Conheça Farellones: A Incrível Estação De Esqui No Chile Que Custa Pouco!

O vilarejo é próxima à capital e uma das mais baratas no país 

Há muito tempo, o Chile é um dos destinos turísticos na América do Sul para quem quer esquiar. Parte dessa fama toda se deve a Valle Nevado, a badalada estação de ski. Porém, Farellones, vilarejo bem perto de Santiago, capital do país, também se destaca como opção mais em conta e igualmente divertida. 

Para começo de conversa, Farellones não é apenas uma estação de ski, mas um vilarejo em plena Cordilheira dos Andes. Próxima a Valle Nevado, El Colorado e La Parva, tem paisagem peculiar, com cerca de 200 casas de madeira, um aspecto até meio rural. O que não significa, entretanto, que seja remoto e ermo. 

Farellones, no Chile, é bem estruturada, afinal, recebe milhares de turistas anualmente na temporada de inverno. Tanto que, todos os anos, inova nas suas atrações que, claro, atendem quem mora ali. Então, se ainda não conhece e quer uma opção mais em conta para esquiar, saiba mais sobre Farellones. 

Onde fica Farellones

Farellones fica a 36 km de Santiago, a capital do Chile, a caminho de La Parva, El Colorado-Farellones e Valle Nevado. Porém, do Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, na capital chilena, a distância é de aproximadamente 60 km.  E como chegar a Farellones? Aqui, valem algumas informações. 

Obviamente, é preciso chegar a Santiago para, daí, seguir a Farellones. Muita gente acha que, pela distância, é possível fazer um bate e volta, o que não deixa de ser verdade. Porém, a recomendação, neste caso, é contratar um passeio saindo do hotel ou aeroporto, uma vez que as estradas podem fechar pela neve. 

Entretanto, se houver tempo, a dica é passar, pelo menos, uma noite em Farellones, aproveitando o que este vilarejo no Chile tem a oferecer. Daí, indo de carro, basta seguir pela Ruta G-21. A subida, na temporada de neve, é das 8h às 14h e, após esse horário, só se permite descer a estrada.  

LEIA MAIS: Inverno Em Santiago: 9 Dicas Imperdíveis Para Curtir A Sua Viagem!

Como é Farellones 

O que fazer em Farellones.

Como já mencionamos, Farellones, no Chile, não é uma estação de ski, mas um vilarejo de neve na Cordilheira dos Andes. Aliás, é a primeira cidade na rota para o Valle Nevado, La Parva e El Colorado, por exemplo. Então, enquanto cidadezinha, dispõe de pousadas, hostels, casas, comércios de montanha, algumas baladas e um posto de gasolina. 

O curioso é que, antes mesmo de virar uma atração turística pelo esporte na neve, Farellones era um destino de Arqueologia. Lá, foram feitas importantes descobertas na colina de El Plomo. Em 1954, um santuário inca foi encontrado e, nele, o corpo de uma criança congelado e em perfeito estado de conservação.  

O centro de ski, em si, é o Parque Farellones que, apesar de ter, sim, áreas para o esporte, não é dedicado somente a ele. Porém, são 11 pistas de esqui, com trajetos fáceis e mais curtos, ideais para quem está começando. A estrutura toda começou a ser construída na década de 1930, logo, é uma das estações mais antigas da América do Sul. 

Além das pistas, há três opções de gastronomia e dois pontos para aluguel de equipamentos. Também, outras várias atividades para quem não quer aventurar no esqui. 

LEIA MAIS: Embalse El Yeso No Inverno: Conheça O Chile Com Muita Neve!

O que fazer em Farellones 

O que fazer em Farellones.

Primeiro, Farellones dispõe de 22 pistas de ski, inclusive, para iniciantes. Isso facilita a vida de quem nunca colocou os pés na neve. Também, conta com um teleférico que permite observar a estação lá de cima, além de outras atividades bem divertidas, por exemplo:

  • esquibunda 
  • tubing 
  • snow bikes (bicicletas especiais)
  • trekking 
  • mountain cart 
  • canopy (tirolesa)
  • mini parques
  • passeio de trenó
  • snowboard

Confira as atrações em mais detalhes a seguir. 

Tubing 

Uma das atrações favoritas em Farellones, no Chile, é o tubing. Nela, um pequeno grupo embarca em um tipo de bóia e desliza, pista abaixo, por uma distância de 250 metros. Em outras palavras, é como um enorme tobogã de neve. Antes de entrar, confira as recomendações quanto a peso e altura. 

Trenó 

O passeio de trenó, em Farellones, é chamado trineo de bandeja. Mas, não é exatamente um trenó. Nele, a pessoa desce, sozinha, em uma prancha que vai deslizando sobre a neve. Ainda que radical, é recomendado para toda a família. 

Canopy (tirolesa)

Gosta de tirolesa? Pois, em Farellones, você vai amar a canopy, uma das atrações mais populares do parque. Além do visual privilegiado, a descida tem dois circuitos – um de 180 metros e, o outro, com 540 metros!  Verifique, também, as exigências de peso e altura para sua segurança. 

Teleférico 

Vamos falar de algo mais tranquilo? Uma das formas mais bonitas de conhecer Farellones, no Chile, é com o teleférico. O passeio dura 20 minutos e, nele, tem-se uma vista panorâmica do parque e das montanhas. Imagine as fotos!

Dicas importantes sobre Farellones 

O que fazer em Farellones.

Antes de ir para Farellones, é importante acessar o site da estação e verificar os preços de entrada. Normalmente, crianças têm preço especial, enquanto pessoas com mais de 75 anos não pagam entrada. Outro ponto importante é quanto à temporada, ainda que o parque abra também no verão. 

As atividades de inverno vão depender da quantidade de neve, então, sempre muda. Porém, normalmente, vai de junho a agosto, podendo abrir no final de maio e estender até o início de setembro. Atente-se, também, aos horários de funcionamento do parque. E, para ir, use roupas adequadas: 

  • bota ou sapatos impermeáveis 
  • segunda pele
  • calça e casacos impermeáveis 

Para informações detalhadas sobre horários de funcionamento, acesse: https://www.parquesdefarellones.cl/ 

 

Farellones, no Chile, é mais uma opção de inverno na América do Sul. Porém, há outros destinos incríveis na região para conhecer, como El Calafate e uma roadtrip pela Patagônia.  

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais