Brazil Greece

»

»

Wabi-sabi? 5 filosofias antigas para você finalmente ter bem-estar

| Em 29/03/2024 às 16:19
Freepik.

Como alcançar a harmonia em um mundo tão acelerado quanto o nosso? Será que é possível? Bem, a resposta pode estar em filosofias alternativas de vida de diferentes culturas. Assim, estes conceitos, oriundos dos mais diversos países, oferecem caminhos distintos para encontrar equilíbrio e satisfação pessoal. Por isso, veja aqui filosofias que podem mudar a sua vida.

5 filosofias de vida alternativas para melhorar o bem-estar

Antes de mais nada, essas filosofias compartilham um objetivo comum: promover a consciência sobre a própria vida e encontrar significado nas ações diárias. Enquanto algumas enfatizam o bem-estar pessoal através da simplicidade e do conforto, outras nos desafiam a encontrar equilíbrio e aceitar nossas imperfeições.

1. Ikigai

Primeiramente, Ikigai é um conceito japonês que se traduz aproximadamente como “a razão de ser” ou “a razão para acordar de manhã”. Assim, esta filosofia se centra na ideia de encontrar seu propósito de vida, algo que traz satisfação, significado e felicidade.

Além disso, o Ikigai reside na intersecção de quatro elementos fundamentais: aquilo que você ama, aquilo que você é bom, aquilo que o mundo precisa e aquilo pelo qual você pode ser remunerado.

Leia mais: 6 itens essenciais para você ter uma casa bem mais feliz

2. Kalsarikännit

Enquanto isso, Kalsarikännit é uma palavra finlandesa que desafia uma tradução direta, mas captura uma ideia singular: a prática de ficar em casa, relaxando sozinho, desfrutando de uma bebida alcoólica, vestindo apenas roupas íntimas. Ninguém está recomendando usar a bebida como opção, porém, o sentido da bebida alcoólica aqui é simbólico e quer dizer: às vezes relaxar e fazer o que você gosta sozinho é a melhor opção.

3. Lagom é mais uma das filosofias alternativas para ter bem-estar

Lagom é uma filosofia sueca que prega o equilíbrio e a sustentabilidade. Além disso, representa viver “nem muito, nem pouco”, buscando a justa medida em todos os aspectos da vida, desde o consumo até as relações pessoais e o trabalho, encorajando uma existência equilibrada e consciente.

Leia mais: 6 erros que todo pai deve evitar para criar filhos para o sucesso

4. Wabi-Sabi

Já o Wabi-Sabi, um princípio japonês, celebra a beleza da imperfeição. Assim, surge como contraponto ao luxo e exuberância, apreciando a simplicidade, a modéstia e o impermanente. Dessa forma, encontrar beleza nas imperfeições naturais, aceitando a transitoriedade da vida, é a essência dessa filosofia.

Leia mais: Tumba de Tutancâmon: achados dos arqueólogos surpreendem

5. Hygge

Por fim, Hygge é um conceito dinamarquês que valoriza o conforto, aconchego e a simplicidade. Remonta ao século XVIII e baseia-se na ideia de aproveitar os prazeres simples da vida, como uma bebida quente ou a companhia de amigos próximos, criando um ambiente acolhedor, especialmente durante os longos invernos escuros.

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

RECENTES

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

Manter relações equilibradas, seja no amor, no trabalho ou na família, depende muito da forma como nos comunicamos. Palavras têm força, e não apenas pelo que dizem, mas também pela maneira como são ditas. Um diálogo pode aproximar ou afastar, curar feridas ou abrir...

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

“Só um cafezinho?”, “você pode esperar só um minutinho?”, “trouxe uma lembrancinha para você.” Se você já ouviu, ou costuma usar, expressões assim, saiba que não está sozinho. O hábito de falar no diminutivo é bastante comum, especialmente entre brasileiros e gregos,...

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Cinco séculos após a morte de Leonardo da Vinci, um novo capítulo se abre sobre sua contribuição não só para a arte, mas também para a arquitetura e engenharia. Um manuscrito restaurado recentemente revelou informações detalhadas sobre túneis subterrâneos escondidos...

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

A busca por autoconhecimento é antiga e atravessa fronteiras culturais. No Brasil e na Grécia, tradições ligadas à astrologia e à numerologia continuam despertando interesse por oferecer interpretações sobre a vida, os relacionamentos e os caminhos individuais. Uma...

0 comentários