Este é o pilar para manter um relacionamento, segundo o estoicismo

Grandes filósofos apontam para a importância da empatia nas relações pessoais.

As relações humanas podem ser muito complexas, sobretudo no sentido amoroso. Por esse motivo, ao longo da história, algumas filosofias surgiram para solucionar parte desses problemas. Nesse caso, a empatia no estoicismo aparece como um pilar fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e duradouros.

O próprio Marco Aurélio, imperador da Roma Antiga, incentivava o desenvolvimento dessa capacidade e como ela pode ajudar a superar dificuldades.

Leia mais: 5 coisas que acabam com sua autoestima desde a infância

O que diz Marco Aurélio?

Nascido em 121 d.C., Marco Aurélio governou o Império Romano com justiça. Além disso, também nos deixou um legado de reflexões profundas sobre a vida e as relações interpessoais. Por esse motivo, é um dos maiores filósofos do estoicismo. Em uma de suas obras, chamada de “Meditações”, apontava a importância de tratar todos com bondade e compreensão. 

Inclusive, com base nos pilares estoicos, liderou Roma durante um período de pandemia e declínio econômico. Nesse tempo, confiscou bens da nobreza e pagou pelo funeral das vítimas da peste. Em seu diário, demonstra empatia e tristeza pelos que foram, além do choro público após ouvir de alguém: “Bem-aventurados os que morreram na peste”. 

Afinal, acreditava que relacionamentos mais fortes, como o do povo e o imperador, eram construídos com compreensão. É a partir daí que ele desenvolve ainda mais a empatia no estoicismo e como ela afeta suas relações. 

Leia mais: 5 filmes inspirados em Shakespeare que você deveria assistir

Como o estoicismo enxerga a empatia

Apesar de propor uma abordagem racional dos problemas, o estoicismo também aponta como a empatia faz parte desse processo. Isso porque ao modelarmos nossas emoções e adotarmos uma perspectiva lógica, aprimoramos nossa comunicação, evitarmos mal-entendidos e aprendemos a aceitar os outros como são, focando em nosso próprio desenvolvimento pessoal.

O próprio Marcos Aurélio afirma que ao enfrentarmos conflitos, devemos primeiro investigar nossas imperfeições, promovendo um diálogo baseado na humildade e na sinceridade. Para isso, ouvir atentamente os demais e se colocar no lugar dos outros é necessário.   

Leia mais: 5 formas de relaxar a mente e se livrar dos pensamentos negativos

A filosofia na prática

Por fim, para superar as adversidades de um relacionamento, a empatia no estoicismo é mais do que incentivada. Assim, ao praticar escuta ativa, por exemplo, você poderá entender com clareza as necessidades do outro, demonstrando respeito. Além disso, é uma forma de abordar problemas de forma lógica, mas com novas perspectivas e soluções. 

No final, é uma habilidade bastante valiosa, que além de aumentar a conexão entre parceiros, promove desenvolvimento pessoal.

você pode gostar também