Afinal, o que é melhor: ser irmão mais velho ou mais novo?

Ser irmão mais velho nem sempre é um mar de rosas.

Quando temos algum irmão, independente de ser mais velho ou mais novo, certamente em algumas situações imaginamos como deve ser a vida naquela perspectiva sendo irmão mais velho, mais novo ou o do meio.

Normalmente o lugar mais aclamado é o de irmão mais velho. Princialmente pela ideia pré-concebida de que a idade é sinônimo de maior liberdade e apoio dos pais. Todavia, nem sempre isso é verdade.

De fato, ser irmão mais velho tem algumas vantagens. Por conta da idade consequentemente você tem mais experiencia e já sabe lidar melhor com os pais para desviar de algumas situações difíceis.

Mas nem tudo é um mar de rosas e, às vezes, os irmãos mais velhos dariam tudo para trocar de posição. Por isso, confira a seguir algumas situações difíceis que eles passam.

Ter que suprir as expectativas

Por ser o primeiro filho, essa criança acaba se tornando o centro da família e a atenção vai toda para ela. Isso no início da vida é de suma importância. Porém, à medida que a criança vai crescendo, todo esse cuidado pode se transformar em expectativas exageradas sobre o rumo que a vida daquele individuo irá tomar.

Muitos pais têm a ideia de que por ser o primeiro filho tem que seguir na linha de expectativas e sonhos que eles esperavam, para preservar a imagem da família. Porém, isso acaba pressionando muito o irmão mais velho podendo desencadear ansiedade, por exemplo.

LEIA MAIS: 6 sinais mostram que você é elegante e tem a admiração dos outros 

Ser sempre perfeito

Normalmente o primogênito é induzido a sempre ter os melhores comportamentos, não errar em suas atitudes, principalmente depois que o segundo filho nasce.

Isso acontece principalmente porque os pais entendem ser uma obrigação do filho mais velho passar boas lições para os mais novos.

LEIA MAIS: Como encontrar o seu número da sorte no horóscopo chinês?

Sobrecarga de responsabilidades

Sem dúvidas uma das situações que mais acontecem quando se é irmão mais velho é a transferência de várias responsabilidades que deveriam ser feitas pelos pais, é como se eles passassem a ser vistos como mini adultos. Entre elas estão, buscar os outros irmãos na escola, cuidar dos mais novos quando os pais saem, preparar a comida, etc

O grande problema está em quando essas tarefas são requisitadas exageradamente, fazendo com que o filho mais velho deixe de realizar outras atividades importantes para ele.

Não deixe de conferir mais no site Brazil Greece!

você pode gostar também