Assim como Samuel Beckett, a banda The Cranberries, Phil Lynott, os U2, Pierce Brosnan, Colin Farrell e a cerveja Guinness, o Irish Coffee é um símbolo da Irlanda. Tudo começou no aeroporto de Foynes em 1942. Naquela época, era o único aeroporto na Irlanda.
Naquela época, os únicos voos entre a América e a Europa eram realizados por hidroaviões, e apenas para e a partir desse aeroporto específico. Personalidades da época como Ernest Hemingway e os famosos atores Humphrey Bogart e Douglas Fairbanks, entre outros, haviam viajado para e a partir deste aeroporto.
Os passageiros desses voos inicialmente tinham que entrar em barcos para se transportarem para as docas onde os hidroaviões partiam, e muitas vezes estavam expostos a condições extremas.
Enquanto os hidroaviões eram reabastecidos para seu próximo voo, os passageiros ocupavam o espaço do aeroporto e muitas vezes havia atrasos nos voos devido ao mau tempo.
Assim, os passageiros eram obrigados a passar a noite no aeroporto. Como uma evolução natural, surgiu a necessidade de construir um restaurante irlandês de primeira classe em 1942, gerenciado pelo então famoso chef Joe Sheridan.
Leia mais: Bolo de laranja natural e molhadinho: receita fácil de surpreender!
Quem e como inventou o Irish coffee?
Em uma noite gelada, um voo com destino a Nova York teve que retornar ao aeroporto de Foynes devido ao mau tempo, e no restaurante eles ofereceram um prato quente e um café quente. Foi então que Joe Sheridan decidiu adicionar um pouco de uísque irlandês ao café e colocar creme por cima para animar os cansados passageiros.
Um passageiro perguntou se o café era do Brasil, e Joe Sheridan respondeu o seguinte: Não, este é irlandês (Irish coffee). Desde esse dia, o café com uísque irlandês se tornou conhecido em todo o mundo e foi estabelecido como a bebida oficial servida no aeroporto de Foynes.
Em 1945, o aeroporto de Foynes fechou, já que o aeroporto internacional de Shannon havia sido inaugurado nas proximidades. Foi então que John Sheridan deixou o antigo aeroporto para trabalhar no novo aeroporto e levou consigo a receita do famoso Irish coffee.
Leia mais: Quais as redes sociais favoritas dos brasileiros? Veja o topo!
Quem espalhou o Irish Coffee pelo mundo?
No entanto, a consagração mundial do Irish coffee é atribuída a Jack Koeppler, dono do famoso Buena Vista, e a seu amigo Stanton Delaplane, que era crítico de restaurantes. Os dois empresários conseguiram trazer de volta à cena mundial o café irlandês.
Depois de muitas horas de experimentação com diferentes tipos de uísque e açúcar, o problema que enfrentaram foi que o creme não flutuava na superfície do café e sempre afundava no fundo da xícara.
Assim, eles decidiram ir para Shannon e perguntar ao próprio Joe Sheridan sobre o segredo dele, como eles fariam o creme deles flutuar. Com grande prazer, ele lhes contou o segredo e eles então aperfeiçoaram sua receita, tornando o Buena Vista e seu Irish Coffee famosos em toda a América.
Se o aeroporto de Foynes foi o local de nascimento do Irish Coffee, então San Francisco e o Buena Vista Café foram os lugares que lhe deram sua identidade atual e abriram suas portas para o mercado mundial.
O Buena Vista Café ainda está em funcionamento até hoje e serve 2.000 Irish Coffees por dia.
Finalmente, se você está se perguntando como fazer Irish coffee, abaixo está uma receita que vai te deixar encantado.
Leia mais: Qual é o país mais bonito do mundo? Lista com os 20 melhores
Receita para fazer Irish Coffee
Ingredientes
- 2 colheres de chá de açúcar mascavo
- 60ml de uísque irlandês (eu uso Jameson)
- 150 – 180 gramas de café filtrado quente e forte
- 1 colher de sopa de creme de leite fresco e completo
Instruções
1. Em uma caneca de café ou chá padrão, servimos o Irish coffee. Essa caneca é feita de vidro transparente e possui um pé e base curtos que elevam a bebida acima do balcão ou mesa. Você também vai precisar de uma colher de barman com cabo longo.
2. Aqueça a caneca, enchendo-a com água quente e deixando-a por alguns minutos.
3. Despeje a água, adicione o uísque na caneca e dissolva o açúcar nele. Adicione o café e mexa bem.
4. Agora é hora da habilidade! Segure a colher com uma mão (com a parte curvada para cima e a ponta tocando levemente a superfície do café e a parede da caneca). Com cuidado e muito lentamente, despeje o creme de leite sobre a colher. Conforme ele se acumula na superfície do café, levante lentamente a colher – com a ponta sempre tocando a superfície do líquido. Assim que você tiver uma camada “boa” (3 – 4 cm), pare e sirva imediatamente.
Leia mais: Tsoureki: grego ensina receita do pão doce grego para sua casa!
Dicas Extras
Não altere as proporções de forma alguma e não use creme de leite light, vegetal ou de longa duração, porque o fracasso é garantido.
O café irlandês sem pelo menos uma colher de chá de açúcar não existe. O açúcar ajuda a manter a consistência da mistura, para que o creme fique na superfície.
Podemos bater levemente o creme no início do processo, garantindo que ele permaneça líquido.
Podemos, além de café filtrado, usar um espresso duplo e completar com água quente para chegar a 180ml.
0 comentários