Brazil Greece

»

»

Como surgiu o café irlandês e como prepará-lo? Barista conta!

| Em 09/05/2024 às 16:56

Assim como Samuel Beckett, a banda The Cranberries, Phil Lynott, os U2, Pierce Brosnan, Colin Farrell e a cerveja Guinness, o Irish Coffee é um símbolo da Irlanda. Tudo começou no aeroporto de Foynes em 1942. Naquela época, era o único aeroporto na Irlanda.

Naquela época, os únicos voos entre a América e a Europa eram realizados por hidroaviões, e apenas para e a partir desse aeroporto específico. Personalidades da época como Ernest Hemingway e os famosos atores Humphrey Bogart e Douglas Fairbanks, entre outros, haviam viajado para e a partir deste aeroporto.

Os passageiros desses voos inicialmente tinham que entrar em barcos para se transportarem para as docas onde os hidroaviões partiam, e muitas vezes estavam expostos a condições extremas.

Enquanto os hidroaviões eram reabastecidos para seu próximo voo, os passageiros ocupavam o espaço do aeroporto e muitas vezes havia atrasos nos voos devido ao mau tempo.

Assim, os passageiros eram obrigados a passar a noite no aeroporto. Como uma evolução natural, surgiu a necessidade de construir um restaurante irlandês de primeira classe em 1942, gerenciado pelo então famoso chef Joe Sheridan.

Leia mais: Bolo de laranja natural e molhadinho: receita fácil de surpreender!

Quem e como inventou o Irish coffee?

Em uma noite gelada, um voo com destino a Nova York teve que retornar ao aeroporto de Foynes devido ao mau tempo, e no restaurante eles ofereceram um prato quente e um café quente. Foi então que Joe Sheridan decidiu adicionar um pouco de uísque irlandês ao café e colocar creme por cima para animar os cansados passageiros.

Um passageiro perguntou se o café era do Brasil, e Joe Sheridan respondeu o seguinte: Não, este é irlandês (Irish coffee). Desde esse dia, o café com uísque irlandês se tornou conhecido em todo o mundo e foi estabelecido como a bebida oficial servida no aeroporto de Foynes.

Em 1945, o aeroporto de Foynes fechou, já que o aeroporto internacional de Shannon havia sido inaugurado nas proximidades. Foi então que John Sheridan deixou o antigo aeroporto para trabalhar no novo aeroporto e levou consigo a receita do famoso Irish coffee.

Leia mais: Quais as redes sociais favoritas dos brasileiros? Veja o topo!

Quem espalhou o Irish Coffee pelo mundo?

No entanto, a consagração mundial do Irish coffee é atribuída a Jack Koeppler, dono do famoso Buena Vista, e a seu amigo Stanton Delaplane, que era crítico de restaurantes. Os dois empresários conseguiram trazer de volta à cena mundial o café irlandês.

Depois de muitas horas de experimentação com diferentes tipos de uísque e açúcar, o problema que enfrentaram foi que o creme não flutuava na superfície do café e sempre afundava no fundo da xícara.

Assim, eles decidiram ir para Shannon e perguntar ao próprio Joe Sheridan sobre o segredo dele, como eles fariam o creme deles flutuar. Com grande prazer, ele lhes contou o segredo e eles então aperfeiçoaram sua receita, tornando o Buena Vista e seu Irish Coffee famosos em toda a América.

Se o aeroporto de Foynes foi o local de nascimento do Irish Coffee, então San Francisco e o Buena Vista Café foram os lugares que lhe deram sua identidade atual e abriram suas portas para o mercado mundial.

O Buena Vista Café ainda está em funcionamento até hoje e serve 2.000 Irish Coffees por dia.

Finalmente, se você está se perguntando como fazer Irish coffee, abaixo está uma receita que vai te deixar encantado.

Leia mais: Qual é o país mais bonito do mundo? Lista com os 20 melhores

Receita para fazer Irish Coffee

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de açúcar mascavo
  • 60ml de uísque irlandês (eu uso Jameson)
  • 150 – 180 gramas de café filtrado quente e forte
  • 1 colher de sopa de creme de leite fresco e completo

Instruções

1. Em uma caneca de café ou chá padrão, servimos o Irish coffee. Essa caneca é feita de vidro transparente e possui um pé e base curtos que elevam a bebida acima do balcão ou mesa. Você também vai precisar de uma colher de barman com cabo longo.

2. Aqueça a caneca, enchendo-a com água quente e deixando-a por alguns minutos.

3. Despeje a água, adicione o uísque na caneca e dissolva o açúcar nele. Adicione o café e mexa bem.

4. Agora é hora da habilidade! Segure a colher com uma mão (com a parte curvada para cima e a ponta tocando levemente a superfície do café e a parede da caneca). Com cuidado e muito lentamente, despeje o creme de leite sobre a colher. Conforme ele se acumula na superfície do café, levante lentamente a colher – com a ponta sempre tocando a superfície do líquido. Assim que você tiver uma camada “boa” (3 – 4 cm), pare e sirva imediatamente.

Leia mais: Tsoureki: grego ensina receita do pão doce grego para sua casa!

Dicas Extras

Não altere as proporções de forma alguma e não use creme de leite light, vegetal ou de longa duração, porque o fracasso é garantido.

O café irlandês sem pelo menos uma colher de chá de açúcar não existe. O açúcar ajuda a manter a consistência da mistura, para que o creme fique na superfície.

Podemos bater levemente o creme no início do processo, garantindo que ele permaneça líquido.

Podemos, além de café filtrado, usar um espresso duplo e completar com água quente para chegar a 180ml.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: bebidas | cafés

RECENTES

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

Buscar uma renda extra deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade para muitas pessoas. Com o aumento do custo de vida, imprevistos financeiros e o desejo de ter mais estabilidade, complementar o orçamento mensal se tornou essencial. A boa notícia é...

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

Encontrar a alma gêmea é um dos desejos mais comuns quando o assunto é amor. A busca por alguém que compreenda nossas emoções, compartilhe valores e caminhe ao nosso lado continua sendo um tema recorrente em conversas, livros e, claro, na astrologia. Segundo o...

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

0 comentários