Vale a pena mudar para Portugal? Como é o custo de vida no país?

Migrando para áreas portuguesas

De modo geral, as terras portuguesas vêm sendo cada vez mais cogitadas por moradores do Brasil que buscam morar na Europa. Seja por conta da língua, custo de vida, clima ou até mesmo oportunidade de trabalho. Mas será que vale a pena mudar para Portugal?

Para esclarecer esse questionamento, montamos um guia com as vantagens e desvantagens para aqueles que estão pensando ter Portugal como lar.

É válido morar em Portugal?

Antes de mais nada, caso você esteja interessado em morar nas áreas portuguesas, é necessário saber algumas burocracias que envolvem essa mudança, que, como na maioria dos países, não são poucas.

É necessário ter visto para morar em Portugal?

De início, precisamos salientar que qualquer pessoa que possua cidadania portuguesa pode morar em Portugal ou qualquer país da Europa. 

Então, se tratando os brasileiros, aqueles que não possuem cidadania portuguesa, é recomendado tirar o visto para assim conseguir morar no país.

Além disso, atualmente, há várias categorias de vistos e você precisa escolher em qual corresponde o seu, veja:

  • Visto de trabalho;
  • Visto de estudante;
  • Visto de nômade digital;
  • Visto para procurar trabalho em Portugal.

Afinal, vale a pena mudar para Portugal?

É vantajoso sair do Brasil e mudar para Portugal? Vale ressaltar que não existe país perfeito, no entanto, existem vantagens e desvantagens. 

Vantagens

Qualidade de vida

Antes de mais nada, o custo para possuir um bom padrão de vida em Portugal é inferior ao Brasil. Então, se você é remunerado em Euros, consegue viver bem sem precisar gastar muito.

Serviços acessíveis de qualidade

Basicamente, saúde, transporte, educação e muitos outros serviços públicos de Portugal são de extrema qualidade se for comparado a outros países europeus.

Segurança

Eleito várias vezes como um dos países mais seguros do mundo, Portugal possui como uma das vantagens mais relevantes, a pacificidade e tranquilidade.

LEIA MAIS: Quanto ganha um YouTuber? Veja dicas para se tornar um e se vale a pena

Desvantagens

Clima

Para aqueles que não estão acostumados com temperaturas mais baixas, o inverno em Portugal pode ser bastante complicado. Além também de cair muita chuva.

Salários baixos

Se comparado com outros países da Europa, em Portugal essa é uma grande desvantagem. Além disso, mesmo com formação, as remunerações são consideradas relativamente baixas.

Aluguel

Por fim, para morar em Portugal, é necessário ter muita paciência, pois assim como nas outras etapas, a burocracia é bem grande. Ademais, o valor nas grandes cidades são altos.

Gostou deste artigo? Então acesse o site do Brazil Greece!

você pode gostar também