Todos os dias, pesquisas e experimentos são feitos ao redor do mundo. Algumas delas são tão interessantes que fazem muito sucesso em jornais e redes sociais. Enquanto outras se tornam aclamadas pela comunidade científica. No entanto, poucas são capazes de mudar a história e território de um país, como é o caso da nova descoberta sobre a Elevação Grande Rio, feita por pesquisadores britânicos e brasileiros.
Segundo os autores, esse planalto, uma formação geológica no fundo do oceano a 1.200 quilômetros da costa do país, fez parte de uma ilha gigantesca.
Como encontraram a Elevação Grande Rio?
Em 2018, durante uma expedição em um pequeno submarino, foi possível identificar uma argila vermelha no solo do planalto, formada há 40 milhões de anos. De acordo com os cientistas, isso não é comum em uma região marítima, mas em solo tropical de milhões de anos atrás. Ou seja, essa região ficava acima do nível do mar.
Além disso, utilizaram técnicas de mapeamento com sonar e batimétrico, onde foram apontadas planícies separadas por fendas e formações erosivas. Na mesma região, solos tropicais foram encontrados entre lavas vulcânicas, o que significa que a área contava com bastante atividade de vulcões, mas também muita vegetação.
Leia mais: Região da Itália está pagando para você visitá-la: veja qual é
Qual é a importância dessa descoberta?
Segundo os cientistas, essa elevação fazia parte de um pedaço de terra tão grande quanto a Islândia. Por conta disso, o Brasil tem direito a estender seu território marítimo. Então, isso pode afetar diversos setores do país. Isso inclui não novas rotas estratégias para comércio e segurança E também maior possibilidade de explorar outros recursos, como minerais e petróleo.
No local, por exemplo, encontraram áreas com muito cobalto, níquel e lítio. Inclusive, empresas de energia e governos ao redor do mundo, procuram cada vez mais esses materiais. Isso porque podem substituir combustíveis fósseis no futuro.
Ainda assim, especialistas deixam claro que esse tipo de exploração requer cuidado, pois há um impacto ambiental importante. Afinal, existe todo um ecossistema nessa região, contando com corais, animais, fungos, etc.
Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!
0 comentários