Dicas

Frases essenciais para criar filhos bem-sucedidos

Frases essenciais para criar filhos bem-sucedidos
By     -   On

As palavras que usamos ao falar com nossos filhos têm um impacto significativo em seu desenvolvimento emocional. Porém, é importante destacar a importância de uma comunicação positiva com as crianças. Por isso, listamos algumas frases que são importantes de você adicionar nos diálogos em família.

Frases que pais de crianças bem-sucedidas sempre falam

1. Para motivar com encorajamento

Quando seu filho começar uma tarefa, mas não a terminar completamente, use uma abordagem encorajadora. Por exemplo, diga algo como:

  • “Você fez um ótimo trabalho concluindo uma tarefa. Por que nós também não terminamos as outras juntos?”.

Incentivar seus esforços antes de abordar o que ainda precisa ser feito cria um ambiente mais positivo para a aprendizagem.

LEIA MAIS: Não é drama! 4 sinais de que você é apenas uma pessoa mais sensível

2. Para enfrentar a agressão com empatia

Quando ele estiver demonstrando comportamento agressivo, é fundamental responder com empatia. Reconheça seus sentimentos, mas estabeleça limites firmes:

  • “Eu sei que você está chateado, mas não podemos bater, morder ou chutar. Vamos encontrar uma maneira melhor de lidar com essa situação”.

3. Apoiando na hora das atividades

Mostre confiança em suas habilidades:

  • “Você fez outra tarefa muito bem. Tenho certeza de que você pode fazer essa também”.

Transmitir segurança em suas capacidades incentiva-os a persistir e acreditar em si.

LEIA MAIS: 3 conselhos de psicólogos da ficção que irão te ajudar

4. Mostrando vulnerabilidade e que você também comete erros

Se você não conseguiu lidar com as emoções deles com cuidado, peça desculpas:

  • “Peço desculpas. Eu não estava sendo sensível com você”.

Mostrar vulnerabilidade é uma lição valiosa para os filhos, pois aprendem que todos erramos e que pedir desculpas é uma forma de crescer e aprender. Ao corrigir o comportamento de seu filho, comece enfatizando o positivo antes de apontar o negativo.

Use palavras como “nós” em vez de “você” para evitar acusações e criar uma energia de cooperação. Lembre-se de que pedir desculpas não diminui a autoridade dos pais, mas ensina respeito e responsabilidade.

Gostou de descobrir frases que é importante você falar para seu filho? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.