Não é drama! 4 sinais de que você é apenas uma pessoa mais sensível

Algumas pessoas se emocionam ocasionalmente. Mas, existem outras que são altamente sensíveis. Você sabe reconhecer uma?

Uma pessoa altamente sensível, também conhecida como PAS, é um indivíduo que possui uma maior sensibilidade e reatividade emocional em comparação com a média da população. Essas pessoas têm uma capacidade ampliada de perceber e processar estímulos emocionais, sensoriais e ambientais ao seu redor.

Embora não se trate de uma condição médica ou psicológica, ou seja, não é diagnosticável, a alta sensibilidade é uma característica inerente a uma parcela significativa da população. Por isso, veja alguns comportamentos comuns e perceba se você ou alguém que você conhece é assim.

Sinais que indicam que uma pessoa é altamente sensível

1. Você sente muito as coisas

Essa intensidade emocional pode se manifestar em diferentes aspectos da vida. Por exemplo, emoções, sensações físicas, estímulos ambientais e interações sociais. Então, você pode sentir alegria e felicidade de maneira vívida e contagiante, mas também pode vivenciar tristeza, ansiedade e estresse de forma mais pronunciada.

É essencial aprender a se cuidar e estabelecer limites saudáveis. Isso pode incluir a prática de técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda, a busca por ambientes tranquilos e agradáveis, o estabelecimento de uma rotina de autocuidado e a busca de apoio emocional por meio de terapia ou grupos de apoio.

LEIA MAIS: 10 dicas infalíveis para ser feliz durante a semana de trabalho

2. Você tem um nível elevado de empatia

Essa é uma habilidade social e emocional poderosa, que permite às pessoas estabelecerem conexões profundas e significativas uns com os outros.

Porém, a exposição constante a emoções negativas pode ser drenante e afetar o bem-estar emocional das pessoas sensíveis. Portanto, é importante que elas estabeleçam limites saudáveis, pratiquem a autocompaixão e se envolvam em atividades de autocuidado para preservar seu equilíbrio emocional.

3. Você é uma boa ouvinte

Demonstram um interesse genuíno pelo que os outros têm a dizer. Elas se envolvem ativamente na conversa, sempre com atenção e respeito.

Elas podem perceber quando algo está incomodando ou preocupando alguém, mesmo que a pessoa não tenha mencionado diretamente. Essa habilidade lhes permite oferecer apoio emocional de maneira adequada e assertiva.

LEIA MAIS: 6 sinais de que você é uma pessoa solitária e está muito melhor assim

4. Você não lida muito bem com mudanças

As que são significativas podem causar desconforto e ansiedade, pois representam uma quebra na rotina e na familiaridade que elas valorizam. Essa sensibilidade pode levar a uma reação mais intensa e resistência emocional.

você pode gostar também