NotíciasSaúde

Por que nos sentimos mais velhos do que realmente somos?

Por que nos sentimos mais velhos do que realmente somos?
By     -   On

A vida possui algumas etapas que são caracterizadas, cada uma com seus marcos e peculiaridades, como a fase criança, adulta e a velhice.

Todas essas fases só podem ser compreendidas a partir da relação de aspectos cronológicos e biológicos e por isso, nem sempre eles estão em sintonia, podendo causar a sensação estar mais velho do que realmente é.

Saiba a diferença e o que caracteriza cada uma dessas idades

Idade cronológica

É a mais conhecida, a que mensura a passagem do tempo em anos desde o dia em que nascemos. É a forma mais usual e simples de obtermos informações. Visto que, existe um certo padrão de saúde e comportamento pré-esperado a cada faixa de idade.

Todavia, o conceito de idade é algo muito complexo e não deveria ser rotulado. Essa definição, muitas vezes, tende a deixar de lado que o tempo não é absoluto para nós.

Isto é, não significa que uma pessoa na casa dos vinte anos irá ter o mesmo comportamento e se sentir da mesma forma que outra na mesma idade.

Assim, em relação à idade cronológica, é natural que por vezes tenhamos o sentimento que estamos mais velhos em comparação com as mesmas pessoas de nossa idade.

Por não termos o mesmo gosto musicais que pessoas naquela faixa etária costumam ter, por exemplo.

LEIA MAIS: Três mitos sobre envelhecer nos quais você sempre acreditou

Idade biológica

Já a idade biológica pode ser definida por um conjunto de modificações fisiológicas, corporais e mentais que acontecem ao longo das nossas vidas.

À medida que vamos envelhecendo, o nosso organismo tende a ter algumas perdas em certas capacidades como no movimento e redução da eficiência dos órgãos do sentido.

A relação que pode ser feita entre a idade cronologia e a biológica é em relação ao relógio da idade dos nossos órgãos.

Esse relógio imaginário possibilita demonstrar-nos que cada órgão envelhece no seu tempo. E revelar se a saúde e função do coração, cérebro, pulmões e outros sistemas do nosso corpo estão funcionando conforme o esperado.

Assim, as nossas idades cronológicas e biológicas estão de fato conectadas e sofrem influências uma da outra, porém, nem sempre concordam, o que pode nos causar essa sensação de estarmos mais velhos do que realmente somos.

Gostou da curiosidade sobre como é de fato estar mais velho? Então não deixe de conferir mais artigos como esse no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.