Por que uma ilha abandonada atrai milhares de pessoas?

Apesar de esquecida, a ilha ainda chama atenção por sua história e paisagens paradisíacas

As ilhas gregas são o destino dos sonhos para muitas pessoas. Logo, elas são automaticamente associadas às mais populares, como Mykonos e Santorini, que vivem com as ruas lotadas de turistas. Por outro lado, algumas delas foram esquecidas e abandonadas, como é o caso dessa ilha abandonada.

Entretanto, Spinalonga, hoje em dia, é visitada por curiosos e amantes de história. 

Leia mais: Tudo o que você precisa saber para visitar as ilhas gregas

Por que Spinalonga é uma ilha grega abandonada?

Apesar de hoje esquecida, a essa é uma das ilhas gregas já foram cenário de fortes venezianos contra a invasão de otomanos. Além disso, no começo do século XX, serviu como uma colônia para o tratamento de leprosos na região. Por isso, levava o apelido de “Porta de Dante”, em alusão à “Divina Comédia”, visto que os recém-chegados não sabiam o que os esperava no local.

Felizmente, os recebiam de forma positiva, uma vez que providenciaram os cuidados médicos necessários, alimentação e pagamentos de Seguro Social. Mesmo após a descoberta de tratamentos para a lepra em 1940, a ilha continuou operando como colônia por mais 17 anos.

Porém, após o seu fechamento em 1957, Spinalonga foi totalmente desabitada, o que levou a natureza a tomar de volta o que era seu. Agora, os prédios e fortes se tornaram ruínas, que cada vez mais se escondem entre as plantas e árvores. Ainda assim, todos os anos, pequenos grupos de turistas se aventuram pela ilha grega deixada para trás. 

Leia mais: 5 segredos das zonas azuis para você viver mais e melhor

Um destino para os amantes de história 

Apesar de Spinalonga não contar com acomodações, visitantes do destino turístico mais próximo, Creta, fazem um breve trajeto até a ilha todos os dias. Lá, procuram conhecer um pouco mais sobre seu passado intrigante. Para isso, o recomendado é procurar por um guia, já que suas informações podem tornar o passeio ainda mais enriquecedor.    

No final, embora marcada pelo sofrimento, a ilha é um marco importante de resistência. Seus passeios, mesmo que entre as ruínas, ensinam sobre a importância de lembrar e honrar aqueles que a sociedade tentou excluir. Para muitos, é um convite à reflexão e conhecer um pouco do passado que abraça uma beleza melancólica. 

Leia mais: Ilha grega do deus Apolo da qual você nunca ouviu falar, mas deveria

você pode gostar também