Os 4 erros de português mais comuns – quais deles você ainda comete?

Conheça os erros de português e entenda como é o jeito certo de escrever estes termos.

Alguns enganos são comuns na hora da escrita, mas os erros de português podem impactar e muito no nosso cotidiano, principalmente na vida profissional.

Por isso, é necessário se atentar àqueles mais frequentes e entender a forma correta de escrever os termos para que isso deixe de acontecer.

Saiba quais são os erros de português mais comuns

O uso do “mal” ou “mau”

Com certeza você já ficou confuso em algum momento da vida em relação a estes termos, afinal, quando é utilizado cada um deles?

Primeiramente, ambos estão certos, mas a forma que são utilizados podem ser equivocadas a depender do caso.

No entanto, existe um macete muito rápido para não ter mais dúvidas. O “mal” sempre será o posto de “bem”, por exemplo: “Hoje eu estou muito bem” é o oposto de “Hoje eu estou muito mal”.

Para o “mau”, o seu oposto é “bom”. Por exemplo: “Aquele homem é bom” é o inverso de “Aquele homem é mau”.

O uso do “mesmo”

Esse erro com certeza chocará muitas pessoas, pois é muito comum usar “o mesmo” em assertivas como “Não usem o elevador, o mesmo está em manutenção”.

A tentativa de utilizar o pronome como substituto de sujeito está incorreta, já que a sua função é de equivalência de ideias.

Por isso, optem por falar e escrever: “Não usem o elevador, ele está em manutenção”.

LEIA MAIS: 58 palavras gregas que você usa diariamente e não sabia!

O correto é “meia” ou “meio”?

Depende da frase! O termo “meia” sempre será utilizado para representar metade de algo no feminino, como em “meia laranja”, “meia xícara”.

No entanto, o “meio” pode ser utilizado para se referir a ½ de algo no masculino (“meio pote de sorvete”) assim como também a ideia de “um pouco”. Por isso, o correto é “Estou meio triste”, tanto para homem como para mulher.

Uso do “se não” e “senão”

Neste caso, as duas formas também estão corretas, mas as aplicações em frases são diferentes. O “se não” é utilizado em condições, como em “Se não chover, irei lavar roupas”.

No entanto, o “senão” é sinônimo de “caso contrário”, como em “Ela precisa estudar, senão perderá de ano”.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também