Em muitos momentos de incerteza, o sentimento de desorientação pode se mostrar fortemente presente.
No entanto, algumas práticas e novos comportamentos podem ajudar a reduzir essa sensação e auxiliar no processo de autoconhecimento. Pensando nisso, destacamos algumas práticas que podem ajudar neste processo.
LEIA MAIS: Não precisa ser tão difícil! 5 passos são suficientes para você ter sucesso na vida
Perguntas guias para o autoconhecimento
Uma das perguntas mais complexas que uma pessoa costuma fazer a si mesmo é “quem sou eu”? A frequência com que essa pergunta surge no nosso imaginário irá depender de muitos fatores externos e internos.
Um dos estudos da psicologia é sobre a autopercepção do indivíduo sobre si mesmo. Esse processo é algo importante para o crescimento individual de cada um e auxilia em diversas áreas.
A forma como conseguimos lidar com as nossas questões internas, como as emoções e pensamentos, reflete diretamente no nosso comportamento e convívio com as pessoas do nosso ciclo social.
Algumas perguntas, mesmo que pareçam generalistas, podem realmente ajudar na reflexão sobre você e os seus objetivos. São elas: Quem é você? O que isso significa?
As respostas para essas perguntas podem direcionar a identificação de muitos pontos desagradáveis ou negativos que permeiam a sua vida. Se estiver insatisfeito com questões pessoais ou profissionais, pode refletir a imagem que você construiu de si.
Para esse momento de reflexão, destacamos algumas práticas que ajudam no autoconhecimento.
- Busque se conhecer ainda mais
- Dedique um espaço e tempo para esse processo de observação em si
- Elenque o que te motiva e os propósitos do que você faz
Lembre-se que ao olhar mais atenciosamente para você, alguns aspectos identificados podem não ser tão agradáveis. Assim, esteja preparado(a) e disposto(a) para a mudança quando necessária.
Rotineiramente as cobranças de pessoas, profissionais e sociais acabam gerando ansiedade e estresse. Por isso essas práticas e momentos dedicados a sua relação consigo mesmo é fundamental.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece
0 comentários