É quase impossível pensar na Grécia e não vir à mente a imagem das suas construções azuis e brancas.
Esses detalhes da arquitetura grega, que entram em contraste com o azul intenso do Mar Mediterrâneo, atraem turistas do mundo inteiro, principalmente durante o verão grego.
Além disso, essa combinação de cores está presente principalmente nas ilhas das Cíclades.
Para quem não sabe, Cíclades é um complexo de ilhas gregas composto por 56 ilhas, sendo algumas das mais famosas: Santorini, Mykonos, Paros, Naxos, Milos, Amorgos, Folegandros, Koufonisia e Sifnos.
Mas afinal, qual o motivo do azul e branco das casas gregas?
Antes de tudo, você pode até pensar que o azul e branco das casas gregas é devido às cores da bandeira da Grécia, ou até mesmo que há alguma relação com o famoso olho grego.
Porém, não é bem assim!
Então, vamos voltar alguns anos na história da Grécia para te fazer entender os motivos dessa arquitetura grega incrível!
O calor do verão grego
Você pode até achar que o Brasil é quente…
Porém, saiba que durante o verão, a temperatura nas ilhas gregas chega a cerca de 45 graus Celsius, isso sem falar da sensação térmica!
Levando em consideração a origem vulcânica das ilhas das Cíclades, o produto usado para as construções locais foram pedras e materiais vulcânicos.
No entanto, esses produtos eram escuros e quentes.
Portanto, já podemos imaginar o problema que seria, já que a cor escura das casas absorveria os raios solares, o que tornaria o seu interior insuportavelmente quente durante o verão grego.
Então, foi aí que os gregos começaram a pintar as suas casas de branco, a fim de tornar a temperatura no seu interior mais fresca e amena.
Material usado na pintura das casas gregas
Mas o material usado para pintar as casas não era a tinta branca padrão e sim uma mistura de calcário, sal e água, que era algo barato e fácil de produzir.
O branco das Ilhas Gregas para conter a cólera na Grécia
Posteriormente, durante a ditadura grega de Ioannis Metaxas, em 1938, a Grécia enfrentou tempos difíceis com a cólera que se alastrava pelo país.
Foi aí que o governo ordenou que os gregos pintassem a suas casas com cal, a fim de controlar a doença.
A razão era simples: o cal era considerado um poderoso desinfetante.
O azul das Ilhas Gregas
Antes de mais nada, é importante saber que mesmo que o mais característico seja a combinação azul e branco, você também irá encontrar outras cores além do azul compondo o cenário das Cíclades.
Por exemplo, há casas e igrejas gregas com portas, janelas e cúpulas também em verde, marrom e vermelho.
Mas mesmo assim , o que predomina mesmo é o azul e isso porque a tinta era a mais barata na época.
Além disso, o azul da tinta usada resultava de uma mistura de calcário com loulaki.
Loulaki era uma espécie de talco em pó azul que os gregos costumavam ter em casa , já que era um produto de limpeza barato e de fácil acesso.
A ditadura grega e a nova lei
Já em 1967, durante a ditadura na Grécia, o governo tornou obrigatório as cores azuis e brancas das casas gregas, já que eram as cores do país.
Os governantes acreditavam que isso se associaria a um maior sentimento de patriotismo e união.
Inclusive, em 1964 foi criada uma lei que ordenava a pintura de todas as casas das ilhas gregas de azul e branco.
Ataques piratas
Por fim, as Ilhas Gregas sofreram no passado com os ataques piratas.
Então, é fácil entender como a arquitetura das Ilhas Gregas foi projetada na tentativa de confundi-los.
Sendo assim, os gregos pintaram as suas casas com as mesmas cores e construíram as ilhas com caminhos que muitas vezes se assemelhavam a labirintos.
Arquitetura grega das Cíclades nos dias de hoje
Por fim, o tempo passou e a ditadura também, mas o azul e branco das Ilhas Gregas se tornaram um grande atrativo para o turismo do local!
Hoje em dia, durante o verão grego, é provável que você tenha o seu feed inundado por fotografias das lindas construções em azul e branco.
Essa combinação compõe o típico cenário grego das Cíclades, o lugar perfeito para relaxar e esquecer por alguns momentos as preocupações da vida lá fora.
0 comentários