em carboidratos, mas cheios de benefícios para o seu corpo

Aumente o consumo de frutas e vegetais

Na dieta mediterrânea, o consumo de frutas e vegetais é alto. No Brasil, temos uma abundância de frutas tropicais e vegetais frescos. Aproveite essa vantagem e inclua uma variedade de frutas e vegetais coloridos em suas refeições diárias.

Priorize os cereais integrais

Assim como na dieta mediterrânea, os cereais integrais são uma excelente escolha no cardápio brasileiro. Troque o arroz branco por arroz integral, escolha massas integrais e pães de grãos inteiros para colher os benefícios nutricionais desses alimentos.

Reduza os produtos industrializados

Um dos princípios-chave da dieta mediterrânea é evitar produtos industrializados. Isso significa reduzir o consumo de comida congelada, enlatados, biscoitos, guloseimas e outros alimentos processados. Opte por refeições caseiras e evite o excesso de aditivos e conservantes.

Leia mais: 5 melhores dicas do mediterrâneo para você viver bem mais

A dieta adaptada para o Brasil

Pesquisadores brasileiros têm trabalhado na adaptação da dieta mediterrânea para a realidade local, tornando-a mais acessível e atrativa aos paladares brasileiros. Eles dividiram os alimentos nas três cores da bandeira do Brasil:

Verde (Alimentos Básicos): Inclui legumes, verduras, frutas, grãos integrais e azeite de oliva.

Amarelo (Alimentos de Consumo Moderado): Contempla proteínas magras como peixes e frango, laticínios com baixo teor de gordura, nozes e sementes.

Azul (Alimentos de Consumo Ocasional): Engloba doces, carnes vermelhas e produtos industrializados. Faça o consumo desses itens com moderação.

Chegamos ao fim deste artigo! Confira várias outras notícias semelhantes a esta aqui no Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários