Por que o velocímetro de carro não mostra a real velocidade do automóvel?

Velocímetro dos carros e como eles funcionam.

O velocímetro de carro serve para medir a velocidade por quilômetros por hora percorridos pelo carro em questão.

Para isso, o velocímetro fica acoplado a um sensor que conta a quantidade de impulsos elétricos gerados pelos giros do motor. Diversos fatores podem influenciar a aceleração que o velocímetro marca, mas poucos sabem disso.

Fatores que influenciam na medição do velocímetro do carro

Pneus

A qualidade dos pneus do carro pode afetar a precisão do velocímetro. Por conseguinte, quando as rodas originais são substituídas por rodas maiores, por exemplo, o carro pode estar rodando em uma velocidade maior do que a indicada no painel. Além disso, o desgaste e o descalibramento dos pneus também podem influenciar na velocidade marcada.

Margem de segurança

Os motoristas que costumam usar aplicativos de GPS como o Waze ao estarem no volante, notam uma diferença pequena entre a velocidade registrada no painel do carro e a velocidade marcada no aplicativo.

Essa diferença é muito comum e, independente do modelo do carro, o velocímetro sempre marcará uma velocidade um pouco superior à realidade. Essa diferença recebe o nome de margem de segurança.

A intenção é assegurar que o motorista se mantenha dentro de uma velocidade segura conforme a via que estão percorrendo e a velocidade designada àquela via, as montadoras de veículos calibram o velocímetro com o intuito de proteger os motoristas e quem mais esteja no carro.

Essa margem de segurança se tornou “regra” entre os fabricantes e em alguns modelos de carro, essa discrepância pode chegar a 5%.

LEIA MAIS: Você sabe qual é a cidade com os carros mais baratos do Brasil? Confira

Exemplo prático

Vamos a um exemplo para maior clareza: se um veículo estiver rodando a 40 km/h, o velocímetro não pode marcar mais de 53 km/h, isso ocorrerá na região europeia.

Por outro lado, de modo geral, se um carro estiver rodando a 50 km/h, o velocímetro deverá marcar, aproximadamente, 52,5 km/h.

A quilometragem registrada na máquina do radar de velocidade na rua é sempre menor à velocidade mostrada no velocímetro do carro, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que considera uma infração apenas se o veículo percorrer, no mínimo, 7 km/h acima dos limites de velocidade da via. Essa norma é aplicada em velocidades até 100 km/h e, a partir de 107 km/h, a tolerância passa a ser de 7%.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também