Frutas que você come hoje e que os deuses gregos também comiam – Veja!

As frutas típicas da Grécia são facilmente encontradas como sobremesas e lanches

Quando se trata de frutas, podemos afirmar que a Grécia oferece verdadeiros presentes para o mundo. O país tem uma imensa variedade de frutas frescas, principalmente no verão. Se você ainda não provou, confira frutas típicas da Grécia que precisa conhecer!

As frutas, como todo mundo sabe, fazem um enorme bem para a saúde, graças à presença de antioxidantes, vitaminas e fibras. Assim, não só ajudam a desintoxicar o corpo, mas a hidratá-lo pela rica quantidade de água. Algo valioso no calorão do verão grego!

Embora sejam integrantes básicos na dieta de verão, as frutas gregas são apreciadas durante todo o ano. Isso se dá pelas colheitas abundantes de frutas sazonais que abastecem longamente o mercado.

Frutas gregas – quais as mais comuns

As frutas são parte importante da dieta grega e graças à sua localização geográfica, o país consegue produzir ingredientes de alta qualidade. O cultivo se dá durante todo o ano, com abundância de frutas sazonais. No verão, as frutas gregas mais comuns são:

  • melancia
  • melão
  • pêssego
  • damascos
  • nectarinas
  • cerejas

As uvas são colhidas há milhares de anos, usadas tanto in natura quanto para vinificação ou base para o Tsipouro, um licor.  Já no outono e no inverno, o cultivo de laranjas, tangerinas, kiwis e limões é abundante no Peloponeso, Lacônia e Creta.

Frutas gregas – opções de sobremesa saudável

A melancia, cujo cultivo majoritariamente se concentra na península ocidental do Peloponeso, é frequentemente servida como sobremesa em bares e restaurantes gregos. De fato, isso simboliza até mesmo hospitalidade. Mas, esse não é um costume apenas dos estabelecimentos! Muita gente vai à praia levando a fruta como petisco.

Igualmente populares são o melão, pêssego, damascos, nectarinas e cerejas. Todas são facilmente cultivadas no verão em muitas regiões do país, por isso, são largamente consumidas como lanches, sobremesas e doces. Aliás, o suco de pêssego fresco na Grécia tem sabor dificilmente encontrado em outro lugar.

Durante o final de agosto e início de setembro, figos e uvas são uma iguaria comum em toda a Grécia e em suas diversas ilhas, com muitas árvores cobrindo seus galhos carregados ao longo das estradas.

Estas frutas são muito acessíveis a todos, pois muitas vezes crescem em estado selvagem e são fáceis de colher durante os passeios no campo para provar para seu próprio prazer.

LEIA MAIS:

Frutas Gregas e Mitologia Grega

Como não poderia deixar de ser, a mitologia grega também se faz presente nas frutas! Mais precisamente, relacionadas à origem de algumas delas.

Maçã

Segundo a mitologia grega, a maçã foi um presente da deusa Terra para Hera e Zeus. A importância da fruta era tão grande que três ninfas e um dragão de cem cabeças protegiam a plantação.

Só que aí, Hércules aparece na história porque, em uma de suas 12 missões, deveria trazer as maçãs douradas. Ele precisou enganar Atlas, que era, então, responsável pela colheita. Mas, nada vem de graça e, como punição, seu pai, Zeus, mandou construir os famosos pilares de Hércules.

Amora

A mitologia também se refere a outra das frutas gregas – a amora. Antes, as frutas eram brancas, mas se tornaram vermelhas após a tragédia envolvendo Píramo e Tisbe. Ela, Tisbe, se assustou com a presença de um leão e deixou seu xale cair no chão, então manchado de sangue.

Quando Píramo viu, pensou que ela havia sido morta e decidiu tirar sua própria vida. Aí, Tisbe encontra seu amado já sem vida e, aí, decide acompanhá-lo. As amoras, testemunhando a tragédia, mudaram de cor de tanta tristeza.

Figo

Ainda segundo a mitologia grega, a deusa Deméter procurava pela filha que foi raptada por Hades. Como ela seguia sua busca na Terra, foi acolhida por um homem, Phytalos, e agradeceu sua hospitalidade com as primeiras figueiras da história.

As frutas gregas definitivamente têm sabor inigualável, graças ao cultivo em terras férteis de clima favorável. E aí, qual delas é a sua favorita?

Gostou desse artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais