Halkidiki: Confira O Que Fazer Em Kassandra!

Confira o que fazer em Kassandra em Halkidiki!

Onde Fica Halkidiki e Kassandra?

Halkidiki é uma região da Macedônia que está localizada na orla do Mar Egeu.

Consiste em três penínsulas, quase do mesmo comprimento, conhecidas como as três pernas de Halkidiki.

A primeira perna chama-se Kassandra, a segunda, Sithonia e a terceira, Athos.

Athos é famosa pelo Monte Athos (uma área autônoma cercada por mosteiros), Sithonia, por suas belas praias e Kassandra é conhecida como a parte cosmopolita de Halkidiki.

Mapa de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Mapa de Halkidiki.

No entanto, a península mais popular de Halkidiki é Kassandra, pois fica a apenas 88 km de Thessaloniki, a segunda maior cidade da Grécia.

Aqui, a nossa viagem começou pela estrada de Tessalônica, já que não há aeroporto em Halkidiki, nem balsas turísticas partindo de outras cidades.

Portanto, se você está se perguntando como chegar a Halkidiki, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto da Macedônia, localizado em Tessalônica e sua abreviatura internacional é (SKG).

Na primeira perna você encontrará belas praias, hotéis 5 estrelas, acomodações de airbnb, camping, bares de praia populares e o melhor da vida noturna de Halkidiki.

Então, vamos conhecer os locais mais famosos de Kassandra em Halkidiki.

Paliouri

Praia de Chrousso, Paliouri, primeira península de Halkidiki, Kassandra, Grécia.
Vista panorâmica do cais da praia de Chrousso, de onde partem os barcos turísticos para o Monte Athos e para a segunda península de Halkidiki.

Se você está procurando as festas na praia mais espetaculares de Kassandra em Halkidiki, a praia de Chrousso e a praia de Xenia, são os lugares ideais para conhecer o entretenimento grego.

Lá você encontrará os bares de praia mais famosos de Halkidiki, que em combinação com o mar turquesa e a areia dourada, oferecem o máximo de diversão.

A praia está localizada no povoado de Paliouri, onde, segundo Heródoto, estava localizada a cidade grega antiga Theramvos.

Um dos mais importantes achados antigos em Paliouri é o sarcófago, que foi construído na parede do herói de Paliouri ( um memorial) e que data de 150 DC.

Na praça central de Paliouri, você encontrará tabernas pitorescas, cujos pratos são baseados principalmente em produtos locais.

Praia de Chrousso, camping, Paliouri, primeira península de Halkidiki, Kassandra, Grécia.
O camping Paliouri está fica em Kassandra, Halkidiki, na praia de Chrousso.

Para os amantes da natureza, há um acampamento organizado a poucos passos dos bares da praia.

Na praia de Chrousso, você encontrará esportes aquáticos com equipamentos modernos e sugiro que experimente um passeio nos “sambreles” gregos, que correspondem às bóias que temos no Brasil.

Na beira da praia há um píer, de onde você pode pegar um barco que faz passeios de um dia para a segunda península de Halkidiki e para o Monte Athos.

A sudeste da vila, no final do golfo de Toroneos (primeira perna) está o Cabo Kanistro com as duas enseadas pitorescas e uma baía natural.

Lá você encontrará a pitoresca igreja de Agios Nikolaos.

Agia Paraskevi

Spa, Agia Paraskevi, Kassandra, praia, Halkidiki, Grécia.
Agia Paraskevi em Kassandra Halkidiki.

Entre Paliouri e Agios Nikolaos fica a vila de montanha Agia Paraskevi, famosa por sua comida deliciosa.

A apenas 5 km de Agia Paraskevi, encontra-se a povoação costeira de Loutra.

O nome desse lugar (“Λουτρά” significa “banhos” em grego) deve-se às nascentes termais descobertas em 1941 pelos moradores.

Hoje, centros de tratamento de última geração foram construídos por lá, transformando o povoado em uma bela cidade termal.

Os centros de hidroterapia de Loutra são famosos por suas propriedades curativas, atraindo turistas de todo o mundo.

Kallithea

Kallithea, primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Kallithea, Kassandra, Halkidiki, Grécia.

Vindo de Tessalônica, depois de cruzar a nova estrada que liga Potidea a Kassandra, você encontrará o cruzamento de Kallithea, que por sua vez conecta o oeste com o leste de Kassandra.

Kallithea fica a cerca de 78 km de Thessaloniki e especificamente do aeroporto da Macedônia.

Devido à localização do assentamento e à intensa vida noturna que ali prevalece, apresenta a maior procura por hospedagem em hotéis e quartos para alugar de Halkidiki.

É o maior centro comercial de Halkidiki, com lojas de todos os tipos, localizada na rua principal e nas pequenos becos ao redor.

Na varanda natural de Kallithea localizada acima da praia, você encontrará bares e restaurantes que oferecem uma vista panorâmica única.

Descendo o morro, você terá a oportunidade de relaxar nos bares da praia e de curtir as tabernas, que ficam literalmente onde as ondas quebram.

Kallithea tem até uma pista de kart, que fica na estrada que leva a Pefkochori.

Do lado oposto, você verá algumas das casas noturnas de verão mais famosas de Halkidiki e de toda a Grécia.

À noite, essa área se transforma em um show espetacular.

Kallithea atrai turistas dos países dos Balcãs, bem como visitantes de Thessaloniki, uma vez que é considerada o refúgio de verão favorito dos moradores de Tessalônica.

Inclusive, caso esteja em Tessalônica, você pode conferir o artigo que escrevemos sobre as melhores day trips partindo da cidade.

Finalmente, em Kallithea você encontrará um dos mais importantes achados antigos de Halkidiki, o templo grego de Ammon Zeus.

Mais tarde, no mesmo local, foi fundada pelos habitantes da antiga cidade de Afitis (hoje Afytos), o santuário de Dionísio.

Esse santuário era adorado junto com as ninfas, na caverna sob a rocha, no sudoeste de Kallithea.

Afytos

Afytos, primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Beber café expresso gelado na bela varanda natural de Afytos em Kassandra em Halkidiki.

Essa parte histórica de Halkidiki, como dissemos acima, conhecida na antiguidade como Afitis, deixou uma grande herança na Grécia.

A sua localização revela as razões pelas quais teve um grande crescimento no passado e até hoje continua sendo um dos lugares mais bonitos de Halkidiki.

As águas azul-turquesa do mar que você pode ver de cima atraem principalmente quem quer relaxar na praia gratuita.

Além disso, possui vários bares de praia para quem prefere praias mais organizadas.

Afytos, primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Bar de pedra em Afytos em Kassandra, Halkidiki, e que funciona como um bar.

À tarde, é mandatória uma volta pelas belas vielas de paralelepípedos, que em combinação com as tradicionais casas de pedra, lembram uma mistura de uma ilha jônica com um povoado de montanha.

Durante o verão, à noite, os becos ficam cheios, pois são rodeados por muitos comércios tradicionais, que vendem produtos locais.

Afytos é o local ideal para famílias e para casais e está no topo da nossa lista dos locais mais românticos da Grécia.

Afytos, primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Um dos lugares mais românticos de Halkidiki está localizado em Afytos.

Um passeio pela varanda natural do Golfo de Toroneos, é suficiente para satisfazer até o turista mais exigente.

Neste local encantador, você encontrará cafés e restaurantes, além de algumas das mais belas acomodações de hotéis e de airbnb de Halkidiki, com vista panorâmica.

Kassandria

Primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Praia Elani, Kassandria, Halkidiki

É o centro espiritual, comercial e administrativo da primeira península, visto que lá há todos os serviços públicos como correios, posto de saúde e posto policial.

Do século 16 ao século 20 era chamada de Valta.

A propósito, se você pegar o KTEL de Halkidiki e quiser descer em Kassandria, o controlador do ônibus gritará “Pare, Valta”.

No centro da praça está a árvore mais antiga da primeira península, o famoso plátano milenar, que oferece a sua sombra aos belos cafés tradicionais da praça.

Os seguintes assentamentos estão incluídos em Kassandria:

1. Siviri

Ele está localizado a apenas 10 km de Kallithea e é conhecido principalmente pelo festival Kassandra, que acontece todos os anos, de julho a agosto, no anfiteatro Siviri e que é cercado por uma bela área arborizada.

O festival recebe eventos culturais com artistas gregos e estrangeiros e é um dos festivais mais famosos e notáveis ​​da Grécia.

Inclui apresentações teatrais e de danças gregas para todas as idades, além de shows com os maiores nomes da música grega.

Alguns quilômetros abaixo do anfiteatro está a praia de Siviri.

Após o mergulho, visite as tavernas da costa, apreciando o lindo céu de Halkidiki.

2. Elani

Fica a apenas 4 km de Siviri e aqui você encontrará uma das mais belas praias de Kassandria rodeada por pinhais e hotéis de luxo.

É um pequeno povoado, preferido principalmente por turistas que desejam estar perto da natureza e de praias tranquilas.

3. Fourka

Esse é um povoado que é dividido em duas partes, a tradicional vila com belas mansões e a parte litorânea, Skala Fourkas, que é popular principalmente pelos animados bares de praia e pelo mar límpido.

4. Sani

Sani Resort, Primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
A Praia de Sani fica a 72 km do Aeroporto da Macedônia.

Se você está querendo uma escapada rápida em Halkidiki, a costa de Sani fica a apenas 45 minutos de Thessaloniki e, especificamente, do aeroporto da Macedônia.

A praia de Sani conta com bar de praia, tabernas com pratos tradicionais gregos, playground para as crianças e camping para os amantes da natureza que querem passar a noite à beira-mar.

Essa praia foi premiada com a Bandeira Azul da Europa.

Sani é a área mais cara de Halkidiki e, ao mesmo tempo, uma das áreas mais populares do norte da Grécia.

Antigamente, nessa área ficava a pequena cidade da Antiga Sani.

Hoje, nesse assentamento, você encontrará um dos maiores centros turísticos de Halkidiki, que possui uma marina e está aberto ao público.

A Marina tem iates de luxo, lojas de roupas, supermercados, bares, tabernas, restaurantes e entre eles, um restaurante que está entre os 25 melhores restaurantes da Europa.

Em frente ao hotel, você verá o tão fotografado corredor com palmeiras e atrás, o morro Sani com a sua grande história.

Nesse morro, fica a torre de Sani que foi construída em 1543 e sobrevive até hoje em bom estado de conservação.

Hoje, a torre funciona como um símbolo cultural da festa Sani que acontece todos os anos, entre julho e agosto, no morro Sani.

O festival recebe artistas gregos e estrangeiros e é recomendado principalmente para os amantes do jazz, da música clássica e da arte.

Ao final da tarde, suba a colina para apreciar o lindo pôr do sol.

Potidea ou Nea Poteidaia

Potidea, Nea poteidaia, Primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Potidea é uma das áreas mais históricas da Macedônia.

Uma das cidades mais históricas da Grécia, que por muitos séculos foi alvo de disputa entre os maiores impérios do mundo.

De Gálatas e Celtas a Romanos e Hunos, todos sitiaram Potidaea, pois era uma cidade em um local muito importante.

Desde a antiguidade, ela era a entrada da península de Kassandra, com o apelido de “Portas de Cassandra”.

Uma de suas atrações mais importantes é o canal Potidea, que liga o Golfo Termaico a Toroneos.

O canal Potidea foi criado para melhorar a navegação e também para proteger a cidade, como pode ser visto pelas fundações da muralha de Justiniano, que sobrevivem até hoje.

Potidea é famosa por seu calçadão cosmopolita e cheio de vida no verão, pois ali você encontrará muitos bares famosos.

Poucos metros abaixo, encontra-se a praia de Potidea rodeada por tradicionais tabernas e restaurantes, inundada de turistas e locais.

No verão, é transformada em um dos maiores centros de férias de Halkidiki.

Perto de Potidea fica a bela praia de acampamento familiar de Ouzouni, onde tive a sorte de passar as melhores férias de verão da minha infância.

Possidi

Farol de Possidi, Primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Farol de Possidi.

É famosa principalmente pelo acampamento de estudantes da AUTh (Universidade Aristóteles de Salónica), em que recebe até 7.000 alunos durante o mês de julho.

A praia se enche de grupos de alunos, principalmente nos finais de semana.

Depois da meia noite, todos sobem para o bar da praia do camping dando início a uma das melhores festas da Grécia.

A entrada para não estudantes é paga, a menos que você tenha um amigo que esteja estudando na Universidade Aristóteles de Thessaloniki e possa convidá-lo para acampar, nesse caso, a sua entrada é gratuita.

Tive a sorte de viver essa experiência aos 17 anos, quando ainda não era tão famosa pelo público geral.

Embora tenha se tornado mais comercial, continua sendo um dos lugares mais bonitos de Halkidiki.

Possidi, Poseidi, Primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Praia de Myti ou Ammoglossa localizada ao lado do acampamento Possidi.

Outro motivo para visitar Possidi (Poseidi) é a praia de Myti, também conhecida como Ammoglossa, devido ao seu formato em constante mudança.

Este é um fenômeno natural raro de deposição de areia no cabo de Possidi.

Neste cabo você encontrará o farol de Possidi, uma rara vista construída em 1854.

Alguns metros abaixo, na área onde antigamente estava localizado Mendi, fica o mais antigo santuário de Poseidon.

Outra área que vale a pena visitar em Possidi é o Aigaiopelagítika.

Lá, você encontrará a praia homônima cercada por um belo pinhal.

Chanióti ou Hanioti

Embora tenha apenas 1000 residentes, no verão torna-se uma das áreas de maior procura, por isso é bom fazer a sua reserva com antecedência.

Recomendada principalmente para férias em família.

Lá você encontrará lindas praças de paralelepípedos com palmeiras, rodeadas por tabernas, fast foods gregos, cafés e pubs.

Na entrada de Hanioti, você encontrará confeitarias famosas, onde poderá degustar as tradicionais e deliciosas tortas gregas.

Hanioti também é famosa pelos seus deliciosos crepes, assim como pelas lojas que vendem souvenirs, na rua principal.

Logo abaixo do calçadão fica a praia de Hanioti, que se enche principalmente de famílias.

Além disso, perto da rua principal, encontram-se alguns dos bares de praia mais famosos de Halkidiki, que atraem principalmente os jovens.

Hanioti, pode ser caracterizada como o melhor local para se hospedar durante as suas férias na primeira península de Halkidiki, por estar localizada no centro da mesma.

Pefkochori (Kapsohora)

Pefkochori, Primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.

Ao longo da costa desse povoado, encontra-se a rua de pedestres mais movimentada de Kassandra.

Do cais de Pefkochori, barcos turísticos partem para um cruzeiro no Golfo de Toroneos.

Nas proximidades, foram descobertos importantes achados arqueológicos, como o assentamento romano e o tesouro de Lisímaco, rei da Trácia.

Acima da estrada principal de Pefkochori fica o antigo vilarejo com suas ruas de paralelepípedos. Lá, você encontrará algumas das tabernas mais pitorescas de Kassandra, bem como muitos quartos para alugar e hotéis de luxo.

Fora do centro do povoado, fica o bar de praia Elefante que oferece o melhor café freddo expresso da primeira península, assim como o bar da praia Glarokavos que é famoso por suas famosas festas musicais.

Mas se você prefere um ambiente mais rústico, em frente à lagoa do mar  há uma praia disponível.

Exatamente em frente, está uma das mais belas ilhas desconhecidas da Grécia, Helona ou Kelyfos, com um fundo de mar maravilhoso para explorar durante o mergulho.

O acesso só é possível por via marítima.

Kriopigi

Situa-se numa colina coberta por pinheiros, o que permite que muitos restaurantes e bares ofereçam uma magnífica vista panorâmica.

Se procura uma praia sossegada com águas cristalinas, no Parque de Campismo de Kriopighi, você encontrará uma praia premiada com bandeira azul.

O anfiteatro de pedra e a praça de pedra com as pitorescas tabernas são os locais mais notáveis ​​de Kriopigi.

Durante o verão, eventos culturais acontecem no anfiteatro.

Nea Fokea

Nea Fokea,Primeira península de Halkidiki, Grécia, Kassandra.
Torre Bizantina em Nea Fokea ou Fokies.

Situa-se junto a Afytos e é um dos locais mais tranquilos e pitorescos da primeira península.

Há alguns anos, passava por ali a estrada principal de Kassandreia.

Devido a alguns deslizamentos de terra nas rochas localizadas acima da antiga estrada e com o objetivo de contornar os assentamentos costeiros, em 2016 um novo e moderno eixo rodoviário Potidea-Kassandreia foi construído a fim de reduzir o tempo e o movimento da rota para Halkidiki.

No entanto, lembro-me de quando era criança, quando saí de férias para Kassandra pela estrada velha, Fokea era o ponto mais bonito do percurso.

É cercada por uma grande área florestal e a estrada fica na beira do morro, com vista panorâmica.

Em Fokea você encontrará muitas enseadas, praias tranquilas e grandes pinheiros que chegam à costa.

Em Ormos Fokeas encontra-se o pitoresco porto da povoação e a torre bizantina de Agios Pavlos, construída no início do século XIV e ainda em bom estado de conservação.

Vale a pena visitar os cafés tradicionais da vila situada na orla.

Em Nea Fokea existem várias acomodações de luxo para alugar perto do mar, mas também há quartos baratos para quem quer estar perto de Kallithea, que fica apenas a alguns quilômetros de distância.

Dicas úteis

Assim chegamos ao final de nossa viagem e encerraremos com algumas dicas para facilitar sua viagem.

  1. Halkidiki não é famosa pelo bom transporte, especialmente depois da meia noite é difícil encontrar ônibus, então seria bom alugar um carro.
  2. Um mapa é sempre necessário.
  3. Se você ficar sem dinheiro, na estrada principal de Halkidiki você encontrará caixas eletrônicos em Hanioti, Polychrono, Kallithea e Pefkochori. No entanto, seria bom fazer um saque com antecedência, já que às vezes não há dinheiro nesses caixas eletrônicos à noite.
  4. Finalmente, se você planeja ir para Halkidiki via Tessalônica, certifique-se de começar a viagem de manhã cedo, pois o tráfego geralmente aumenta depois das 10h.
  5. Quando se trata de retornar a Tessalônica, especialmente nos fins de semana, certifique-se de sair o mais tardar às 8 da noite ou depois de meia noite, se não estiver cansado, a fim de evitar o trânsito.
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais