Brazil Greece

»

»

6 ditados populares que muita gente fala, mas não sabe o significado

| Em 12/07/2023 às 17:45

A língua portuguesa possui uma riqueza de palavras, gírias e ditados que estão presentes no dia a dia dos falantes. Os ditados populares são expressões que permeiam nossa linguagem cotidiana, transmitidas de geração em geração. Muitas vezes, usamos essas expressões sem compreender seu significado original.

Está pronto para desvendar equívocos nos ditados populares aos quais estamos habituados? Confira as correções e compreenda o verdadeiro significado por trás dessas expressões!

6 ditados que as pessoas falam desconhecendo seus significados

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão

Na famosa frase “batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”, encontramos uma pequena distorção. Originalmente, a expressão era “batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”.

Cuspido e escarrado

Outro ditado com uma interpretação equivocada é “cuspido e escarrado”. Costumamos usá-lo para descrever semelhanças entre pais e filhos, mas o correto é “esculpido em Carrara”.

Carrara é um tipo de mármore que, quando esculpido, pode se assemelhar à pessoa retratada.

LEIA MAIS: 4 nomes lindos e marcantes que estão em alta em 2023

Quem não tem cão, caça com gato

Em relação ao ditado “quem não tem cão, caça com gato”, a forma correta é “quem não tem cão, caça como gato”. Essa expressão indica que a pessoa passa a caçar sozinha, assim como os gatos caçam de maneira independente.

São ossos do ofício

Já no ditado “são ossos do ofício”, há uma pequena confusão. O correto é “são ócios do ofício”, ou seja, momentos de folga do trabalho.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Na frase popular “hoje é domingo, pé de cachimbo”, encontramos outra distorção. A expressão correta é “hoje é domingo, pede cachimbo”.

LEIA MAIS: As 5 palavras mais longas do mundo e o que elas significam: sabe falar alguma?

Esse menino não para quieto, parece que tem bicho-carpinteiro

Por fim, no ditado “esse menino não para quieto, parece que tem bicho-carpinteiro”, a forma correta é “esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro”.

Embora exista o bicho-carpinteiro, um tipo de verme que pode afetar crianças, a expressão original se refere a ter um “bicho” por todo o corpo.

Ao desvendar essas distorções nos ditados populares, percebemos como algumas expressões foram adaptadas ao longo do tempo.

No entanto, conhecer o significado original nos ajuda a compreender melhor as mensagens transmitidas por essas expressões populares, resgatando a essência cultural por trás delas.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Quem nunca soltou um desabafo sobre o trânsito, o calor insuportável ou aquela fila que parece não andar nunca? Reclamar é humano. É uma forma de aliviar o estresse, dividir frustrações e buscar um pouco de compreensão. Mas quando o ato de reclamar deixa de ser...

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

Em muitas situações do dia a dia, a forma como nos comunicamos pode determinar o rumo de uma conversa, o sucesso de um projeto ou até a qualidade dos nossos relacionamentos. No trabalho, por exemplo, saber se expressar com clareza e empatia faz diferença direta na...

5 truques para conservar a alface crocante por mais tempo

5 truques para conservar a alface crocante por mais tempo

Quem nunca comprou um maço de alface para preparar aquela salada crocante e, poucos dias depois, encontrou as folhas murchas e sem vida na geladeira? Isso é mais comum do que parece. A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, é possível conservar a alface...

Qual é a energia da sua casa, segundo a numerologia?

Qual é a energia da sua casa, segundo a numerologia?

Você já parou para pensar que o número da sua casa pode revelar mais do que apenas um endereço? Segundo a numerologia, cada imóvel carrega uma vibração própria, capaz de influenciar o comportamento, as emoções e até os relacionamentos de quem vive ali. Essa prática,...

Conheça o restaurante-café que traz um pouco de Londres para Brasília

Conheça o restaurante-café que traz um pouco de Londres para Brasília

Você sabia que em Brasília existe um café e restaurante que vai te levar direto para Londres, lugar em que eu morava antes de mudar para o Brasil? Sim, estamos falando do The Queen’s Place, que fica na Asa Sul. Eu estava zombando da minha esposa brasileira no começo e...

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

O vaso sanitário é um dos cantos da casa que mais exigem atenção durante a faxina. E, embora os produtos de limpeza industrializados continuem firmes nas prateleiras, cada vez mais pessoas estão redescobrindo o valor das soluções caseiras. Elas são práticas,...

0 comentários