CuriosidadesNotícias

A inteligência artificial pode estar mentindo para você; veja como evitar

A inteligência artificial pode estar mentindo para você; veja como evitar
By     -   On

Ferramentas de inteligência artificial são importantes para diversos objetivos, mas confiar totalmente neles, não é uma escolha tão sábia, visto que os mesmos podem confundir ou até mesmo enganar os utilizadores.

Dessa forma, erros, conforme conhecidos por “alucinações”, acontecem quando os robôs inventam informações ou até mesmo usam dados incorretos simplesmente para não deixar a pessoa sem solução.

Vale dizer que, esses meios virtuais estão restritos às bases de dados com as quais foram condicionadas e, por conta disso, precisam de fontes para criar as melhores respostas.

Então, descubra todos os detalhes referente a essas falhas de inteligência artificial e saiba como se comportar para não ser mais uma vítima.

Do que se trata essas falhas de inteligência artificial?

De modo geral, os instrumentos de IA generativa, como o ChatGPT e o Google Bard, não possuem capacidade de raciocínio humano e muito menos não seguem princípios lógicos para compor suas respostas. 

Em vez disso, por meio de aprendizado de máquina, esses bots de IA geram respostas que correspondem às solicitações dos usuários.

Leia mais: 9 tecnologias que devem surgir até 2030 e você não imaginava ser possível

Por que ocorrem essas falhas?

Basicamente, essas falhas ocorrem quando as ferramentas tentam responder a um comando, mas não possuem conhecimento suficiente para fazê-lo de maneira precisa e correta.

Outro gatilho para essas alucinações nos sistemas do robô, são comandos confusos. Portanto, é recomendado evitar gírias, sentido figurado ou até mesmo expressões idiomáticas.  

Leia mais: Previram o futuro? Inteligências artificiais de filmes que talvez virem realidade

Por que são um problema?

As falhas na inteligência artificial, resultam na criação de informações incorretas, apresentadas como se fossem verídicas. 

Em outras palavras, o perigo surge justamente no fato de que tais respostas podem ser persuasivas e iludir usuários desavisados.

Por isso, além de desorientar os usuários com dados incorretos, ocorrências como essas podem promover a disseminação de informações preconceituosas e a consolidação de estereótipos, além de incentivar a propagação de notícias falsas. 

Como não ser mais uma vítima?

Ao interagir com sistemas de IA, evite perguntas abertas ou ambíguas, seja preciso e claro em seus comandos para evitar respostas confusas. Fornecer instruções precisas é essencial, use comandos simples e diretos para orientar a IA na direção correta.

Se você deseja uma resposta clara, solicite explicitamente à IA que responda com “sim” ou “não” ou que evite respostas ambíguas. Você pode instruir a IA a excluir certos tipos de informações, como dados desatualizados ou conteúdo fictício, para evitar resultados incorretos.

Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.